A tecnologia e seus impactos na educação corporativa
Não é novidade que o avanço tecnológico já impactou e impactará ainda mais o nosso dia a dia. Quando pensamos em educação corporativa, isso não é diferente. Afinal, vivemos em um mundo onde redes sociais e aplicativos tornam nosso cotidiano cada vez mais fácil, rápido e eficiente.
Vivemos a chamada Era Digital. O nosso jeito de aprender e buscar conhecimento mudou com as novas tecnologias. Novos professores surgiram, como Google, Youtube, TED, Udacity e Wikipedia.
Agora, temos conhecimento disponível na palma das mãos, a qualquer hora, de qualquer lugar.
Sumário
Muitas coisas estão acontecendo no mundo para facilitar ainda mais nossa maneira de aprender:
Na educação corporativa, o cenário não é diferente. O perfil do colaborador mudou muito neste século, como você pode ver no infográfico abaixo:
Com todas essas inovações e mudanças, será que as organizações estão mudando o jeito de desenvolver pessoas? A área de RH da sua empresa está transformando as formas de levar o conhecimento e utilizando a tecnologia a seu favor?
Infelizmente, ainda vemos muitas empresas utilizando um modelo rígido e conservador de desenvolvimento, onde o foco é o “professor” em sala e não o “aluno”. Modelos que priorizam o ensino e não a aprendizagem.
Muitas organizações ainda não se deram conta de que, possivelmente, algoritmos, novas tecnologias e conteúdos digitais irão complementar ou, ainda, substituir os métodos de ensino tradicionais.
É papel do profissional de T&D e DHO influenciar a empresa a fim de oferecer diferentes formas de desenvolvimento de pessoas, tornando o colaborador o protagonista do processo de aprendizado.
A empresa deve apoiar os colaboradores para que encontrem a melhor metodologia para aprender de acordo com o perfil de cada um.
Isso significa que o RH deve buscar aperfeiçoar as metodologias de educação corporativa, utilizando recursos e tecnologias como:
Harvard matriculou mais alunos online, no último ano, do que em 383 anos de presencial.
A tecnologia é capaz de impactar um número muito maior de pessoas. Por meio dela é possível levar conhecimento para uma grande quantidade de colaboradores simultaneamente.
É uma necessidade latente dos RHs das empresas tornar o aprendizado dos colaboradores mais ágil. Isso porque as organizações precisam que as pessoas desenvolvam habilidades para as novas ocupações de trabalho – que nem sabemos quais são.
De acordo com a ONU, 65% das crianças que estão no primário hoje irão trabalhar em empregos que ainda não existem! Neste cenário, saber aprender é mais importante do que dominar um determinado conhecimento.
Não é à toa que, de acordo com o Future of Jobs Report World Economic Forum, algumas das habilidades mais importantes para o futuro são: solução de problemas complexos, pensamento crítico, criatividade, gestão de pessoas, entre outras.
Segundo Peter Diamandis da Singularity University, “Não estamos vivendo uma era de mudanças. Estamos vivendo uma mudança de era”.
Portanto, reflita sobre qual modelo você e sua empresa estão atuando:
Portanto, utilizar a educação mediada por tecnologia é a melhor maneira de atingir todos os colaboradores da sua organização. Não existe uma forma única de aprender!
O sucesso do treinamento e desenvolvimento no século XXI está na junção de várias metodologias para que seu colaborador seja protagonista do próprio desenvolvimento e busque o que for mais adequado para seu aprendizado e para gerar melhores resultados!
Ficou interessado em proporcionar este tipo de solução na sua empresa? Assista, gratuitamente, ao primeiro episódio das nossas webséries e entenda na prática como utilizar a tecnologia na educação corporativa:
Por Renata Furlan, Head da área Digital Learning
Rua Otávio Tarquínio de Sousa, 1.187
Campo Belo – CEP: 04613-003 – São Paulo/SP