Aprender sempre foi um fator básico e essencial para o sucesso. No entanto, hoje, mais do que nunca, as organizações estão cientes da importância da aprendizagem como um direcionador estratégico no ambiente de negócios. 

No último Manhã com o RH, apresentei 4 tendências internacionais de T&D que podem ajudar a guiar a aprendizagem de forma eficaz. 

Neste artigo, você verá como o aprendizado tem se tornado ainda mais importante e, ao final, conhecerá 4 passos para te ajudar a tornar a aprendizagem um direcionador estratégico. Vamos lá?

A aprendizagem como um direcionador estratégico 

Não é segredo que o volume de mudanças e de informações está muito mais rápido. 

É especialmente por isso que, cada vez mais, o aprendizado precisa estar profundamente integrado à estratégia da organização, afinal, essa é a única forma de se manter constante e adaptado ao contexto externo.

Em outras palavras, a única forma de uma empresa se manter no jogo é mapeando o que é necessário aprender e que tecnologia incorporar a cada era e contexto.

De acordo com uma pesquisa da Gartner, 71% dos respondentes tiveram que aprender algo novo durante a pandemia. Já segundo o Fórum Econômico Mundial, até 2025, 50% de todos os funcionários precisarão de uma requalificação. 

Ou seja, será fundamental aprender novas habilidades para lidar com um novo contexto de trabalho. 

Afinal, por serem habilidades “emergentes”, é muito provável que sua organização apresente lacunas entre uma característica e outra. 

No entanto, isso é muito mais desafiador do que pensamos. De acordo com a pesquisa da Gartner:

  • 36% dos profissionais de RH dizem não saber as lacunas de habilidades que os funcionários têm;
  • 33% não integraram efetivamente o aprendizado aos fluxos de trabalho dos funcionários;
  • 36% não criam soluções de desenvolvimento de habilidades rápidas o suficiente para atender às necessidades de habilidades em evolução.

Sendo assim, como é possível reagir a estes dados e fugir da porcentagem de profissionais que não sabem como lidar com a aprendizagem daqui em diante? 4 principais passos podem ajudar.

4 passos para utilizar a aprendizagem como um direcionador estratégico

Se a aprendizagem é um direcionador estratégico, a forma como sua organização a enxerga será um divisor de águas. 

A seguir, elenco 4 passos para que você torne a aprendizagem cada vez mais estratégica, alavancando os resultados da organização:

1- Menos eventos e mais jornadas

A necessidade de definir trilhas e criar inserções ao longo do tempo aumentou. Ou seja, as pessoas querem mais cadência do que intensidade para sustentar o aprendizado continuamente.   

2- Aprender utilizando o capital intelectual disponível na organização 

Criar conexões dentro da organização e desenvolver programas de mentoring servirá para estimular as pessoas a aprenderem entre si.

3- Permitir com que as pessoas definam o que precisam aprender

Incentivar as pessoas a terem autonomia e protagonismo permite que cada colaborador se veja como parte decisiva na sua jornada de aprendizagem e reconheça, por si próprio, quais competências precisa desenvolver. 

4- Incluir retrospectiva nos processos

Seguindo os aprendizados da agilidade, este ponto sugere parar para fazer retrospectivas para absorver o que deu certo e o que deu errado. Essa é uma forma de se manter atualizado diante de um mercado que muda a todo o momento.

4 tendências internacionais de T&D para 2021 e além

Embora 2020 tenha sido um dos anos mais voláteis da história, 2021 mostrou que as interrupções não ficaram no passado. 

À luz da transformação acelerada da aprendizagem, o RH precisa estar preparado para atender às novas habilidades e competências exigidas pelo mercado. 

Em uma pesquisa realizada na Europa pelo Cegos Group, do qual a Crescimentum faz parte, foram identificadas 4 tendências de T&D. 

Esta pesquisa foi realizada a partir de entrevistas com 1.783 funcionários e 254 líderes de Recursos Humanos e T&D, em quatro países: França, Alemanha, Itália e Espanha. A tendências são: 

1- O desenvolvimento de habilidade está se tornando um direcionador estratégico

Para 91% dos líderes de RH, a empresa considera o desenvolvimento de competências um direcionador estratégico. Em um ambiente de mudanças rápidas, as equipes de gerenciamento sênior estão voltando sua atenção para este tópico. 

Afinal, as organizações capazes de desenvolver as competências necessárias para o negócio, mesmo em um cenário desafiador, tornam-se mais resilientes e competitivas.

2- A transformação digital dos treinamentos está ganhando velocidade

De acordo com 81% dos líderes de RH, as empresas organizarão mais cursos à distância do que antes da crise. Isto é confirmado pelos colaboradores: 64% deles frequentaram um curso online durante a crise ou lockdown, e 95% afirmam que foram satisfatórios.

3- Os colaboradores estão mais engajados em sua própria jornada de desenvolvimento

Os funcionários hoje estão cientes das questões de empregabilidade e dos riscos de suas habilidades se tornarem obsoletas. Eles têm uma abordagem prática para essa situação e estão desenvolvendo um verdadeiro apetite para aprender.

4- A necessidade de consolidar habilidades humanas e habilidades digitais está aumentando 

O indicador de 2020 mostra que dois tipos de competências são vitais para lidar com a transformação em curso nas empresas: soft skills e habilidades digitais. É o que afirmam os líderes europeus de RH: 34% afirmam que as soft skills precisam ser desenvolvidas e 35% afirmam que as habilidades digitais devem ser reforçadas.

 

A partir dessas tendências, compreendemos que as pessoas estão mais engajadas e autônomas em definir suas trilhas de aprendizagem. Além disso, elas também reforçam que a digitalização é uma grande aliada nesse processo. 

Contudo, o RH tem um papel essencial no levantamento da lacuna de habilidades reconhecidas dentro da organização e deve servir como apoio nas jornadas de aprendizagem dos colaboradores.

Afinal, é papel do profissional de Recursos Humanos trabalhar como uma ponte entre as metas e objetivos da organização e os recursos, habilidades e competências necessários para isso, o que não é um trabalho simples. 

Você quer saber como direcionar a aprendizagem, potencializando as estratégias do negócio e alavancando resultados?

Para responder a estes questionamentos, o Cegos Group desenvolveu internacionalmente a pesquisa Transformação, Habilidades & Aprendizagem.

Ao longo da leitura, você conhecerá cases e opiniões de líderes de RH de grandes empresas do mundo, compreendendo o que estão fazendo para alavancar resultados e se destacar. Clique aqui para acessar gratuitamente!

E se você quer assistir à gravação do Manhã com RH, e conferir mais profundamente tudo o que abordei sobre este tema, é só clicar aqui.

 

Por Renato Curi, sócio-diretor e head de Design de Aprendizagem da Crescimentum