O sucesso de uma empresa depende, em grande parte, da eficiência do seu time de vendas. Afinal, os vendedores são responsáveis por prospectar clientes, construir relacionamentos, apresentar produtos e serviços, além, é claro, de fechar negócios.

Mas você já parou pra pensar que até mesmo as melhores equipes de vendas podem cometer erros e comprometer os resultados?

É isso que vou te mostrar aqui, aprofundando 5 erros comuns que sua equipe pode estar cometendo sem saber. Bora começar?

1- Falta de preocupação com a experiência do cliente

Clientes satisfeitos são a melhor propaganda que uma empresa pode ter.

Se você quer que os seus clientes voltem e recomendem o seu produto ou serviço, é importante que eles tenham uma experiência positiva desde o primeiro contato.

É por isso que as equipes de vendas que negligenciam a experiência do cliente estão cometendo um erro grave. Elas podem fechar uma venda a curto prazo, mas a longo prazo, vão perder para a concorrência.

Por essa razão, é crucial que a sua equipe foque em toda a experiência, desde a captação de leads até o suporte pós-venda.

Isso significa:

– Oferecer um serviço personalizado;
– Solucionar problemas rapidamente;
– Fornecer suporte contínuo;
– E optar pela transparência (sem prometer o que não pode cumprir).

É preciso lembrar que a venda passa, mas a reputação fica.

Quando as equipes de vendas se concentram na experiência de quem compra, atuando com o foco do cliente é possível criar relacionamentos ainda mais duradouros.

2- Má gestão do tempo

Tempo é dinheiro, né? Pois hoje também temos a máxima que tempo é vida.

E isso vale ainda mais para as equipes de vendas, pois ninguém estará disposto a doar seu tempo em visitas e reuniões se de fato não for valer a pena.

Se seu time não tiver uma boa gestão do tempo, vai perder oportunidades, deixar de acompanhar os clientes e, no fim das contas, produzir menos.

Execução sem planejamento é perda de tempo e para evitar isso, é importante priorizar as atividades mais importantes, estabelecer metas realistas e usar ferramentas de produtividade.

Lembrete: quando seu time gerencia bem o tempo, não só fica mais efetivo, mas também fortalece o relacionamento com os clientes. Afinal, assim é possível ter mais tempo para oferecer um atendimento de qualidade e criar ainda mais conexão.

3- Deixar de lado as necessidades do cliente

Atender às necessidades do cliente é fundamental para o sucesso nas vendas.

Se seu time não entender essas necessidades, vai acabar oferecendo um produto ou serviço que não atende às expectativas e gerar insatisfação.

Por isso, é importante dedicar tempo para conhecer e entender a motivação de cada compra, de acordo com o momento de vida do cliente. Isso engloba estabelecer um diálogo consultivo, fazendo perguntas e observando o comportamento do cliente.

Aqui estão algumas perguntas que podem ajudar:

– Quais são os objetivos?
– O que se espera alcançar?
– Quais são os desafios?
– O que o cliente está procurando em um produto ou serviço?
– O que é importante?

Ao ter as respostas dessas perguntas, sua equipe poderá oferecer soluções personalizadas que atendam às expectativas, aumentar as chances de fechar negócios e construir relacionamentos duradouros.

4- Ignorar o acompanhamento pós-venda

O processo de venda não se encerra com a assinatura do contrato ou a saída do cliente da loja com o produto em mãos.

As equipes de vendas precisam reconhecer que manter um relacionamento contínuo é vital.

Isso implica não apenas em manter o contato regularmente, mas também em resolver quaisquer problemas que possam surgir de maneira ágil e eficiente. O suporte contínuo após a venda não só reforça a relação estabelecida, mas também estabelece uma base sólida para futuras oportunidades de negócios mantendo a boa experiência de compra

Além disso, ao oferecer um acompanhamento sólido pós-venda, as equipes têm a oportunidade de colher feedbacks valiosos e de se antecipar a questões que futuramente podem impactar nas relações e resultados!

5- Não se adaptar às mudanças do mercado

Não há como negar: o mercado está sempre se transformando.

Novas tecnologias, tendências e preferências dos clientes surgem o tempo todo. Se seu time de vendas não acompanhar essas mudanças, vai ficar para trás.

Além disso, a falta de adaptação pode levar a uma perda de relevância e competitividade. Aqui estão algumas dicas para que você, liderança comercial, não deixe isso acontecer por aí:

Mostre ao seu time a importância de ficar de olho nas tendências: compartilhe artigos, blogs e as últimas notícias do mercado (uma ótima forma de fazer isso é por meio da nossa newsletter Entre Nós, clique aqui para conhecer).

Inspire seu time a criar uma conexão com os clientes: explique quais caminhos sua equipe pode usar para descobrir as necessidades e expectativas dos clientes e trazer relevância na relação se diferenciando dos demais players do mercado.

Abrace a inovação: não tenha medo de testar novas estratégias e tecnologias. É preciso que o líder crie um ambiente psicologicamente seguro para que o time possa arriscar, errar e aprender.

Seguindo essas dicas, não tenha dúvidas que seu time vai se manter à frente das mudanças do mercado e continuar a ter sucesso!

O mercado está sempre mudando e a sua equipe precisa evoluir também!

Evitar os erros que aprofundei aqui é fundamental, mas para que o seu time alavanque ainda mais as vendas, é preciso ir além.

Pra isso, é importante que a sua empresa invista na capacitação e no desenvolvimento dos seus vendedores. Aqui na Crescimentum nós sabemos exatamente como apoiar neste desafio!

Nosso portfólio está recheado de soluções que vão ajudar a colocar o propósito da sua organização em movimento. Clique aqui para conhecer e, caso tenha dúvidas, é só me chamar no LinkedIn!

Até a próxima!

Por Amanda Caprio, sócia-consultora da Crescimentum