Cultura organizacional está em alta! Nunca tantas empresas buscaram definir ou refinar seu DNA. Mas este não é um tema tão simples, por isso, preparei um Guia da Cultura Organizacional, com tudo que você precisa saber sobre este tema!
Afinal, hoje, muitos profissionais buscam formas de aproveitar esse momento de mudança para, efetivamente, transformar e liderar a evolução de suas organizações por meio da cultura.
Neste guia, você saberá exatamente por onde começar a trilhar esta jornada, ampliando a sua bagagem sobre o tema e conhecendo algumas dicas importantes. Confira!
Antes de mais nada, o que é cultura?
Muitos já ouviram falar em uma frase famosa do Peter Drucker, pai da administração moderna: “A cultura devora a estratégia no café da manhã”. Mas o que essa frase quer dizer, de fato?
Será que a cultura das organizações, realmente, tem todo esse poder que a frase sugere?
Para ilustrar de forma simples como a cultura atua, pense na sua vida. Quais são os comportamentos automáticos que você possui? Como você fala ao telefone, escova os dentes, se veste… Enfim, como você vive?
Provavelmente, você possui diversos comportamentos, crenças e valores que são semelhantes aos de seus familiares. Isso é a cultura da sua família agindo diretamente em você.
Cultura é uma forma invisível que molda nossa forma de pensar e agir e que é perpetuada ao longo das gerações. Cultura é todo um modo de viver e ver o mundo.
Mas a cultura não está presente apenas em nossa vida pessoal. Em nossas organizações, somos o tempo todo bombardeados por elementos culturais. Símbolos, políticas, práticas, discursos… Todos esses elementos fazem parte de uma cultura organizacional.
Tudo o que vemos e ouvimos, a forma como o escritório está organizado, o perfil geral das pessoas que trabalham em nossa organização, a forma como nossos clientes e parceiros nos veem. Todos esses fatores fazem parte de nossa cultura organizacional.
Não há como fugir da cultura de nossas empresas! A cultura funciona como um “norte” que permeia todas as ações e que guia todas as pessoas para uma mesma direção. É (além de uma necessidade) uma enorme vantagem competitiva!
Por que precisamos falar de cultura?
Falar de cultura organizacional nunca foi tão importante quanto hoje. Empresas entendem que, por meio da cultura, é possível não apenas superar as adversidades, mas evoluir com elas!
Em um mercado cada vez mais veloz, instável, dinâmico e inovador, saber para onde se está indo é essencial. Por isso, existem tantas pesquisas que demonstram os impactos da gestão da cultura para os negócios.
Começando há algum tempo atrás, entre 1977 e 1988, John P. Kotter e James L. Hasket já haviam comprovado que empresas com culturas fortes e adaptativas, baseadas em valores compartilhados, apresentavam resultados surpreendentes.
Essas empresas tiveram os seguintes resultados:
- Cresceram 4 vezes mais rápido;
- Tiveram taxas de criação de empregos 7 vezes mais altas;
- Preços de ações aumentaram 12 vezes mais rapidamente;
- A proporção entre desempenho e lucro foi 750 vezes maior.
Em pesquisas mais recentes, ainda vemos dados muito positivos. Em seu estudo anual Human Capital Trends, de 2019, a Deloitte verificou que 9 em cada 10 executivos afirmaram que essa temática é uma pauta essencial e prioritária.
Esse mesmo estudo observou um salto no interesse sobre o tema: em 2018, apenas 26% dos entrevistados afirmavam que tratar sobre o tema era “muito importante ou prioridade”. Já em 2019, 50% dos executivos afirmaram que este será um tema central.
No ano de 2020, a Deloitte também divulgou uma pesquisa intitulada “Respostas à crise da Covid-19”. Esta pesquisa envolveu 1.007 executivos, representando 662 empresas com sede no Brasil. Dentre os profissionais, mais da metade eram C-levels.
De acordo com essa pesquisa, 60% das empresas sentem a necessidade de mudança do modelo de trabalho e da cultura organizacional. O que chama a atenção é que essa preocupação vem antes, inclusive, do nível de endividamento gerado pela crise.
Diante de poucos, mas tão significativos dados, podemos entender que a cultura vem sendo uma pauta em crescente relevância!
