Você já se perguntou em qual dos 4 estágios da cultura sua organização está? Se a resposta for não, saiba que essa é uma resposta que pode fazer toda diferença no caminho para o sucesso.  
 
Para te ajudar nesse desafio, aqui vamos explorar quais são esses estágios, descobrir qual é o seu e, quem sabe, traçar um caminho para evoluir ainda mais.  
 
Tudo pronto para essa jornada de descoberta?  

Como nós pensamos os estágios da cultura?

Para nós, construir uma cultura organizacional forte vai além de seguir tendências ou manter tradições: o verdadeiro poder de uma cultura está no seu alinhamento estratégico e na autenticidade com que ela é vivida no dia a dia. 
 
Por isso, nosso ponto de partida é analisar se os valores e princípios declarados estão em consonância com estratégia. Além disso, não basta ter um discurso alinhado; é essencial que esses valores sejam realmente incorporados nas práticas diárias, nos símbolos e nas regras da organização.

Para entender onde as organizações acertam ou falham, observamos se há um alinhamento do declaratório da cultura com as necessidades do negócio.

Também verificamos se esse declaratório é vivenciado e se as práticas evidenciam a cultura. Essa análise nos permitiu identificar os problemas mais comuns encontrados nas empresas e, a partir daí, desenvolver uma tipificação desses problemas. 

Criamos então um modelo baseado em dois eixos: o eixo X, que representa o alinhamento com a estratégia, e o eixo Y, que representa a vivência autêntica dos valores declarados.  

A partir dessas observações e do nosso modelo de eixos, surgiram os estágios da cultura organizacional, nossa metodologia exclusiva. Esses estágios nos ajudam a identificar em que ponto a cultura de uma organização se encontra e quais são os passos necessários para fortalecê-la.

Nosso objetivo é que as organizações não apenas declarem estar alinhadas com suas estratégias, mas que realmente vivam e respirem esses princípios em todas as suas ações diárias. 

A seguir, vou aprofundar quais são esses estágios:

Os 4 estágios da cultura organizacional

1- Cultura Acidental

No estágio da Cultura Acidental, não há uma intencionalidade clara. Empresas neste estágio possuem um baixíssimo alinhamento entre identidade cultural, estratégia de negócio e comportamentos diários.  
 
Isso é comum em startups, onde o entusiasmo inicial não é formalizado em valores e práticas, assim como em empresas familiares em que o jeito de ser das/dos fundadores moldou a forma de trabalhar. 
 
Desafios: falta de clareza, direção e ausência de uma identidade cultural bem definida. 

2- Cultura Desalinhada 

A Cultura Desalinhada acontece quando há uma tentativa de criar uma identidade cultural, mas falta conexão com a estratégia de negócios e a prática diária. Aqui, a cultura é vista como uma moda ou algo imposto, sem real engajamento. 

Desafios: valores e missão são meramente decorativos, sem impacto real no dia a dia. 

Aqui vale uma pausa técnica, cá entre nós, tanto na cultura acidental quanto na desalinhada, a organização não sabe orientar verdadeiramente os colaboradores e demonstrar sua essência. Sendo assim o passo evolutivo de ambas é o mesmo descrito abaixo. 

Passo evolutivo: fazer um mapeamento profundo, ouvindo todas as vozes dentro da empresa, a partir dos dados a (alta) liderança escolher quais valores vão guiar a organização em seguida comunicar, tornar visível para as pessoas, principalmente demais lideranças. 

3- Cultura Teórica 

Na Cultura Teórica, a identidade cultural e a estratégia de negócios estão bem alinhadas, o declaratório de cultura está robusto e atende as demandas do negócio, mas falta prática. As ideias estão no papel, mas não se traduzem em ações diárias. 

Desafios: dificuldade em colocar a teoria em prática, falta de vivência dos valores no cotidiano. 

Passo evolutivo: criar papéis e responsabilidades claras, envolvendo lideranças e grupos multidisciplinares para dar vida à cultura organizacional. Focar em ações práticas e consistentes para transformar a teoria em prática.  

Essas ações devem ser divididas em três partes: desenvolvimento das pessoas, criação e divulgação de símbolos e elementos que representem os valores da organização; e revisão de regras e processos para garantir que estejam alinhados com os valores e objetivos da empresa. 

4- Cultura Desatualizada 

A Cultura Desatualizada é aquela que foi bem implementada e funcionou durante um tempo, mas agora não se adapta às novas realidades do mercado ou mudanças estratégicas. 

Desafios: a cultura que funcionava bem no passado pode não sustentar as necessidades futuras. 

Passo evolutivo: realizar um redesign cultural, revisitando valores e práticas para alinhá-los com as novas estratégias de negócio. Envolver a alta liderança em um processo profundo de ressignificação, assim como rever os principais estímulos, eventos e regras já existentes para conectar com essa nova narrativa cultural. 

Caminhos para a evolução…

Entender em qual estágio sua empresa está é o primeiro passo para evoluir. Cada estágio que explorei aqui precisa de uma abordagem diferente, mas todos exigem um compromisso sério da alta liderança e um envolvimento profundo de toda a equipe. 

Eu acredito muito na evolução constante. Não se trata de ser perfeito de uma vez, mas de avançar de forma consistente e consciente, se adaptando às mudanças com humildade e determinação.  

Afinal, a cultura organizacional é viva e mutável, cuidar dela é essencial para o sucesso e a longevidade de qualquer negócio. 

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Vamos juntos e juntas reconhecer a importância desse trabalho e seguir em frente!  

Por Beatriz Murad, especialista em Cultura Organizacional e ESG na Crescimentum