Por Arthur Diniz, CEO da Crescimentum
Vivemos na Era de organizações exponenciais como Facebook, Google, Amazon, Netflix e Uber.
Essas são algumas das empresas que souberam aproveitar a inconstância do mercado atual a seu favor, prevendo tendências que, para muitos, passaram despercebidas.
A Era Exponencial é pautada pela incerteza, e isso pode parecer um empecilho, mas não é. O que essas organizações têm em comum?
O mundo está mudando de forma rápida, o que é um desafio enorme para as empresas que estão crescendo ou, ainda, se preparando para esse novo patamar.
É muito provável que a sua empresa tenha que passar por algumas mudanças para se reinventar e estar preparada para esse crescimento. Para isso, algumas questões devem ser colocadas em pauta.
Como sair do mindset incremental e ter um crescimento exponencial?
Para transformar o que somos, primeiro precisamos transformar como pensamos. Se você deseja tornar o seu negócio uma empresa de sucesso, o primeiro passo é uma mudança de mindset.
Nesse momento, é preciso questionar o que você considera enquanto ideal e, até mesmo, certo na sua dinâmica de trabalho.
Pensando nessa essencial mudança, é fundamental que sua empresa adote uma postura de constante crítica e que desafie o status quo.
O mundo está se transformando e essas mudanças alteram a dinâmica de mercado. Seria ingenuidade acreditar que o mercado permaneceria o mesmo.
Essas transformações são amplas e impactam diversas áreas sociais como, por exemplo, a comunicação, cultura e economia. Mas vai muito além disso!
Foi a partir dessa nova dinâmica que muitas empresas quebraram por não se reinventarem. Por isso, se você não quer ficar para trás, deve repensar a sua forma de trabalhar.
Mas como caminhar em direção ao crescimento exponencial, quando tudo o que nossa carreira e nossos antigos empregos nos ensinaram foi: tenha objetivos realistas, siga o plano, minimize riscos, padronize e centralize os processos?
A mentalidade incremental está por trás desse mindset tão comum e que permeia os processos de muitas empresas, o que, definitivamente, é um entrave para a criação de organizações exponenciais.
O que é preciso para ser uma empresa de sucesso?
Pense em sua realidade de trabalho hoje. Você visualiza o erro enquanto um importante mecanismo de aprendizagem, por exemplo?
A maioria das organizações foi “treinada” para evitar erros e isso é o bastante para que a novidade seja encarada como uma ameaça, afinal, “e se der errado?”.
Mas novas tendências e formatos disruptivos apontam para a necessidade latente de caminharmos e transformarmos os nossos mindsets incrementais em exponenciais.
O que as empresas com crescimento exponencial têm em comum, afinal? A mentalidade de inovação, de adotar riscos e aprender com seus erros inéditos.
Ao mesmo tempo, essa veia de inovação constante é o que possibilita a identificação de tendências que passam despercebidas para as organizações que não desafiam o status quo.
E, nesse momento de mudanças, é possível dizer que o “céu é o limite”. Provavelmente, se suas novas ideias não parecerem absurdas, é porque não são tão inovadoras. Pense nisso!
Se você quer potencializar os resultados da sua organização e torná-la uma empresa exponencial, participe do treinamento Startups do Futuro!
Por meio de ferramentas e estratégias utilizadas por empresas que alcançaram o sucesso, você estará mais capacitado para levar a sua organização ao exponencial.
2 Comments
Comments are closed.
[…] das maiores tendências das organizações exponenciais é o trabalho em rede, no qual um único indivíduo participa de vários times (as equipes são […]
[…] chamadas organizações exponenciais são empresas que obtiveram destaque e crescimento muito grandes em um curto período. Essas […]