Diante de uma nova realidade de trabalho, gerir e sustentar a cultura organizacional a distância tem sido uma das principais preocupações de profissionais de RH, CEOs e líderes. 

Percebendo que a realidade remota poderia ser surpreendentemente positiva, muitas organizações reúnem esforços para manter suas culturas nos trilhos ou conduzi-las em novas direções a fim de aumentar a produtividade e resultados das companhias.

Neste artigo, abordo os principais insights compartilhados em nossa última edição do Manhã com RH Online, onde falei sobre este tema. Ao final, também trago 10 dicas de como manter a cultura organizacional a distância. Vamos lá?

Como se constrói uma cultura?

Apesar do assunto cultura organizacional ter ganhado muito espaço nos últimos tempos, isso não quer dizer que o tema não fosse importante antes. O que acontece é que sua relevância e impacto foram expostos devido à pandemia.

No entanto, se essa é sua primeira vez lidando de forma estratégica com este tema; cultura, em linhas gerais, significa o jeito de ser de uma empresa. 

Ela se relaciona tanto com valores da organização quanto com os comportamentos dela, dos líderes e dos demais colaboradores, não se resumindo somente aos valores expostos na parede do escritório. Além disso, ela não se molda apenas com o espaço físico.  

Embora todos os artefatos que ficam dispostos no espaço físico das organizações, assim como todas as regras e processos organizacionais influenciam o jeito de ser das organizações, a cultura se constrói a partir das relações pessoais na prática. 

E claro que, mesmo com a pandemia e o distanciamento social, não deixamos de nos relacionar. Em alguns casos, as equipes podem ter até mais contato do que tinham no escritório.  

Por isso, é nessa conjuntura que a liderança toma um papel importante, porque ela será responsável por conduzir e expressar a cultura da organização e promover uma ampliação das interações entre as pessoas como forma de suplantar a ausência que a convivência presencial patrocina. 

Contudo, mesmo conseguindo manter as relações pessoais de maneira virtual, isso não significa que a cultura esteja sendo sustentada. 

E esta é a questão principal: embora a cultura tenha sido forjada de forma presencial, é preciso ser mantida a distância neste novo contexto.

5 maiores desafios da cultura organizacional a distância

A maioria das organizações enfrentou dificuldades em se adaptar ao modelo de trabalho remoto. 

Em uma pesquisa que aplicamos com cerca de 400 profissionais de RH, descobrimos 5 grandes desafios que as organizações têm enfrentado quando o assunto é pessoas e cultura:

1- Comunicação

Como ter e manter uma linha de comunicação entre a organização e os colaboradores e entre as próprias equipes mantendo as relações ativas?

2- Conexão com as pessoas

Se conectar com alguém enquanto conversam cara a cara pode ser muito mais simples. Por outro lado, criar conexões pela tela de um computador pode ser um desafio muito maior. 

3- Engajamento

Como manter os funcionários engajados com o trabalho sem que se sintam sobrecarregados?

4- Integração

Como receber novos colaboradores e integrá-los à organização de forma eficaz, construindo uma estratégia de onboarding totalmente nova?

5- Sobrecarga de reuniões

Como reuniões foram a maneira mais adotada para manter contato entre as equipes, muitos profissionais passaram a usar plataformas sem uma boa gestão do tempo, gerando sobrecarga e agravando problemas de saúde mental. 

 

Mas nem tudo é negativo. Os profissionais de RH, participantes da pesquisa, reconhecem 5 pontos positivos que o trabalho remoto proporcionou:

  • Flexibilidade;
  • Colaboração;
  • União;
  • Empatia;
  • Aumento de produtividade.

Sabendo disso, como superar esses desafios para alcançar os resultados positivos do trabalho remoto e gerir a cultura da organização de maneira efetiva?

Identidade como fator crucial para cultura organizacional

Nunca antes as organizações deram tanta atenção às pessoas, o que resultou em mudanças significativas na experiência organizacional. 

Pesquisas recentes revelam o deslocamento do foco em performance para um foco maior em pessoas, do controle para a adaptabilidade e da hierarquia ao trabalho em conjunto.  

Essa nova modalidade acentuou o desenvolvimento da colaboração entre as partes e isso já é um começo para trabalhar a manutenção da cultura de forma remota.  

É vital que uma empresa tenha clareza de qual é sua identidade organizacional, porque quanto mais as pessoas compreendem qual é, mais fácil elas se conectam à cultura. 