Entretanto, ainda há um caminho longo, difuso e não muito conhecido para que a gestão da cultura seja feita de forma eficaz, estruturada e que, de fato, traga resultados para o negócio.
Por que ainda negligenciamos a cultura?
Toda empresa tem como prioridade diversos pontos essenciais para uma organização: orçamento anual, metas, retenção de talentos, desenvolvimento de líderes, segurança psicológica… E por aí vai!
Praticamente não há empresa que não se atente a todos esses pontos, visualizando a clara relação entre eles e a sobrevivência do negócio. Então, por que a cultura não é, também, objeto de atenção e gestão?
Dentre as várias razões, sendo algumas específicas de cada empresa, quatro delas me parecem as mais comuns:
- Não se reconhece a relação direta da cultura organizacional com os resultados do negócio;
- É difícil circunscrever a gestão da cultura organizacional e os seus resultados em um período de tempo com o mesmo pragmatismo de um orçamento anual;
- Os gestores desconhecem modelos de gestão da cultura organizacional ou não têm habilidades de utilizá-los;
- Para aumentar a complexidade do desafio, os sistemas de reconhecimento da liderança esquecem de dar atenção estruturada a essa dimensão, focando preponderantemente nos resultados da estratégia.
O fato é que cuidar da cultura amplia os resultados da organização e, por esse motivo, cada vez mais são necessários profissionais preparados para conduzir processos de transformação e gestão da cultura organizacional.
Com uma compreensão mais profunda da cultura corporativa e de alguns modelos de gestão da cultura, é possível encontrar novas oportunidades para atingir suas metas de negócios – e novos aliados para ajudar a impulsionar esses esforços.
O poder da cultura
Por melhor que seja a estratégia da sua empresa, se ela não conseguir ajustar ou ter uma cultura que guie todos em um objetivo em comum, de nada valerão seus planos e a visão da sua empresa. Esse é o poder da cultura.
Tratando-se de uma organização, o poder da cultura na execução de estratégias pode ser ainda mais complexo, pois envolve mudança de hábitos e formas de pensar. Imagine mudar um grupo de dezenas, centenas ou milhares de pessoas?
Por isso, cada vez mais, a cultura tem sido foco quando se trata de ter mais performance nas organizações.
Com a velocidade e acessibilidade de informações por todo o mundo, além do aumento da diversidade cultural, as organizações precisam, cada vez mais, lidar com fatores intangíveis para sobreviver.
Entender a necessidade das pessoas em relação a seus valores, crenças e comportamentos está cada vez mais complexo e necessário.
A todo momento somos bombardeados por novas informações, produtos, serviços e inovações disruptivas que mudam, em semanas, toda uma forma de viver. O Coronavírus foi uma comprovação de tudo isso!
Hoje, entendemos que culturas fortes e de sucesso são assim: únicas, adaptáveis e criadoras de fãs da marca.
Organizações exponenciais como Zappos, Apple e Google são provas de culturas que conseguem acompanhar esse ritmo de mudanças. Você mesmo, durante este período, deve ter percebido pontos altos e baixo da cultura da sua própria empresa!
Provavelmente, hoje sua organização funciona de outra forma, em outras condições e, com certeza, guiada por outros valores. Assim, não apenas as coisas mudaram, mas a cultura da sua organização não é mais a mesma!
Então, como aproveitá-la para que sua empresa se destaque em um mercado tão ágil, dinâmico e competitivo?
A cultura enquanto diferencial competitivo
A cultura tem influência direta na performance da sua empresa. Nem sempre os dirigentes das organizações percebem a importância deste tema, mas está mais do que comprovado que cuidar da cultura dá lucro.
Outro aspecto que torna o entendimento da cultura importante é que ela é difícil de copiar. A cultura é um conceito invisível, diretamente relacionado à forma de interpretar o mundo.
Para absorvermos este conceito, é necessário, literalmente, uma imersão na organização, visando absorver novas formas de pensar que, muitas vezes, são diferentes de nossos valores pessoais mais arraigados.
Organizações com uma cultura saudável estão, constantemente, em processo de adaptação. Mas, se a cultura é tão vital, como tornar a cultura da sua organização a mais eficiente possível?
Não basta copiar uma cultura de sucesso. Isso não dará certo. Você precisará entender, junto à liderança, qual a cultura certa para a sua empresa. Qual cultura vai garantir a perenidade e a identidade do negócio.
