Recentemente, anunciamos uma notícia muito especial: a Crescimentum adquiriu a Posiciona! 

Durante todo o processo de avaliação, negociação e integração, estive refletindo muito sobre o impacto da cultura em uma movimentação como essa. 

E não encontrei maneira melhor de falar sobre este tema tão importante do que falando mais sobre a cultura de ambas as empresas, abordando de forma prática a importância do match cultural em fusões e aquisições! 

Essa é uma forma de você compreender na prática um pouco mais sobre a cultura da Crescimentum e da Posiciona, e como o alinhamento cultural funciona em um processo de aquisição. Vamos lá?

Match cultural: a importância do alinhamento da cultura

A cultura é parte essencial de qualquer empresa e, em um processo de fusão e aquisição, ela ganha mais mais relevância. Isso porque a dimensão humana é tão importante, ou até mais crítica, do que números e estatísticas de negócios.

Quando falamos em match cultural, estamos basicamente falando sobre isso: empresas que estão alinhadas em seus propósitos, compartilhando valores similares, o que com toda a certeza facilita qualquer união.

Segundo dados da McKinsey, cerca de 95% dos/as executivos/as consideram a adequação cultural crítica para o sucesso da integração. 

E mais, 65% dos/as profissionais em processo de fusão e aquisição dizem que questões culturais dificultaram a criação de valor em seu último negócio, de acordo com a PwC.

Em casos de organizações com culturas muito diferentes, realmente este é um dos maiores empecilhos. Para que tenha uma ideia, imagine uma organização que possua como valor a flexibilidade, unindo-se a outra com o valor da burocracia. 

O choque no dia a dia, após a fusão ou aquisição, com certeza será muito mais acentuado do que no caso de outra organização que também valorize a liberdade, certo?

Assim, empresas que não cuidam desse match cultural com a devida atenção, encontram muitos problemas que surgem por conta da falta de alinhamento entre propósito e valores das empresas envolvidas. 

Portanto, dar uma atenção especial a esse fator durante a fase de negociação é fundamental.

Costumo dizer que, neste processo, a diferença entre sucesso e fracasso muitas vezes não é uma questão de estratégia, lógica ou dinheiro, mas sim de relacionamentos, cultura, política, poder e emoções. 

Por isso, talvez mais importante do que avaliar dados e números, seja avaliar esse fit cultural entre as duas empresas envolvidas, para que a integração ocorra de forma mais leve, sinérgica e natural.

Afinal, sabemos que pessoas felizes são, também, as que mais alcançam resultados! Agora, vamos analisar isso de forma mais prática, abordando as culturas da Posiciona e Crescimentum.

Cultura Posiciona

Liderada pela especialista em vendas, negócios e empreendedorismo, Carol Manciola, a Posiciona é uma das empresas mais procuradas quando o assunto é gerar resultados de negócio por meio do treinamento e desenvolvimento de times de vendas e atendimento.

Seu propósito é humanizar a relação entre marcas e pessoas por meio dos times de atendimento e vendas, desafiando e instrumentalizando as pessoas a irem além.

Além disso, a empresa acredita que pessoas cada vez mais competentes constroem resultados cada vez mais consistentes ​para si, para as organizações e para a sociedade, e que quando damos o melhor de nós e proporcionamos o melhor ao/a outro/a, conquistamos o melhor de todos​/as.

Certo, mas onde entra a cultura nisso? Por trás dessa missão, existem 6 valores que norteiam a empresa. Olha só:  

Consistência

Encantamos por meio da excelência, confiança, profundidade, qualidade e segurança. Somos focados em resultados e parceiros do negócio dos nossos clientes.

Transparência

Somos honestos, humildes e éticos. Reconhecemos nosso valor. Praticamos feedback constantemente.

Resultado 

Acreditamos na ”lei da colheita”. Reconhecemos que o lucro liberta.

Humanização

Nos relacionamos com empatia, respeito e humanismo. Valorizamos e reconhecemos a importância das pessoas.

Accountability

Agimos com responsabilidade. Usamos nosso poder. Atuamos proativamente e preventivamente.

Paixão

Vivemos diariamente nosso propósito. Amamos o que fazemos e fazemos com alegria. Somos intensos.

Flexibilidade

Somos anti-frágeis e criativos. Promovemos inovação com simplicidade.

Para materializar a cultura no dia a dia, a Posiciona também criou alguns mantras que ajudam a traduzir todos esses valores em práticas reais:

  1. O problema é sempre nosso;
  2. Toque a bola, passe ela redonda e chute pro gol;
  3. Resolver primeiro, discutir depois;
  4. Não reclame para quem não resolve;
  5. Fazer agora até o que pode ser feito depois; 
  6. Trabalhe ou descanse, enrolação é perda de tempo;
  7. Termine o que começou;
  8. Compreenda antes de julgar e evite se tornar cúmplice;
  9. Não fale da pessoa, fale para a pessoa;
  10. Cumpra o que prometeu.

Fazendo uma análise cultural com base em todos esses pontos, fica fácil de perceber que a Posiciona valoriza pessoas proativas, que tomem atitudes para resolver problemas, trabalham em equipe e alavanquem resultados.

