Imagine ter ao seu lado alguém que conhece os altos e baixos do caminho que você quer seguir, que já tropeçou nas pedras e aprendeu com cada passo – ou então, imagine que você seja essa pessoa, pronta para ajudar outro profissional a crescer, evitando os mesmos desvios.

Mentoria é sobre isso: crescimento compartilhado, aprendizado mútuo e a chance de transformar vidas, incluindo a sua.

Seja como mentor ou mentora, guiando alguém rumo ao sucesso, ou como mentorado ou mentorada, recebendo aquele impulso essencial para alavancar sua trajetória, a mentoria é uma experiência poderosa.

E a melhor parte? Esse papel está ao alcance de todas as pessoas que desejam evoluir e contribuir. Ajeite os cintos porque aqui vamos entender, juntos e juntas, como a mentoria pode ser o divisor de águas na sua jornada profissional.

O que significa ser um mentor ou mentora?

Mentores e mentoras são aquelas pessoas que já percorreram a estrada. São profissionais que obtiveram sucesso e aprendizados importantes pelo caminho.

E, mais do que tudo, estão prontos e prontas para compartilhar. Esses indivíduos não precisam dominar tudo sobre o percurso, mas conhecem bem suas nuances. Eles têm uma bagagem de histórias e aprendizados – sucessos, sim, mas superações também – que podem iluminar os passos de quem deseja trilhar a mesma estrada.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, ser mentor ou mentora não é uma questão de idade. Mentoria é sobre experiência, sobre ter vivências para compartilhar. 

A partir dessa perspectiva, ser um bom mentor ou mentora exige dois ingredientes essenciais: intenção e prontidão.

1- Intenção

A mentoria começa com um desejo genuíno de contribuir para o desenvolvimento de outra pessoa. É querer, de fato, ver o outro crescer e saber que você pode apoiar essa evolução.

2- Prontidão

Esse elemento se traduz em dois pontos. Primeiro, a capacitação do mentor, que precisa conhecer ferramentas e técnicas que vão enriquecer esse processo de mentoria.

Segundo, prontidão de agenda. O mentor dedicado separa tempo na sua rotina para estar ali, realmente presente, para quem mentora.

O que é ser um mentorado ou mentorada?

O mentorado ou mentorada é quem possui o potencial para decolar – já tem asas, mas precisa de um apoio extra para ganhar altura. É alguém que busca desenvolvimento e, mais importante, que tem o poder pessoal necessário para vencer as resistências naturais ao processo de mudança.

Ter um mentor ou mentora ao seu lado significa receber apoio, direcionamento, mas lembre-se: seu crescimento é sua responsabilidade.

Em outras palavras, na mentoria você pode receber apoio ou impulso, mas o voo é seu.

Para isso, há também dois elementos essenciais no perfil de um mentorado ou mentorada:

1- Clareza de objetivos

A busca por mentoria é uma jornada com destino certo. Não estamos falando de uma viagem sem rumo; é essencial saber onde você quer chegar – ou pelo menos ter um objetivo claro de encontrar esse “norte”.

2- Resiliência

Toda transformação demanda esforço e dedicação, e a resistência à mudança sempre estará presente. O mentorado ou mentorada que atinge resultados confia no seu poder pessoal para vencer essa resistência, sabendo que o caminho é longo, mas vale cada passo.

Agora, chegou a hora de dar o próximo passo na mentoria…

Pare por um instante e pense: onde você gostaria de chegar e quem você quer ser nessa caminhada?

A mentoria oferece a chance de fazer essa viagem em boa companhia, seja como alguém que ilumina o caminho ou como quem recebe essa luz.

Ao entrar nesse processo, você se abre para uma troca que vai muito além de conselhos ou direcionamento profissional. Se trata de uma jornada de autoconhecimento, de entender o impacto que pode ter na vida de outra pessoa e, ao mesmo tempo, de se redescobrir em cada conversa, desafio e conquista.

Começar pode parecer um desafio, mas se você sente o chamado para iniciar essa jornada, o próximo passo é seguir adiante com intenção.

Aqui na Crescimentum, acreditamos que essa escolha é um divisor de águas e pode transformar não apenas sua carreira, mas também sua vida. Clique aqui para descobrir como podemos te apoiar.

Até a próxima!

Por Dan Porto, Head de Liderança, Coaching e Mentoring na Crescimentum