Não existe uma fórmula única para todos mas, de acordo com a experiência e pesquisas da McKinsey, 3 elementos se destacam para ajudar as organizações:
1- Descubra a origem de certos mindsets e reformule-os
Empresas têm um efeito profundo na formação das crenças e valores que sustentam a maneira como as pessoas agem e trabalham.
Para mudar para um novo conjunto de comportamentos, as organizações precisam entender a mensagem que enviam e seus impactos. Assim, é possível reformular esses mindsets para alcançar novos comportamentos.
2- Ajuste o trabalho para criar uma experiência coerente dos colaboradores
Quatro alavancas mudam mindsets e comportamentos: uma história de mudança convincente; papéis de liderança; construção de habilidades; e mudanças formais em processos, sistemas e incentivos.
A execução de um programa em que cada alavanca trabalha em harmonia forma uma experiência coerente para os colaboradores, acelerando a transição para uma nova cultura.
3- Crie oportunidades para os indivíduos superarem as barreiras à mudança
Para que as organizações mudem, as pessoas precisam mudar. Mas isso não é fácil, pois todos possuem um nível diferente de vontade e capacidade de mudar.
Crie uma abordagem que permita que os indivíduos reconheçam o que impulsiona seus comportamentos, para que possam fazer escolhas conscientes sobre como alterá-los.
Cultura, liderança e estratégia
Por fim, é importante compreender que a cultura é uma das principais dimensões a serem geridas nas organizações, além da estratégia e liderança. Os 3 pilares, quando combinados, podem levar sua organização muito além!
A liderança formula e executa a estratégia. A liderança também é quem forja a cultura, que sustenta a estratégia. Logo, quanto mais estas áreas estiverem alinhadas, melhores serão os resultados!
Entre muitas maneiras de fazer, um dos métodos que desenvolvemos e que vem apresentando ótimos resultados é a criação e desenvolvimento de uma Estrutura de Transformação Cultural. Mas o que é isso?
Trata-se de elencarmos alguns líderes e colaboradores como atores que vão “animar” a cultura. Eu gosto do verbo animar pois, do latim, animus representava a parte do homem que não é física: sua alma. Animar é “dar alma para”.
Ou seja, acessar o campo sutil das organizações, o intangível. Então, criamos os seguintes atores, com os seus respectivos papéis:
Sponsor
Preferencialmente, é a pessoa que ocupa a posição de CEO ou Gerente Geral. É quem mais representa o poder das “consequências”.
O seu papel é colocar o tema “cultura” na pauta da organização. Ele cobra resultados e ações de cultura e valoriza o assunto explicitamente, comunicando a todos como isso é importante.
Champion
Atua como gestor do processo de gestão da cultura. Tem todas as informações e é capaz de municiar o Top Management sobre o andamento das iniciativas.
Também é quem dá suporte ao Sponsor para que ele cumpra bem o seu papel. Frequentemente este papel é assumido pela alta liderança do time de recursos humanos.
Guardião
Deve ser formado por membros do primeiro núcleo decisório da organização, o que seria talvez o Comitê Executivo ou Diretoria.
Cada Guardião ou Guardiã torna-se um especialista em um (1) dos valores da cultura da Organização, acompanha permanentemente a sua evolução e assume a postura crítica a cada decisão, para garantir que o seu valor será levado em consideração nas decisões de negócio.
Comitê de Cultura
O comitê de cultura é formado pelo grupo de Guardiães e Champion, podendo incluir o Sponsor.
É o grupo de alto nível que se reúne para aprofundar, discutir e aprovar os planos de ação do movimento de cultura, apresentados pelo Grupo de Cultura.
Grupo de Cultura
Time multidisciplinar formado, preferencialmente, por não líderes que representam as diversas áreas da organização. Grupo responsável por elaborar os planos de ação sob orientação dos guardiões, a partir das definições do Comitê Executivo ou similar.
Não é executivo nem deliberativo. É o principal “animador” da cultura.
Navegantes
Atores que, eventualmente, são criados em organizações com desafios geográficos e/ou específica complexidade estrutural.
Eles cumprem o papel de aproximar a interlocução entre o Grupo de Cultura e toda organização. Normalmente, é um BP (Business Partner) ou alguém que represente bem a estrutura na área a ser trabalhada.
