À medida que navegamos pelos desafios e experiências no mundo corporativo, somos constantemente lembrados de que seja qual for a nossa posição em uma empresa, na verdade, SOMOS TODOS VENDEDORES.
Vendemos ideias. Vendemos projetos. Vendemos a empresa para um candidato. Vendemos a nós mesmos. Por isso, falar sobre a competência de vender é cada vez mais importante.
Vamos explorar algumas similaridades?
1- O poder da empatia e relacionamento na experiência do cliente
Os profissionais de vendas já compreenderam que a experiência do cliente é a chave para vendas sustentáveis.
Da mesma forma, para o RH, o foco está nos “clientes” internos. Entender as necessidades das áreas e aplicar uma mentalidade centrada em criar experiências excepcionais é a base para uma equipe de RH de alto desempenho que precisa garantir sua relevância para entregar resultados consistentes.
Compreender as necessidades individuais dos colaboradores, ouvir atentamente e criar conexões genuínas são os alicerces de uma cultura organizacional saudável.
2- Postura consultiva
Assim como os vendedores adotam uma postura consultiva para entender as demandas dos clientes, times de RH precisam estar disponíveis para ouvir, compreender e oferecer soluções que vão além do operacional.
Ao agir como consultores internos, tornam-se parceiros do negócio e contribuem para a construção de um ambiente de trabalho que nutre o crescimento e evolução constantes.
Assim como os vendedores adotam uma postura consultiva para entender as demandas dos clientes, times de RH precisam estar disponíveis para ouvir, compreender e oferecer soluções que vão além do operacional.
Ao agir como consultores internos, tornam-se parceiros do negócio e contribuem para a construção de um ambiente de trabalho que nutre o crescimento e evolução constantes.
3- Negociação e influência
Da mesma forma que os vendedores dominam a arte da negociação, profissionais de RH devem aprimorar suas habilidades de persuasão e influência.
Ao negociar benefícios, acordos contratuais, programas de treinamentos ou promover mudanças culturais, entender as motivações, os elementos em jogo e usar a influência são cruciais para o sucesso.
4- Perguntas poderosas
Bons profissionais de vendas são mestres na arte de fazer perguntas que desafiam os clientes e evidenciam necessidades implícitas ao processo.
No RH, a habilidade de fazer as perguntas certas é fundamental para compreender as aspirações, desafios e necessidades de cada área ou cada membro da equipe.
Perguntas aprofundam as interações, estimulam conversas significativas e revelam insights cruciais para bons projetos de desenvolvimento organizacional. Uma boa pergunta é uma oportunidade de construir pontes e fortalecer laços.
5- Foco no resultado e objetivos claros
Vendedores são movidos por metas claras e resultados mensuráveis.
Da mesma forma, devemos estabelecer objetivos específicos para o desenvolvimento de talentos, aprimoramento da cultura empresarial e atingimento das metas estratégicas da organização. Times de RH precisam pensar não apenas nos seus indicadores de esforço, mas principalmente no impacto das suas ações nos resultados do negócio.
6- Uso da tecnologia e dados
Times comerciais eficazes aproveitam as ferramentas tecnológicas para melhorar suas vendas.
Em RH, a adoção de soluções inovadoras pode simplificar processos, proporcionando uma gestão mais eficaz do capital humano e liberando tempo para estratégias de desenvolvimento.
7- Adaptação e resiliência
Os vendedores enfrentam constantes mudanças no mercado e o RH não é diferente.
A capacidade de se adaptar rapidamente, abraçar a inovação e lidar com a incerteza são habilidades cruciais que precisamos aprender.
Ao cruzarmos os caminhos do RH e das vendas, encontramos oportunidades incríveis de sinergia.
Adoro essa conexão dos temas, de aprender uns com os outros e agir para a criação de equipes mais eficientes, colaboradores mais engajados e organizações mais resilientes.
Até a próxima!
Por Ana Maria Coelho, Consultora da Crescimentum