Nesse aspecto, o mais importante é deixar claro quem nós somos. Porque nós existimos? O que fazemos para honrar com essa existência, qual o nosso foco e objetivo, onde queremos chegar enquanto organização? E de que forma faremos isso?

Independente do formato de expressar essa identidade que caracteriza a nossa personalidade, seja através de um manifesto ou de frases ou palavras, devemos dar transparência a alguns elementos clássicos:

  • Propósito; 
  • Missão;
  • Visão;
  • Valores. 

Esses pontos são importantes, porque é sua junção que resumirá a identidade organizacional da sua empresa.

Agora, compartilho algumas dicas simples que podem te ajudar a gerir a cultura remotamente.

10 dicas para gerir a cultura organizacional a distância

Uma consideração importante a se fazer antes de implementar novos projetos é estudar as camadas da cultura da sua empresa. 

Elas são: Valores e Crenças; Sistemas, regras, procedimentos e processo decisório; Comportamento e rituais; e Ambientes, artefatos e símbolos. 

Por conta do trabalho remoto, cuidar da cultura ressignificou a forma de cuidar de três dessas camadas, já que Ambiente, artefatos e símbolos é um pilar atrelado ao espaço físico do escritório. 

Aqui estão as dicas de acordo com sua camada: 

Valores e crenças

1- Reconheça os funcionários por seu trabalho

As pessoas precisam sentir que são reconhecidas por aquilo que estão fazendo, com feedbacks constantes que apontem se estão indo bem ou não. 

2- Conte a história da empresa

As histórias unem as pessoas, por isso, é importante compartilhar com cada colaborador a missão, a visão e o propósito da organização. Essa história deve ser conhecida pela empresa como um todo.

3- Crie um “Clube da Cultura” 

Crie iniciativas que fomentem as relações. O “Clube da Cultura” tem o intuito de oferecer uma variedade de atividades, como clubes de leituras ou corrida. O objetivo é fortalecer um grupo de pessoas que represente os comportamentos valorizados pela empresa.

4- Apoie a aprendizagem contínua

Desenvolva trilhas curtas de aprendizagem para que as pessoas possam compartilhar conhecimentos e continuar o seu desenvolvimento diante de um contexto cada vez mais rápido e inconstante.

5- Crie um sistema de apadrinhamento

Crie uma rede de “padrinhos” ou coaches para adicionar uma camada de apoio mútuo, principalmente a novos colaboradores.

Sistemas, regras, procedimentos e processo decisório

6- Reflita a cultura em toda a experiência do funcionário

A cultura não deve ser adotada somente pelos líderes, ela deve surgir e ressoar nas experiências dos colaboradores dentro da organização.

7- Aproveite as ferramentas de colaboração

Existe uma gama de ferramentas que podem ajudar as equipes a se reunirem mesmo que virtualmente. Adote uma para manter contato com todos. 

8- Cuide da ergonomia

Esteja atento às questões ergométricas de cada colaborador nesse momento de home office: cadeira, mesa, apoio para note e muitos outros detalhes são relevantes nesse contexto.

Comportamento e rituais

9- Amplie os rituais e a frequência 

Faça reuniões semanais com a equipe, marque Happy Hours virtuais e tenha contatos casuais diários. 

10- Radicalize na transparência

Conte e conte de novo o que está acontecendo e as mudanças que a empresa está passando. Aproveite esse momento para quebrar a formalidade.

 

Espero que tenha gostado deste conteúdo!

Contudo, é importante ressaltar que não existe um modelo ideal para se chegar aos melhores resultados. 

A maneira mais assertiva de se ter sucesso gerindo a cultura organizacional no atual momento é dialogando com as pessoas e encontrando a forma que melhor se adequa à realidade da sua empresa. 

O fato é que, como aponta a Harvard Business Review, a cultura não pode mais ser forjada da mesma maneira que era em um modelo presencial.

Por isso, se você ainda tem dúvidas sobre o impacto da cultura organizacional dentro da sua organização ou não sabe por onde começar esse processo de transformação, nossa área de Gestão de Cultura Organizacional pode ajudar.

Já ajudamos diversas organizações, como Norsul, CPQD e Montana, a potencializarem seus resultados por meio de uma gestão da cultura organizacional mais consciente e realmente capaz de aumentar a produtividade e gerar resultados excelentes para as organizações. Clique aqui e conheça.

Além disso, o Manhã com RH sobre este tema está disponível para que você possa assistir à transmissão sempre que quiser. É só clicar aqui!

Por Gui Marback, sócio-diretor e head de Cultura Organizacional da Crescimentum