Cultura Crescimentum

Já a Crescimentum tem um conjunto de 10 valores que ajudam na tomada de decisão estratégica e operacional, simbolizando a forma como nos comunicamos com nossos/as clientes e como cuidamos das nossas pessoas. 

Eu gosto de falar que é nossa argamassa social, o que dá liga e garante que independente de quem, quando e onde, vamos agir em sinergia e com uma identidade única e forte em busca do mesmo propósito. Os 10 valores Crescimentum são:

#TBC | Vai lá e faz, não espera

Criamos incansavelmente nossas próprias oportunidades. Somos proativos/as e tomamos a iniciativa, propondo novas ideias e antecipando necessidades. Fazemos por merecer o resultado que desejamos alcançar.

#ParceriaQueEncanta | Nossa estrela é o cliente

Todo mundo é nosso cliente! Existimos para facilitar a vida de cada cliente, encantando-os com nossa real intenção de contribuir para viverem suas missões.

#DonoDoNegócio | O sucesso da empresa é o meu sucesso

Nos importamos com o que é feito à nossa volta, focando no “todo”. Unimos o senso de responsabilidade ao de propriedade, cuidando para que a empresa cumpra sua missão e honre seus valores.

#TamoJunto | Ninguém é melhor do que todos nós juntos

Valorizamos a cooperação e damos real importância a necessidade dos outros (pessoas, áreas e clientes). Realizamos juntos, conhecendo e reconhecendo o que os outros fazem e não medimos esforços para pedir e oferecer ajuda.

#Surpreenda | Surpreenda com entregas extraordinárias

Trabalhamos para superar as expectativas o tempo todo. Em cada interação com nossos clientes, fornecedores e amigos no trabalho, geramos encantamento entregando além do esperado.

#Cuide-se | Energia + Vitalidade = Sonho realizado

Gerenciamos nossas energias e investimos muito em nossa saúde, cuidando uns dos outros. Incentivamos hábitos saudáveis e somos exemplo de Energia e Vitalidade nos tornando fisicamente energizados com mais entusiasmo para realizar nossa missão.

#EvoluçãoConstante | Ser melhor do que ontem, não tão bom quando amanhã

Buscamos evoluir a cada dia para nos tornarmos as melhores pessoas que podemos ser. Não nos conformamos em ser somente excelentes, queremos ser extraordinários.

#WeTrust | A confiança é a base de tudo

Aqui nós construímos relações baseadas em confiança e transparência. Acreditamos que as pessoas são autênticas e bem intencionadas em suas iniciativas, buscando o melhor resultado para todos.

#SoLove | Quem ama cuida

Vivemos em conexão com as pessoas e cuidamos uns dos outros. Demonstramos interesse genuíno estando verdadeiramente presentes.

#SerCrescimentum | Paixão por Crescimentum

Não trabalhamos, vivemos uma missão. Somos apaixonados pelo desenvolvimento humano.

Todas as pessoas que passam pela Crescimentum vivenciam esses valores diariamente, desde as pequenas às grandes ações. Mas agora, como criar uma cultura que traga sinergia entre essas duas já existentes? 

Vamos fazer um mundo melhor transformando pessoas

É fato que ambos os lados de uma fusão poderão sentir um choque cultural! No entanto, agora que você conhece a cultura Posiciona e a cultura Crescimentum, consegue perceber que, apesar de contar com nomes diferentes, muitos dos valores têm o mesmo sentido?

Quando falamos que Crescimentum e Posiciona têm um match cultural, queremos falar sobre valores que se complementam, como é o caso de #DonoDoNegócio e Accountability, Paixão e #SerCrescimentum, #SoLove e Humanização, e #ParceiraQueEncanta e Consistência.

Ou seja, ambas as empresas valorizam aspectos em comum: senso de prioridade e pertencimento, flexibilidade, além de as duas terem foco no cliente e nas equipes.

Sempre consideramos a Posiciona uma empresa parceira: nossos valores são compartilhados, temos sinergia entre as culturas e nosso portfólio é complementar. Por isso, estamos muito felizes e empolgados/as com essa união!

Aliando empresas, times e culturas, acreditamos que conseguimos ampliar nosso impacto e alavancar nossa missão. Como aponta Carol: “Vendas movem o mundo, pessoas movem as vendas, liderança dá direção às pessoas e cultura dá o tom da liderança”.

Potência, propósito e paixão estão presentes nesse movimento e nós estamos preparados/as para continuar oferecendo aos/às nossos/as clientes o nosso melhor como empresa, grupo e, principalmente, como parceiros que compartilham dos mesmos objetivos: tornar o mundo um lugar melhor!

Se você quer saber mais sobre esse tema, conhecendo algumas dicas que podem ajudar num processo de fusão e aquisição bem-sucedido, é só clicar aqui e conferir outro artigo que escrevi, falando sobre o fator humano por trás de negociações desse porte. 

Espero que goste!

Por Gui Marback, sócio-diretor e head de Cultura Organizacional da Crescimentum