Tornar-se líder pode ser emocionante e assustador. O fato é que a forma como você se prepara para isso é o que ditará os seus resultados e os da sua equipe. Por isso, conhecer alguns erros comuns de líderes iniciantes é essencial!
Neste artigo, compartilho 9 erros comuns que você pode evitar se estiver preparado adequadamente, elencados em um artigo publicado pela Harvard Business School Online. Confira!
Como os novos líderes têm sido preparados?
Liderar nunca foi uma tarefa fácil e, hoje, novos líderes descobrem que têm pouco tempo para se adaptarem ao atual cenário: mais dinâmico, competitivo, incerto, ágil e com mudanças que ocorrem em uma velocidade jamais vista.
Agora, você precisa desenvolver rapidamente um conjunto de habilidades totalmente novas, e seu desempenho se torna menos dependente do seu trabalho e mais do que os outros alcançam.
Mas, segundo pesquisa empreendida anualmente pela Deloitte, apenas 25% dos entrevistados afirmam que suas empresas conseguem desenvolver líderes preparados para navegarem com eficácia no novo normal.
E o fato é que essa falta de treinamento faz com que seja inevitável que você cometa um erro (ou muitos) ao fazer a transição para seu novo cargo!
Inclusive, segundo um dado da Center for Creative Leadership, 20% dos líderes de primeira viagem estão fazendo um mau trabalho de acordo com seus subordinados.
Então, como você pode ser uma exceção nesse cenário? Algumas dicas podem ser úteis para que você possa fazer diferente, evitando alguns erros comuns de líderes iniciantes!
Afinal, com novas responsabilidades também surge a oportunidade de causar um impacto maior em sua organização e desenvolver estrategicamente sua equipe!
9 erros comuns de líderes iniciantes e como evitá-los
Antes de compartilhar alguns erros comuns de líderes iniciantes, é importante que você saiba que é quase inevitável que você cometa erros ao entrar na sua primeira posição de liderança.
No entanto, a chave é considerar esses contratempos como oportunidades de aprendizado! Aqui estão os 9 erros mais comuns de líderes iniciantes e que podem te ajudar a se preparar melhor para uma liderança realmente eficaz:
1- Não delegar tarefas
Quando você passa para uma função gerencial, suas responsabilidades também mudam. Você não é mais um colaborador individual que executa tarefas de uma lista. Agora, você é responsável pelo sucesso de sua equipe e por garantir que eles concluam seu trabalho.
Sua função agora é supervisionar, treinar e apoiar sua equipe, o que você não pode efetivamente fazer se estiver ocupado demais em tarefas.
2- Mergulhar muito nos detalhes
Depois de delegar tarefas, você precisa se afastar delas. Estudos mostram que os funcionários ficam mais felizes quando têm autonomia sobre o trabalho. É provável que você também seja mais feliz.
Embora seja importante acompanhar o progresso dos funcionários e certificar-se de que os projetos estão no caminho certo, quanto mais fundo você se aprofunda nos detalhes, maior é a probabilidade de você começar a microgerenciar.
Em vez disso, você deve se concentrar para que sua equipe esteja trabalhando em projetos significativos que contribuam para os resultados pretendidos. Essa é a imagem maior com a qual você deve se preocupar, não os detalhes essenciais.
3- Esquecer de perguntar “por quê?”
Novos líderes às vezes caem na armadilha de simplesmente imitarem seus antecessores. É importante lembrar, contudo que o trabalho nem sempre precisa ser feito da maneira que era feito antes.
Quando surge um novo projeto ou tarefa, não hesite em perguntar: “Por que estamos fazendo isso?” Se a resposta for simplesmente: “Porque sempre fizemos”, provavelmente é hora de reavaliar a abordagem de sua equipe.
4- Tentar fazer muitas mudanças cedo demais
Embora seja importante questionar sua equipe, você não pode interromper a forma como as coisas funcionam do dia para a noite.
Aproveite este momento para entender as metas de seus colaboradores, como eles realizam o trabalho, e a cultura organizacional.
