Você saberia mensurar agora qual o seu nível de produtividade?
Uma pesquisa realizada em 2018 pela Universidade da Califórnia, apontou que a falta de produtividade é o que mais gera ansiedade e stress nas pessoas, impedindo-as de terem alta performance em suas vidas.
Imagine o seguinte cenário: carreira profissional, projetos pessoais, gerenciamento da casa, relacionamentos interpessoais. Agora reflita: administrar todas essas responsabilidades ao mesmo tempo, te traz tranquilidade ou te gera ansiedade?
Não existe mágica! Mas você sabia que existem algumas técnicas de Coaching que podem ajudar você aumentar sua produtividade? Mas antes vamos entender o que acontece com nosso cérebro quando temos que realizar muitas tarefas.
Entendendo como funciona nosso cérebro
Os estímulos que recebemos com a chamada Era Exponencial, são imensuráveis, afetando nossa capacidade de atenção, foco e concentração, e isso têm impacto direto no quanto conseguimos ser produtivos.
Muitos especialistas afirmam que nosso cérebro não está preparado para lidar com multitarefas, e ao dividirmos nossa atenção, ele irá focar naquilo que é mais significativo, diminuindo drasticamente a excelência com que realiza as demais.
Logo, entender que nosso cérebro não está preparado para focar em muitas tarefas ao mesmo tempo, é um passo importante para descobrir qual a melhor forma de alcançar o alto rendimento. Vamos lá?
Como as técnicas de Coaching podem ajudar a aumentar sua produtividade
Existem dentro da metodologia de Coaching, técnicas que aplicadas à rotina otimizam a forma como gerenciamos nossas tarefas, seja na vida profissional ou pessoal.
Mas, no dia a dia com rotinas atribuladas, muito trabalho e responsabilidades, como saber qual é a mais importante, ou, qual deve ser realizada primeiro?
O coaching é um processo que ajuda as pessoas atingirem seus objetivos a partir de suas melhores escolhas.
Desse modo, quando bem aplicadas, as técnicas podem levá-lo a gerenciar sua vida de maneira mais eficaz, alcançando um nível mais satisfatório de produtividade.
E quais são essas técnicas? Como aplicá-las?
1.Perguntas Poderosas
Diante de uma agenda cheia, o que você faz? Normalmente vai realizando tudo o que precisa, operando no “piloto automático”, correto? Não!
É nessa etapa que deveria entrar em cena os questionamentos, que na metodologia de coaching é uma técnica conhecida como: Perguntas Poderosas.
A capacidade de fazer as melhores perguntas é um dos principais fatores que distinguem as pessoas bem-sucedidas das demais.
Tony Robbins, Top 50 das pessoas mais poderosas do mundo, coach e autor best-seller, afirma que “pessoas de sucesso fazem as melhores perguntas, e por essa razão, obtém as melhores respostas.”
E o que seriam perguntas poderosas? Aquelas que têm a capacidade de gerar reflexão, perguntas diretas, claras e abertas, que ajudam a criar o futuro ao invés de focar no passado. Você já fez perguntas poderosas a si mesmo?
É necessário analisar seu contexto e fazer uma avaliação inicial, entendendo quais são suas demandas e o que precisa gerenciar, seja uma atividade pessoal, ou, um planejamento de trabalho, de curto, médio ou logo prazo.
Isso diminuiria a chance de viver situações que gerariam desgaste e estresse. Portanto, saber fazer as perguntas certas, diante de muitas urgências, potencializa o seu rendimento, e é mais relevante do que sair operando no “piloto automático”.
2.Presença em Coaching
Depois de fazer perguntas transformadoras, qual o próximo passo?
Nessa etapa entra em cena outra técnica de Coaching, que chamamos Presença em Coaching.
Quanto mais presente e focados no lugar que precisamos estar, maior será nossa capacidade para sermos plenamente conscientes. Mais autoconhecimento e consciência as pessoas têm de si mesmas quando conseguem estar focadas, no momento atual.
É necessário trazer à consciência tudo o que precisa ser realizado: sua rotina, planejamentos, responsabilidades diárias, atividades, até aquela que você julga pequena, mas que quando somada às outras têm impacto em seu dia a dia.
Olhar sua vida através de uma perspectiva mais profunda, é primordial para conseguir avaliar o que é importante dentro da sua rotina. Só conseguimos mudar aquilo que conhecemos.
Isso possibilita olhar de maneira mais precisa sua gestão de tempo, se está desperdiçando energia ao invés de focar naquilo que requer atenção.
É comum ouvir: “não tenho tempo para isso”, “não consigo colocar mais nada na minha agenda”. Será que você está sabendo administrar sua rotina e seu tempo?
O escritor Charles Duhigg – O poder do Hábito, acredita que a produtividade está mais vinculada ao hábito de criar e pensar rotinas, do que propriamente estar ocupado, sendo realizador de multitarefas.
