Já parou para pensar que a cultura de sua organização está se “criando” você queira ou não?

Muito melhor será que ela se desenvolva a partir de sua intencionalidade, mas isso não é suficiente, é necessário sustentar e disseminá-la entre todas as esferas da organização.

É justamente por isso que vou trazer aqui 5 dicas para te ajudar a fomentar uma boa gestão cultural e provocar uma reflexão sobre qual a importância disso dentro e fora da sua organização. 

Por que a gestão cultural é tão importante?

Recentemente, falei sobre isso no CONGREGARH para uma plateia com mais de 1.500 espectadores, quando ressaltei o quanto esse tema tem ganhado força e se tornando o tema central de discussões em grandes organizações no Brasil e no mundo.

E não tinha como ser diferente, afinal, o mercado atual – extremamente ágil, competitivo e conectado – requer um posicionamento diferente.

A forma de se diferenciar diante desse cenário é utilizar a sua cultura como uma vantagem competitiva a partir de uma liderança coesa e capaz de ampliar o nível de engajamento da equipe, consequentemente atraindo as pessoas certas para o seu negócio. Uma cultura forte tende a ampliar o nível de lealdade de colaboradores e clientes.

Mas, sem alinhamento e uma boa gestão cultural, é impossível ter a base necessária para crescer.

Então, aqui vão alguns passos para te ajudar a promover o alinhamento cultural da sua organização e ir cada vez mais longe:

1- Defina com clareza a sua Identidade cultural

Esse é o primeiro passo para definir a cultura de uma organização. Atualmente, as pessoas procuram por um trabalho que tenha propósito. Isso porque ver significado no que se faz é motivador!

Descrever qual o seu propósito, missão, visão e valores serão os responsáveis por responder perguntas poderosas como “por que faço”, “o que faço?”, “para onde estamos indo” e ainda, “como farei isso?”. Essas perguntas precisam ser respondidas e declaradas, mesmo que no formato de um manifesto.

2- Aplique a cultura na prática

Mais importante quanto ter a identidade cultural bem definida, é que tudo isso seja vivenciado na prática! Que os comportamentos de todos horem o que está declarado.

Muitas organizações acreditam que a cultura é só o quadro de valores na parede, mas na verdade, para fazer com que a cultura ganhe força, é necessário ir além e encontrar formas que diminuam o gap entre o que a diretoria quer transmitir e o que, realmente, acontece na prática. Só assim a sua organização estará aberta para viver a cultura.

3- Não se esqueça de contratar pelo fit cultural

A cultura deve ser um importante fator na hora de atrair, selecionar e contratar novos talentos para a organização.

Desde quando nos posicionamos na oferta de uma vaga ao mercado, essa oferta já deve revelar quem nós somos. Isso aumentará a propensão a contratar pessoas com fit cultural, que é o mais desafiador, para aí então observar as competências e demais requisitos “treináveis”.

Por outro lado, a gestão cultural é extremamente importante não só no momento da atração de novos colaboradores para o time. É uma construção anterior à própria contratação e deve ser alinhada com toda a jornada do colaborador.

Quando a cultura está alinhada, fica mais fácil atrair as pessoas que se identificam com a organização e que acreditam no que é feito e como é feito. Da mesma maneira que acelera a integração e alcance do desempenho esperado.

4- Conte com o apoio da liderança

É comum que o crescimento da organização impeça a diretoria de participar de todos os processos e garantir que as coisas estejam acontecendo da forma como devem acontecer. Aí entra uma peça primordial para o alinhamento cultural: a média liderança.

E não teria como ser diferente, afinal, a cultura vive em permanente evolução a partir dos valores e crenças da liderança do passado e do presente, toda liderança! A evolução da cultura ocorre a partir da evolução da liderança.

Mas não se esqueça: o papel da liderança é manter a coesão de sua equipe e não deixar que a qualidade se perca. A liderança funciona como uma espécie de “espelho” para a equipe e um bom líder lidera pelo exemplo.

5- A cultura sustenta a estratégia

No fim, tem algo que precisa estar claro: na nossa definição, uma cultura forte não somente é aquela com alto grau de alinhamento, mas aquela que também está alinhada aos desafios estratégicos!

A cultura organizacional precisa sustentar a estratégia para reconhecermos a totalidade da sua relevância no contexto organizacional.

E lembre-se que tudo que se mede, evolui. Não adianta fazer a gestão da cultura sem métricas. Afinal, a medição da cultura permite gerenciá-la estrategicamente e acompanhar a sua evolução.

A gestão cultural é chave para o sucesso e perenidade das organizações

Diante de um cenário de aceleração do desenvolvimento tecnológico e das novas formas de se relacionar com o trabalho, observamos dramáticas alteração nos comportamentos de consumo e perfil de engajamento das pessoas às organizações.

O momento é de ampliação de consciência e evolução da sociedade como um todo. Diante desse contexto, se faz necessário repensar, não somente os modelos de negócio, mas desenvolver a resiliência organizacional com base em uma cultura forte e adaptável.

Afinal, a cultura não é estática e sofre constantes alterações de acordo com novos comportamentos, demandas sociais, estruturas e formas de trabalho.

Sua empresa está preparada para lidar com essas mudanças? Saiba que se você deseja acelerar o desenvolvimento da sua organização e ir cada vez mais longe, é necessário começar pela gestão cultural.

E para te apoiar nisso, te convido a conhecer as próximas turmas de Fundamentos da Gestão da Cultura Organizacional e da Certificação Internacional no Modelo Barret. Clique aqui para conhecer!

Esse é o primeiro passo para ter pessoas capazes de compreender a cultura atual e tomar decisões conscientes e planejadas, buscando sustentar a estratégia e alavancar os resultados.

Espero que tenha gostado do conteúdo e que ele te ajude a transformar ainda mais a sua organização.

Até a próxima!

Por Gui Marback, sócio-diretor e Head de Cultura Organizacional