Você tem o sonho de impactar pessoas, conduzindo reflexões com apresentações criativas e transformadoras? Essa é a missão de um verdadeiro facilitador do futuro.
Aprender é uma das competências mais fascinantes dos seres humanos, mas pode ser um desafio desenvolver uma estratégia de aprendizagem inovadora e eficaz. Hoje, mais do que nunca, vivemos em um contexto no qual a aprendizagem deve ser contínua.
São tempos de mudança, por isso, manter-se em constante desenvolvimento é imprescindível. E o facilitador é figura essencial na transformação de vida de pessoas através de apresentações extraordinárias e que realmente façam a diferença.
Mas existem alguns desafios que um facilitador pode enfrentar, como o medo de falar em público e a construção de apresentações que gerem conexão.
Além disso, com o advento da internet, muita coisa mudou e a figura do facilitador é ainda mais carregada de responsabilidade.
Pessoas podem filmar e compartilhar conteúdos a todo o momento, disseminando informações e aumentando o alcance do que é dito.
Pensando nisso, quero compartilhar 3 passos para que você esteja preparado não apenas para treinar e desenvolver pessoas, mas para transformar vidas.
Mas primeiro, o que é um facilitador do futuro?
Se você ainda não notou, observe: vivemos em um mundo permeado pela volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade. Esse contexto de incessantes transformações nas diversas áreas da vida é chamado de mundo VUCA.
O mundo VUCA redireciona a forma como vivemos a partir de uma mudança de paradigma. Novas formas de se comunicar, assim como as novas tecnologias, mindset e economia são algumas das áreas impactadas com esse contexto. E entre as tantas áreas que mudam a partir dessas transformações, está a forma com que aprendemos.
Em um mundo de tantas informações, apresentações eficazes devem ter dinamismo, conexão e elementos que captem a atenção. As pessoas buscam por algo que realmente vá de encontro à sua missão e propósito.
É nesse cenário que o papel do facilitador se torna essencial para desafiar as pessoas a saírem do piloto automático e, consequentemente, de sua zona de conforto, para uma aprendizagem que realmente tenha impacto.
O objetivo do facilitador não é ser o detentor da informação, porque ela já está ali disponível! Cada vez mais as pessoas têm acesso a milhares de informações apenas com um clique.
Como o nome sugere, o papel desse profissional é ajudar as pessoas a entenderem como aquele conteúdo pode ser aplicado na vida real.
Um facilitador do futuro é quem tem a missão de estimular pessoas a irem além, fomentando atitudes positivas, oferecendo uma perspectiva de experiência, criando um ambiente de aprendizado e não deixando seu ego atrapalhar no processo.
Como criar apresentações criativas?
Se você tem o propósito de desenvolver pessoas, seja através de aulas, treinamentos, palestras ou apresentações, é imprescindível que você saiba transmitir ideias com dinamismo, confiança e clareza.
Não é fácil manter a atenção de pessoas, mas estabelecer uma conexão é um bom primeiro passo para que as pessoas esqueçam de dar aquela conferida no celular que compromete o foco no treinamento, por exemplo.
Pensando nisso, existem 3 passos essenciais para quem quer criar apresentações mais criativas e envolventes:
1- Aproprie-se do fator emocional
Embora muitas pessoas acreditem que, enquanto seres humanos, somos racionais, estudos já comprovaram que agimos, primeiramente, através da emoção.
Criar um senso de pertencimento, conexão e emoção com o tema, cativa a atenção das pessoas.
2- Seja inovador
A maioria das pessoas chega a um treinamento e encontra algo tradicional e massivo. Reme contra essa maré e surpreenda! Inovando, o cérebro associa as informações de forma diferente, o que é um diferencial na hora de memorizar um conteúdo.
3- Crie momentos memoráveis
Muitos facilitadores enfrentam um desafio: as pessoas esquecem do conteúdo passado no treinamento. Para superar esse gap, crie momentos de “cair o queixo”. Essa atmosfera impressionante e surpreendente torna o momento memorável.
Lembre-se, para ser um facilitador do futuro você deve compreender que sua essência é ser um instrumento de aprendizagem. Nesse sentido, o seu interesse central deve ser fazer com que as pessoas saiam melhores do que entraram.
Para continuar nessa jornada de desenvolvimento, existem vários caminhos possíveis!
Você pode ler livros, como por exemplo “A arte de falar em público” de Stephen E. Lucas, ver filmes como “O discurso do rei” e fazer cursos que aprimorem a sua presença de palco.
Uma sugestão de curso é o Trainer Mastery, feito especialmente para quem quer perder o medo de falar em público, construindo apresentações impactantes, dinâmicas e que gerem resultados surpreendentes.
Por Renato Curi, sócio-diretor da Crescimentum