Saber vender mudou a minha vida. Foi por meio dessa competência que conquistei minha independência financeira e é ela que me permite atingir minhas metas: as de vendas e da vida.

Todo mundo, de alguma forma, foi impactado por esse “saber vender”: pessoas que colocam comida na mesa vendendo, que pagam os estudos dos filhos vendendo, que têm uma vida digna vendendo e por aí vai.

Vendas movem o mundo e essa é minha maior motivação hoje: contribuir para um mundo melhor ensinando às pessoas esse “saber vender”.

Por isso, neste artigo, separei algumas premissas cruciais que devem ser levadas em conta na hora de treinar o time de vendas. Bora?

5 premissas para treinar o time de vendas

Antes de tudo, vamos combinar que um profissional que vende melhor se torna uma pessoa melhor, torna a vida dos seus clientes melhor, contribui com a organização que representa e com a sua comunidade.

Mas não é à toa que a fama de chato, falastrão e até manipulador surgiu quando vender era algo que se fazia a qualquer custo.

No entanto, hoje a venda precisa fazer sentido. Sentido pra quem compra e também para quem vende.

Além disso, quando você se coloca a serviço do outro, dialoga com interesse genuíno e tem foco no foco do cliente, você cria pontes. É aqui que está o tal relacionamento.

Só uma venda sustentável constrói resultados consistentes, aquela que na qual ganha o cliente, o vendedor como profissional, o vendedor como uma pessoa, a empresa e o mundo!

Pensando nisso tudo, aqui estão 5 premissas valiosas quando o assunto é treinamento de times comerciais. Olha só:

1. Tão importante quanto saber vender é saber porque vender

O seu primeiro desafio é fazer o time se apaixonar pelo impacto que seus produtos e serviços causam nos clientes.

2. Vendas é sobre ser humano

Não confunda ser digital com ser artificial. Ferramentas e recursos são meios para um fim, e o “fim” em vendas é a conexão entre o que vendemos e os que nossos clientes querem e precisam.

3. Para bater suas metas é preciso ajudar o cliente a bater as metas deles

Aqui, é preciso entender uma coisa: o time de vendas é seu cliente e o treinamento precisa ser construído para ajudá-los a bater suas metas.

4. Se fosse fácil qualquer um faria

Não minimize os desafios das equipes de vendas. Pelo contrário, mergulhe na sua realidade e considere-as no desenho da solução de aprendizagem.

5. Gerar valor dá mais retorno do que extrair valor

Por último, mas não menos importante, a experiência de aprendizagem precisa ser completa e gerar ganhos que vão além da perspectiva profissional. Pessoas melhores se tornam vendedores melhores. Gere valor para o time agregando valor ao treinamento.

Uma coisa é certa: os clientes estão muito mais informados, conscientes, impacientes e exigentes. A maneira de vender precisa de mudanças e a maneira de treinar equipes de vendas também.

Espero que tenha te ajudado a refletir sobre a importância de treinar – e bem – o time de vendas! Aliás, estou sempre falando sobre o tema no meu LinkedIn, conecta lá!

Até a próxima!

Por Carol Manciola, CSO da Crescimentum e autora do best seller Bora Bater Meta – O Desafio da venda presencial no mundo digital