Quando você não sabe administrar seu tempo, tudo pode parecer urgente, e talvez esteja gastando energia com algo que não seja relevante, apenas circunstancial.
Ser produtivo está relacionado à consciência que cada pessoa tem, sobre o que é importante, urgente ou circunstancial.
Por isso, gerenciar bem o tempo é gerenciar bem a vida. Só conseguiremos avançar, quando expandirmos a consciência.
3.Definindo objetivos
Depois de questionar e trazer à consciência sua vida, é hora de colocar em prática outra técnica de Coaching, é o momento de definir objetivos.
O objetivo diz respeito àquilo que se pretende atingir. É de extrema importância definir todas as metas que se deseja alcançar, pois elas te farão companhia na busca pelo alto rendimento.
Quão mais clara e específica for a formulação desses objetivos, maiores serão as chances de alcançá-los. É mais fácil definir um caminho quando se sabe aonde quer chegar.
Não há como gerenciar uma rotina cheia de tarefas e responsabilidades sem que elas sejam bem estruturadas. Ser produtivo é gostar de planejar!
Você gostaria de ter uma rotina produtiva? É preciso objetivos, metas e planejamento!
Assim afirma o Coach Executivo e Sócio-diretor da Crescimentum Marco Fabossi: “Para que os resultados sejam legítimos, também legítimos devem ser as metas e objetivos que conduzirão ao resultado. (…) Estabelecer metas e objetivos é o ponto de partida para aquilo que se deseja alcançar.”
4. Gerar planos de ação
Chegar até aqui é um grande avanço, mas para viver de fato uma rotina mais produtiva e feliz, é necessário realizar suas metas. Nessa etapa colocamos em prática outra técnica de coaching: o Plano de ação.
Depois de fazer perguntas poderosas, trazer à consciência tudo aquilo que o impede de ser produtivo e elaborar seus objetivos, é hora de definir um caminho factível.
É necessário saber o que de fato priorizar. Se pergunte: “o que é prioridade agora? Onde estou gastando minhas energias? Onde estou focando meu pensamento? Estou focando no que é mais importante?”
Esses questionamentos são essenciais para a realização de um plano de ação legítimo, transformando um objetivo abstrato em uma realidade concreta.
Para isso, você pode utilizar uma ferramenta muito comum no coaching, conhecida como SMART, aplicada para elaborar planos de ação.
Veja o modelo SMART:
S – Específico: quanto mais específico, menor o risco de más interpretações. “O que eu quero com essa meta? Quero ser mais produtivo e ter mais rendimento no meu dia a dia.”
M – Mensurável: quanto tempo será necessário para realizá-la. “Quanto tempo de fato eu preciso para realizar cada atividade em minha rotina?”
A – Atingível: ter certeza de que será possível atingir o resultado esperado. Analisar o seu histórico e se perguntar: “a meta para tornar-me mais produtivo é atingível?”
R – Relevante: uma meta para ser relevante deve impactar diretamente em sua rotina, de modo que você consiga provar facilmente que ela trouxe algum tipo de resultado. “Estou tendo mais rendimento e produzindo mais? Diminuí o stress e ansiedade?”
T – Temporal: uma meta deve estar associada a um período em que deverá ser realizada. “Eu consegui realizar no prazo que me propus?”
A ferramenta SMART é um auxílio a fim de levá-lo a uma vida mais prazerosa e produtiva. Só nos tornaremos altamente eficientes e produtivos quando entendermos que a multitarefa é uma competência erroneamente valorizada, ela é a atividade que mais nos rouba energia e mais nos torna ineficientes.
Por fim, é preciso direcionar um olhar sobre possíveis obstáculos que possam aparecer. Prever futuros problemas, aumentam a chance de solucioná-los, e isso consequentemente eleva seu rendimento.
Ainda tem dúvidas de por que aplicar as técnicas de Coaching em sua vida?
Um estudo conduzido pela Universidade de Warwick, no Reino Unido, apontou que as pessoas mais felizes são aquelas que conseguem ser mais produtivas, conciliando todas as áreas da vida com excelência.
Quer saber mais?
Venha nos conhecer e aprender como essas e outras técnicas de Coaching podem alavancar sua vida!
Nós da Crescimentum, temos Formações e Certificações que unem experiência e expertise há mais de 15 anos no mercado.
por Dan Porto, head de Coaching e sócio-diretor da Crescimentum
2 Comments
Comments are closed.
[…] A queda de produtividade é um fator que ajuda as pessoas medir a qualidade de vida. O baixo desempenho pode ser um alerta para questões mais sérias. […]
[…] Você sabia que qualquer atividade física já lhe garante 23% a mais de produtividade no trabalho? Segundo uma matéria da International Journal of Workplace Health Management, pessoas que se exercitam são mais produtivas. […]