As mudanças fomentadas pela pandemia deixaram claro que alguns temas, antes debatidos como “questões futuras”, são, na verdade, a realidade do mercado hoje. Isso nos faz perceber que a construção de organizações do futuro começa agora!
O cenário dos negócios se transforma a cada dia, por isso as organizações de sucesso do futuro provavelmente serão aquelas que podem se adaptar e aprender mais rápido.
Pensando nisso, neste artigo compartilho 7 dicas de como o RH pode construir organizações do futuro. Vamos lá?
Novos modelos organizacionais
A pandemia criou mudanças profundas e imediatas na forma como as pessoas interagem e trabalham e, consequentemente, como as sociedades funcionam.
Testemunhamos a mudança em escala para o trabalho remoto, a realocação de recursos e a aceleração da digitalização para atender às mudanças nas necessidades individuais e organizacionais.
Contudo, à medida que avançamos, percebemos que um sistema de gestão baseado em regras antigas, com hierarquia, uniformidade, burocracia e controle, não é mais eficaz.
Ao invés disso, hoje vivemos em um modelo muito mais flexível que preza por muito mais conexão e automação.
Portanto, organizações do futuro são aquelas que se mostram criativas, adaptáveis e anti frágeis.
Além disso, elas alimentam movimentos de negócios ousados: o foco passa do trabalho para o talento. Não estamos mais falando de recursos humanos, mas de talentos com todo o potencial para inovar e ir além.
As hierarquias cedem espaço para equipes colaborativas e as organizações se tornam mais humanas e empenhadas em criar uma experiência que seja significativa e agradável para seus(as) stakeholders.
3 características de organizações prontas para o futuro
A McKinsey conduziu recentemente uma pesquisa sobre como as empresas podem se organizar da melhor forma para o futuro, começando agora.
Segundo o levantamento, organizações prontas para o futuro compartilham três características em comum:
- Sabem o que são e o que representam;
- Operam com velocidade e simplicidade;
- Desenvolvem a capacidade de aprender e inovar.
A pandemia ressalta a urgência de um modelo de trabalho mais dinâmico e o RH pode ajudar a impulsionar essa transformação, facilitando uma mudança positiva a partir três áreas principais:
1- Identidade
O RH pode esclarecer o significado de propósito, valores e cultura, criando maiores chances de gerar valor a longo prazo, o que pode ser a base para um desempenho financeiro mais forte, maior envolvimento das equipes e uma relação de confiança com o(a) cliente.
2- Agilidade
O RH é fundamental na mudança de uma organização com hierarquia tradicional para um mercado que fornece talentos e recursos, criando equipes mais capacitadas, prontas para inovar e se adaptar.
3- Escalabilidade
O ritmo acelerado das mudanças fez com que as lacunas de habilidades aumentassem. Isso significa que os esforços de requalificação devem ser constantes, e não fragmentados.
Essas três grandes áreas representam a visão macro de tópicos trabalhados por organizações que se preparam para o futuro. No entanto, elas podem ser desdobradas em 7 pontos menores. A seguir, elenco cada um deles.
7 dicas para construir organizações do futuro
Para desenvolver as organizações do futuro, as lideranças devem reimaginar os princípios básicos de suas empresas.
Segundo a McKinsey, 7 imperativos podem ajudar líderes de RH a prepararem suas organizações para o que está por vir:
1- Foque no propósito da organização
Por que a sua organização existe? Mais do que nunca, o RH precisa de uma boa resposta para essa pergunta, afinal, o propósito não é uma escolha, mas uma necessidade.
Os CHROs desempenham um papel vital para garantir que a organização cumpra seu propósito e valores, trabalhando para desenvolver mindsets e comportamentos que realmente agreguem ao propósito da empresa.
2- Desenvolva os talentos
As organizações que conseguem realocar talentos de acordo com seus planos estratégicos têm mais chances de terem sucesso.
Colocar as pessoas certas nas funções certas requer um olhar disciplinado sobre como a organização realmente cria valor e como os principais talentos contribuem para isso.
3- Crie a melhor experiência possível para os(as) colaboradores(as)
Organizações de sucesso trabalham junto com seu pessoal para criar experiências personalizadas, autênticas e motivadoras. Por isso, os profissionais de RH devem desenvolver meios de gerar valor para a experiência dos(as) colaboradores(as).
4- Fortaleça a liderança
A liderança é peça-chave para a mudança. A chance de se ter sucesso em períodos de mudança é maior quando a liderança é exemplo do comportamento esperado pelos(as) colaboradores(as), com engajamento, confiança e empenho.
5- Crie uma força de trabalho adaptável
O RH deve garantir que o talento certo esteja disponível no lugar certo, orientando o planejamento da força de trabalho, revisando como as tendências afetam os(as) funcionários(as) e identificando novas capacidades essenciais.
6- Tome decisões mais rápido
As empresas que tomam decisões assertivas rapidamente têm mais probabilidade de entregar resultados consistentes em qualidade, velocidade e desempenho.
O RH pode ajudar na tomada de decisões, capacitando as equipes a assumirem riscos em uma cultura que os recompensa por isso.
7- Crie uma cultura de aprendizagem
A requalificação exige que as pessoas se desenvolvam em jornadas de aprendizagem que combinem a aprendizagem tradicional (treinamento e cursos digitais) com métodos não tradicionais (coaching, redes de aprendizagem, personalização, entre outros).
À medida que as organizações se preparam para um novo contexto, o RH se torna peça chave para muitas iniciativas que sustentam uma nova forma de trabalhar. Um desafio nada simples, não é mesmo?
Nós, da Crescimentum, sabemos que o RH está diante de uma grande oportunidade de se destacar e realmente gerar valor para o negócio hoje. No entanto, também sabemos que com isso surgem alguns obstáculos.
Por isso, preparar a área de RH para assumir essa nova posição com preparo e confiança e, claro, preparar as lideranças para serem guardiões dessa nova cultura.
E para ajudar com isso, contamos com um amplo portfólio de soluções para desenvolver a liderança da sua organização em diversos níveis. Construímos programas de desenvolvimento de líderes de forma customizada de acordo com as necessidades, níveis hierárquicos e maturidade em liderança, priorizando os temas e abordagens que possam trazer os melhores resultados. Também contamos com uma trilha de treinamentos abertos focados em liderança. Saiba mais!
Espero que tenha gostado da leitura!
Por Renato Curi, sócio-diretor e head de Design de Aprendizagem da Crescimentum