Em suas conversas, você provavelmente encontrará algumas melhorias incrementais que pode fazer, seja simplificando um processo de aprovação muito complicado ou removendo uma reunião desnecessária da agenda de todos.
Apenas certifique-se de que você está ouvindo mais do que falando. Você está realmente entendendo onde seus funcionários precisam de ajuda?
5- Evitar conversas ou decisões difíceis
É provável que conversas difíceis surjam e você precisa saber como gerenciá-las – não evitá-las. Quanto mais você espera para resolver um problema, pior fica e isso pode afetar a sua equipe.
Você também não pode desistir de decisões difíceis ou simplesmente dizer “sim” para evitar confrontos. Tentar agradar a todos só funcionará contra você.
6- Não priorizar a confiança
Pesquisas mostram que a relação de confiança entre equipe e líder faz com que colaboradores fiquem mais felizes e exerçam um esforço extra no trabalho. É por isso que é importante priorizar a confiança.
Quanto mais aberto você estiver com sua equipe sobre as metas e os desafios da organização, mais rápido poderá criar confiança e ajudar pessoas a entenderem seu papel para o sucesso geral da empresa.
7- Não buscar mentores
Os problemas que você enfrentará em seu novo cargo provavelmente não são novos. Existem dezenas de outros líderes e gerentes que tiveram que superar os mesmos desafios que você, agora, enfrenta.
O importante é que você tenha a quem recorrer para obter conselhos. Ao aprender com os erros de um mentor, você pode evitar alguns dos seus próprios.
Não espere que você saiba tudo. Afinal, este é um processo de aprendizagem. Por isso, peça ajuda quando necessário e, se você cometer um deslize, reconheça o erro e siga em frente. Agora você tem outros confiando em você para assumir a liderança.
8- Dizer “eu” em vez de “nós”
Um bom gerente sabe que o sucesso individual não é nada sem o sucesso do todo e fará o possível para garantir que todos os membros da equipe saibam que desempenham um papel valioso.
Pode parecer insignificante, mas uma simples mudança de linguagem ajuda bastante na criação de um ambiente orientado a equipes.
9- Falar mais e ouvir menos
Assim como é importante se preocupar com a linguagem que você está usando, você também deve estar atento à sua comunicação como um todo.
Um líder de primeira viagem pode se envolver tanto em tentar ser o melhor líder possível, que isso acaba “saindo pela culatra”. Afinal, se você acabar falando mais do que ouvindo, não saberá como ajudar as pessoas da sua equipe em suas necessidades.
Para evitar isso, os novos líderes devem se concentrar em ouvir as preocupações dos membros da equipe. Isso pode ajudá-lo a melhorar a comunicação com seu time e facilitar a transição para sua nova função.
Prepare-se e fuja dos erros mais comuns de líderes iniciantes
Ser um ótimo líder não significa ser perfeito no seu trabalho. Trata-se de aprender e se adaptar continuamente ao seu ambiente, para que você possa liderar sua equipe da melhor maneira possível.
Ao se preparar para mudar para uma posição de liderança pela primeira vez, considere pedir conselhos a outras pessoas em uma posição semelhante.
Como eles se prepararam para o trabalho? Que erros eles cometeram que, em retrospectiva, poderiam ter sido evitados?
Além disso, procure oportunidades para melhorar suas habilidades. Afinal, o mercado está em constante adaptação e um bom líder é aquele que acompanha isso de forma natural, com empenho!
Hoje, o mercado demanda por um novo tipo de líder: aquele que apoia pessoas e organizações a crescerem continuamente.
Por isso, a necessidade de desenvolvimento de lideranças nunca foi tão urgente e este é o momento perfeito para você tomar a importante decisão de se desenvolver, tornando-se um profissional mais diferenciado no mercado!
Foi pensando nisso que desenvolvemos o Líder do Futuro, nossa imersão que visa compilar as principais ferramentas e práticas para que você seja uma liderança de alta performance!
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Por Arthur Diniz, Fundador da Crescimentum e palestrante