Diversidade não é coisa só do RH, não! Promover D&I nas equipes de vendas também deve estar no radar das lideranças comerciais.
Afinal, além de tornar os ambientes mais criativos, ágeis e inovadores, um estudo do Boston Consulting Group constatou que aumentar a diversidade das equipes de liderança leva a mais e melhor inovação, bem como, um melhor desempenho financeiro.
E não para por aí não. A Development Dimensions International também descobriu que empresas com D&I acima da média têm mais probabilidade de estar entre as 10% melhores em desempenho financeiro.
Mas como fazer isso na prática e ter equipes de vendas mais diversas e inclusivas? Aqui, você vai encontrar 3 formas para promover D&I aí na equipe de vendas. Vamos lá!
D&I e vendas: o que têm em comum?
Já é comprovado que organizações com alta diversidade alavancam o envolvimento das pessoas e impulsionam o relacionamento com o cliente.
Mas como fica esse ponto tão importante quando damos um zoom na área de vendas?
A verdade é que na área comercial este impacto positivo da diversidade não é diferente!
Quando a equipe tem perfis variados que se respeitam e, sobretudo, se admiram, o melhor de cada pessoa vem à tona e fica muito mais fácil encontrar formas de conquistar, entender e fidelizar clientes.
Até porque, clientes também são diversos, então nada melhor que uma equipe diversa para atendê-los!
3 pilares essenciais para promover D&I na equipe de vendas
Saber por que promover D&I no time de vendas é o primeiro passo, o segundo é ir para ações práticas. Por isso, aqui estão algumas dicas de como fazer isso no dia a dia:
1. Contratação
É preciso começar pelo começo! Contrate pessoas com perfis variados, mas que estejam genuinamente engajadas em se “misturar”.
Equipes compostas por pessoas de diferentes gêneros, etnias, formações, idades, vivências e visões são essenciais para promover mais igualdade, criatividade e inovação.
2. Desenvolvimento
Construa programas de desenvolvimento que pensem em como utilizar a diversidade a favor do time, do resultado e das metas.
Parece bobagem, mas esse tema ainda é novo para muitos e muitas profissionais, e há muito o que aprender sobre ele. Quanto mais conhecimento a equipe tiver, menos ela terá receio de fazer as coisas acontecerem, ativando a multiculturalidade.
3. Cultura
Por último, mas não menos importante, desenvolva uma cultura de respeito à diversidade.
Com a cultura certa, um bom plano e dedicação da liderança, as organizações podem criar uma experiência diferente para os times e conquistar resultados reais.
Terry Eagleton, filósofo e crítico literário britânico, disse: “cultura é aquilo que todo mundo sabe, sem saber que sabe.”
Com certeza esses pilares podem te ajudar a construir uma liderança comercial muito mais preparada e alinhada aos novos desafios – das pessoas e do mercado!
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Por Rosangela Freire, Consultora da Posiciona