É fato: a pandemia marcou a humanidade e trouxe mudanças significativas em muitas áreas, inclusive na liderança, que já não é a mesma coisa de antes e, certamente, não será a mesma coisa amanhã. Mas afinal, como ser um líder do futuro?
Neste artigo, você encontrará 5 pilares da liderança do futuro e algumas importantes mudanças de paradigma para construir empresas mais humanas, engajadas e saudáveis.
O que é ser um líder do futuro hoje?
Os tempos mudaram. As necessidades mudaram. O mercado mudou.
Uma coisa, contudo, não mudou: a liderança, mais do que nunca, segue tendo uma tremenda influência nas experiências dos times, no bem-estar das pessoas, na retenção de talentos e na cultura da empresa.
Aí você pode estar pensando: “mas estes são fatores básicos na liderança”.
Porém, mais do que isso, eles se tornaram competências imprescindíveis para o líder do futuro.
É importante lembrar que as competências que trouxeram líderes até aqui, não são suficientes para levá-los onde as pessoas, as organizações e o mundo precisam.
Hoje, o que vemos no universo de Gestão de Pessoas é um movimento crescente sobre o papel do líder de humanizar, engajar, inovar e apoiar a construção de companhias mais saudáveis e perenes.
Por isso, as lideranças precisam expandir, evoluir e avançar, e aqui estão 5 pilares que podem te apoiar na construção da jornada da liderança do futuro:
1- Além de engajar, inspire as pessoas
Fato 1: engajamento tem sido um pilar para organizações há muito tempo.
Fato 2: engajamento importa! Como aponta a Forbes, quando os times estão engajados, satisfação do cliente, valor para acionistas e redução de turnover tornam-se resultados reais.
Mas convenhamos que os últimos anos deram uma bagunçada nos modelos de trabalho e hoje as pessoas estão reconsiderando para quem trabalham e como trabalham.
Isso deixou o “engajar” muito mais desafiador, né?
Agora é preciso mais! Líderes precisam inspirar as pessoas em direção a propósitos maiores no trabalho, no impacto na equipe, organização e cliente.
Inspiração é sobre compromisso, tanto da cabeça quanto do coração; é promover o comprometimento, estimular a excelência e motivar as pessoas para a inovação e para a ação.
2- Além de dar certeza, dê clareza
Já ouviu dizer que alinhar expectativas diminui a ansiedade? As pessoas preferem previsibilidade e clareza sobre o que é esperado delas.
Mas, claro que, se tem algo que temos certeza é que líderes não sabem tudo e muito menos têm todas as respostas.
Por isso, líderes não precisam fazer promessas que não podem cumprir ou emoldurar seus melhores palpites como apostas seguras. Afinal, o que é certo em meio ao incerto?
Em vez disso, precisam aprender a ser claros, mesmo quando não têm certeza, e mostrar vulnerabilidade, transparência, compartilhando o que sabem e sendo honestos sobre o que não sabem.
3- Além de “ou”, aceite o “e”
Já passamos da fase de isso ou aquilo, estamos numa era de convergência.
Líderes precisam unir diferentes “es” para responder aos muitos desafios do dia a dia.
Com o avanço tecnológico e o mundo mudando cada vez mais rápido, o futuro fica cada vez mais incerto.
Por isso, aprender a avançar mesmo sem ter uma resposta única é uma necessidade urgente para líderes do futuro.
4- Além do cuidado, invista na empatia
Cuidar é bom e é fundamental para uma cultura e relacionamentos positivos, mas a empatia leva o cuidado para outro nível e contribui para os resultados da companhia.
Segundo a Forbes, empatia também tem ligação com a melhoria da inovação, engajamento, retenção, inclusão, vida profissional e até saúde mental.
Quando a liderança investe em empatia e considera os desafios e necessidades de cada pessoa, demonstra que realmente se importa com as pessoas.
5- Além do networking, crie relações de confiança
Que networking é importante, todo mundo sabe. Mas uma relação de confiança é outra história.
A liderança deve aprender a construir confiança e desenvolver relações reais de longo prazo.
É preciso ser confiante, confiável e confiar nas pessoas, porque só assim criaremos relacionamentos significativos.
Ser um líder do futuro começa hoje
Liderar pessoas é uma grande responsabilidade e, depois dos últimos dois anos, é fato que novos desafios surgem e reforçam, cada vez mais, a importância do desenvolvimento de líderes.
Mas muito além de saber como delegar e aumentar a produtividade, hoje, liderar tem muito mais a ver com “ser humano”.
Como disse Oprah Winfrey, “Liderança é empatia. Trata-se de ter a capacidade de se relacionar e se conectar com as pessoas com o propósito de inspirar e fortalecer suas vidas.”
Por isso, há 18 anos, nossa missão tem sido transformar líderes em pessoas extraordinárias e nossa imersão Líder do Futuro foi desenvolvida especialmente para isso, de forma prática, vivencial e intensa! Quem viveu, já sabe.
Espero que o conteúdo tenha te ajudado e, se quiser saber mais sobre nossa imersão de liderança, é só clicar aqui.
Até mais!
Por Marco Fabossi, sócio-diretor da Crescimentum