Cada vez mais, CEOs e equipes de liderança estão reconhecendo a importância da cultura da empresa tanto na retenção de profissionais como na obtenção de lucro e melhores resultados.

Você tem perdido pessoas e profissionais talentosos? Os seus funcionários refletem os valores da sua organização?

Uma pesquisa da Deloitte, feita em 2018,  chamada “Global Human Capital Trends survey”, revelou que 82% dos entrevistados reconhecem a cultura como uma vantagem competitiva potencial.

Além disso, quase nove entre dez executivos nos EUA e no Reino Unido acreditam que a cultura é importante na retenção de talentos e funcionários de alta performance.

Retenção de Talentos: como e por quê?

E como posso fazer isso? Como ter uma cultura que me ajude no recrutamento e retenção de talentos engajados e criativos?

A cultura não é construída por palavras pintadas na parede, com missões ou visão espalhados nas salas de reunião, mesas ou em declarações motivacionais.

Isso tudo pode ser vazio e sem nenhum efeito prático. Para ter um impacto real, a cultura deve ser vivenciada no dia a dia por todos os funcionários. Desde o estagiário até o CEO.

Um reflexo das pessoas

Cultura é formada pelos líderes e suas equipes. Como consequência, a empresa vai refletir a cultura dessas pessoas.

A Deloitte define cultura como “o sistema de valores, crenças e comportamentos que determinam como o trabalho real é realizado dentro de uma organização”.

Se a Cultura de uma empresa for realmente vivenciada e praticada, ela será o elemento fundamental na formação do clima organizacional e na retenção de talentos.

O que se sabe empiricamente e por várias pesquisas, é que empresas que não tem uma cultura forte, têm maior dificuldade em atrair e reter talentos.

Essas novas gerações buscam, cada vez mais, uma forte identificação com o propósito da empresa, sua marca e identidade. Ou seja, os valores que são realmente praticados e vividos pela empresa.

Até porque, muitas vezes, como defende o escritor Simon Sinek, o foco da maioria das empresas fica apenas em vender seu produto, mostrando “o que a empresa faz” e a forma, ou seja (como fazemos?).

Infelizmente, as empresas se esquecem de focar no mais importante: qual o valor por trás desse produto? Qual o propósito do produto? Por que fazemos esse produto?

Colaboradores e clientes se tornam parte da cultura

Quando a cultura é forte, ela se torna parte da identidade e da marca da empresa. Os valores culturais devem infundir todos os aspectos do trabalho de seus funcionários e as decisões que eles tomam.

A cultura da Apple enfatiza a inovação rápida. A Starbucks valoriza o comércio justo, a diversidade e a inclusão. A gestão de talentos é grandemente impactada pela cultura, particularmente nas áreas de recrutamento e seleção.

O Método Barrett

O Barrett Value Centre é um instituto, que foi fundado pelo Richard Barrett e que mapeou valores de mais de 2 mil corporações nos últimos 10 anos em mais de 60 países.

É a metodologia mundialmente reconhecida por sua eficácia e resultado. Como o próprio Barrett afirma, “as organizações orientadas por valores são as mais bem-sucedidas do planeta”.

E um dos principais motivos é que uma cultura clara e forte satisfaz funcionários, clientes e, como consequência, traz resultado e satisfação também aos acionistas.

Planejando para o sucesso

Se um dos seus objetivos é o recrutamento e retenção de talentos, é fundamental começar a buscar métodos e ferramentas que possam ajudar a entender a cultura atual da sua empresa.

Além disso, a cultura deve ser vista como um dos pilares na pauta do seu planejamento e com um plano de ação importante para que a cultura desejada esteja alinhada com o sucesso da sua organização.

Se você quer saber mais sobre este tema, leia nosso guia completo da cultura organizacional e saiba como alavancar os resultados da sua empresa por meio de uma cultura alinhada e baseada em valores.

Por Gui Marback, sócio-diretor e head de Cultura Organizacional da Crescimentum