Recentemente estive na SHRM 2024, o maior congresso de RH do mundo, rodeada por mais de 25.000 pessoas, para embarcar em uma grande jornada: explorar as principais tendências e entender exatamente o que o amanhã reserva para a área de Recursos Humanos.
Dessa experiência emocionante, 5 reflexões se destacaram, não apenas como insights pontuais, mas como verdadeiras direções para o futuro. Quer saber quais são? Então é só continuar a leitura…
1- Não corra atrás dos sonhos, corra atrás das oportunidades
A primeira palestra da SHRM 2024 que vale detaque teve uma estrela e tanto. Quem? Nada mais, nada menos que Al Roker! Ele é o carismático homem do tempo da NBC News e expert em cobrir desastres climáticos.
Apesar de não ser da área de RH, suas palavras foram profundamente inspiradoras.
Al começou com uma mensagem poderosa: “Não devemos correr atrás dos nossos sonhos, mas sim das oportunidades.” Ele contou que nunca imaginou trabalhar com meteorologia, mas sempre quis estar na TV.
Ainda destacou que é a busca pelas oportunidades que pode nos levar a lugares que nunca imaginamos.
Durante sua fala, Roker fez um convite provocativo para a área de RH: “Venham para o palco de vez em quando!“
Ele brincou com a ideia de que profissionais de Recursos Humanos geralmente atuam nos bastidores, mas que também é maravilhoso estar à frente e assumindo um papel ainda mais estratégico.
Mas uma das reflexões mais profundas foi sobre como tratamos uns aos outros no trabalho. Ele nos lembrou que, como seres humanos, somos mais parecidos do que diferentes e que encontrar nossas semelhanças requer um interesse genuíno em conhecer e se conectar com quem está ao nosso redor.
2- 8 passos para um RH que inspira e transforma
Também assisti uma palestra incrível que me surpreendeu de um jeito muito positivo. Eu estava pronta para ouvir números, agilidade, inteligência artificial… Mas sabe sobre o que era? Sobre comportamento!
Isso mesmo, um tema lindo de se ver, principalmente porque estamos vivendo tantas mudanças pós-pandemia: inteligências artificiais, digitalização, automação, saúde mental… Tudo isso está impactando as empresas e, claro, a área de Recursos Humanos também precisa se adaptar.
A palestra falava sobre as 8 mudanças que uma liderança de RH vai precisar fazer até 2030. Achei isso sensacional e gostaria de compartilhar quais são esses pontos com você:
1- Saia do círculo de preocupação e vá para o círculo de influência;
2- Deixe de temer a mudança e seja um ativista dela;
3- Se abra para a mudança de perspectiva;
4- Saia do ceticismo e cinismo e construa a segurança psicológica;
5- Vá de competição para a cooperação;
6- Transforme apatia em empatia;
7- Deixe de lado a gestão e vá para a liderança;
8- Enxergue seu papel como RH estratégico e não como RH estático.
Ah e teve uma frase que ouvi durante a sessão que está me fazendo refletir até agora: “Se você acha que está liderando mas ninguém te segue, você apenas está dando uma volta.“
3- Influência e liderança: o segredo para motivar e transformar equipes
Agora, quero falar sobre uma palestra fascinante que assisti na SHRM 2024 sobre influência. A discussão girou em torno da importância de líderes saberem influenciar indivíduos, equipes e toda a organização.
O ponto alto da sessão de Joseph Grenny, autor de best-sellers do New York Times, foi a apresentação de um modelo de influência. Esse modelo sugere que existem seis fontes de influência que precisam impactar o comportamento das pessoas para alcançarmos as mudanças necessárias.
Achei muito interessante quando o palestrante explicou que capacitar as pessoas é o primeiro passo para motivá-las. Além disso, ele destacou a importância de proporcionar experiências práticas para aumentar a compreensão e a capacidade de ação das pessoas.
E pra fechar, Joseph deixou uma reflexão importante: se queremos gerar mudança nas pessoas, devemos oferecer algo mais vivencial.
4- Construindo pontes para a diversidade e inclusão
Não posso deixar de fora deste artigo uma palestra incrível com Kenston Henderson, CEO da Live With Lyfe e palestrante da TEDx, que falou sobre um tema super importante: diversidade e inclusão.
Kenston começou falando que para gerar mudanças, é essencial mudar o mindset das pessoas. Afinal, muitas vezes enfrentamos modelos mentais limitantes em relação às práticas de D&I, mas ele destacou que o letramento é a base para transformar esses modelos.
Ele também destacou que precisamos aprender a falar sobre questões de raça, gênero, orientação sexual e deficiência, que são tópicos que muitas vezes evitamos por não saber como abordar. O palestrante mencionou que o desconforto é um sinal de que estamos no caminho certo, pois é nesse espaço que as maiores mudanças podem ocorrer.
Por fim, Kenston destacou que projetos de diversidade e inclusão não têm prazo de validade; são movimentos a longo prazo que requerem ações contínuas para se sustentarem.
Saí da palestra com muitas reflexões e a certeza de que, para construir um mundo mais diverso e inclusivo, precisamos de um compromisso constante e de mudanças profundas.
O que achou dos insights? Se quiser aprofundar essas e outras reflexões que tive durante a SHRM 2024, te convido a assistir aqui a nossa playlist completa no YouTube.
Até a próxima!
Por Veronica Ahrens, sócia-diretora da Crescimentum