Embaixadores
Esse é aquele colaborador que, independente do nível ou função, foi escolhido por ser um exemplo do que se espera em comportamento cultural.
É quem modela para os demais. Somente deve ser escolhido após maturidade do processo e significados culturais estabilizados na consciência coletiva. Nunca no primeiro momento.
5 formas de impulsionar a evolução da cultura organizacional
O fato é que aliar cultura, liderança e estratégia não é um desafio simples!
No entanto, a PwC apresentou 5 ações que podem impulsionar a evolução da cultura organizacional para apoiar o crescimento dos negócios e a atração e retenção dos melhores talentos:
1- Aborde os pontos de conflito entre sua cultura e estratégia
O quanto a cultura da sua empresa está alinhada com a estratégia e as operações?
A incoerência entre os atributos culturais e os objetivos do negócio prejudica diretamente a execução das ações dos funcionários no dia a dia.
Alcançar esse alinhamento exige uma profunda compreensão da situação atual da cultura da organização e a concepção do seu estado ideal.
2- Identifique os poucos comportamentos essenciais que mudarão a sua cultura
Identifique e adote os poucos comportamentos essenciais que, se praticados com mais frequência em todos os níveis, transformarão a cultura da organização de uma maneira que ela possa contribuir para o alcance dos objetivos estratégicos e operacionais da organização.
3- Traduza as aspirações culturais em resultados para o negócio
Com base nos pontos fortes da cultura da sua organização, defina as prioridades de transformação.
Com uma compreensão mais profunda da cultura corporativa, dos comportamentos do dia a dia que levam a ela e com as prioridades de transformação definidas, os líderes podem encontrar novas oportunidades para atingir suas metas de negócios.
4- Inicie a era do “ver para crer”
Até mesmo os esforços culturais mais bem intencionados e financiados falham quando há uma desconexão entre o comportamento da alta liderança e o que ela comunica ao pessoal todos os dias.
Quanto maior for o compromisso dos líderes em desenvolver suas culturas, mais os profissionais apreciarão seus esforços e contribuirão para alcançar o mesmo objetivo.
5- Comprometa-se com a cultura como um esforço contínuo e colaborativo
Transformar a cultura exige um ambiente que propicie e estimule uma mudança nos comportamentos das equipes no dia a dia.
Algumas dessas mudanças e intervenções são simples e podem trazer ganhos rápidos, mas elas precisam ser sustentadas por uma transformação no funcionamento da empresa, o que envolve ajuste de processos e procedimentos e pode demorar anos.
Pronto para guiar a cultura da sua empresa para um outro patamar?
Agora que você já sabe o real impacto da cultura na execução de estratégias e nos resultados do negócio, é hora de dar o próximo passo!
Quando falamos de cultura, um dos maiores desafios das empresas é conseguir traduzir as aspirações que estão no papel em resultados reais para o negócio.
Hoje, muitos profissionais como você percebem que esse momento é extremamente fértil para dar os primeiros passos na evolução de suas organizações, e que a cultura é a base para isso!
Sabemos que esse é um momento realmente oportuno para redefinir as prioridades organizacionais e fortalecer a sua cultura de forma integral como alavanca para ampliação dos resultados.
Por isso, construímos um vasto portfólio de soluções em Cultura Organizacional, que contempla as mais variadas necessidades para te ajudar!
Se você está iniciando debates sobre o tema na sua organização, o treinamento Fundamentos da Gestão da Cultura pode ser uma ótima forma de introduzir essa pauta ao seu cotidiano corporativo.
Além disso, também possuímos outras duas certificações internacionais para consolidar seu conhecimento em gestão da Cultura Organizacional, a partir de assessments, metodologias, ferramentas e cases práticos: o Leadership/Coaching Certification Training, e o Culture Assessment Certification Training.
Estes treinamentos são realizados em parceria com a Barrett Values Centre, que conta com mais de 20 anos de experiência fornecendo treinamento, avaliações e suporte em cultura organizacional.
Além disso, também realizamos processos de gestão da cultura organizacional e você pode, inclusive, conhecer um case real que obteve muito sucesso!
Saiba mais sobre como podemos te ajudar a alavancar a sua organização por meio da cultura!
Por Gui Marback, sócio-diretor e head de Cultura Organizacional