Em um momento de paralisação de todas as atividades de treinamento presenciais, escolher um treinamento digital eficaz para a sua organização faz toda a diferença. Mas como saber quais são os requisitos de um bom treinamento online?

Sabemos que o desenvolvimento não pode parar, especialmente em um momento decisivo para o futuro de nossas organizações. Por isso, neste artigo, falo sobre 4 dicas para que você escolha o treinamento digital adequado para a sua empresa. Confira!

O desenvolvimento não pode parar

Sem previsão de retorno, os treinamentos presenciais estão cancelados. Se, em um primeiro momento, muitos profissionais se viram diante da resistência de treinar colaboradores de forma digital, hoje já sabemos que isso é um grande erro. 

O desenvolvimento não pode parar, principalmente agora, quando novas habilidades se fazem necessárias. Este momento exige de todos o desenvolvimento de novas competências essenciais. Para obter sucesso no novo normal, é preciso estar preparado.

Percebemos que aceleramos a necessidade de algumas competências-chave como a eficiência no trabalho remoto, inteligência emocional, agilidade, maturidade digital, entre tantos outros. 

Segundo a Korn Ferry, as organizações com visão de futuro reconhecerão que os “negócios como eram” deixarão de existir. O sucesso das empresas pós-pandemia dependerá muito de ter as pessoas certas, com as habilidades certas, alinhadas ao trabalho que precisa ser feito. 

O treinamento online veio para ficar

Em 2018, a ABTD realizou uma pesquisa com o Panorama do Treinamento no Brasil. Para que você tenha uma ideia da tamanha mudança na realidade da educação corporativa, naquele ano, o treinamento presencial ainda representava 56% de todos os treinamentos. 

Segundo a pesquisa, o formato de treinamento e-learning ou ensino a distância estava crescendo e já estimava-se que 16% das empresas utilizavam este formato. Hoje, estes dados mudaram de forma radical.

No período de quarentena, a Catho Educação realizou um novo levantamento, identificando um aumento de 70% nas matrículas para cursos EAD. Já o Google, observou um salto de 130% nas buscas de treinamentos a distância.

Hoje, muitas empresas se apropriaram deste formato como forma de darem continuidade a seu desenvolvimento mesmo em meio à crise. No entanto, sabemos que existe ainda uma resistência grande à adesão de programas de desenvolvimento digitais.

É imprescindível que líderes e profissionais de RH acreditem verdadeiramente no poder do digital para a transformação e preparo da força de trabalho nesse novo normal. Para isso,  vivenciar e ter a experiência em treinamentos online é fundamental.

Ou seja, apenas tendo a experiência de um treinamento digital, você poderá ver que é possível ter humanização, engajamento, retenção e transformação dos participantes. Há diversas ferramentas que ajudam o treinamento digital a atingir estes objetivos. 

4 premissas básicas para escolher o melhor treinamento digital

Apenas por meio do desenvolvimento de seus colaboradores é possível encontrar soluções que fortaleçam sua organização em meio à crise. Por isso, a seguir trago 4 premissas básicas para escolher o melhor treinamento digital:

1- Conteúdos 

Escolha um treinamento que seja didático e prático, afinal, as pessoas precisam entender como colocar os novos conhecimentos em seu dia a dia de forma prática e real. 

Os conteúdos também devem ser adequados ao perfil de seus colaboradores, para uma aprendizagem mais eficaz. Ou seja, personalize o aprendizado, ofereça competências para o participante escolher o que mais faça sentido para ele. 

Ofereça o mesmo conteúdo de diversas formas: podcast, vídeos curtos, artigos, infográficos, assim não só você personaliza o conteúdo, como também dá a oportunidade do colaborador consumir o conhecimento como preferir.

Treinamentos que trabalham formas inovadoras de obter conhecimento também são um destaque. Por isso, procure saber se o treinamento trabalha com sala de aula invertida. Neste modelo, ao invés de um “professor” falar e os alunos ouvirem, acontece exatamente o contrário.

2- Recursos tecnológicos

Avalie se o treinamento digital possui diversos recursos para se adequar aos mais diferentes públicos. Por meio de ferramentas interativas, vídeos, podcasts, textos e jogos é possível enriquecer a aprendizagem dos conteúdos de forma digital. 

É importante, da mesma forma, avaliar a maturidade digital do treinamento de acordo com a sua organização e escolher a ferramenta correta para a ação de aprendizagem. 

3- Design

O treinamento possui layout atrativo, conforto na navegação, é intuitivo, tem clareza de informações? Se a experiência ao entrar em alguma ferramenta escolhida for negativa, o engajamento do participante em continuar aquela aprendizagem diminui bruscamente. 

Por isso, o treinamento deve gerar experiências positivas, fazendo com que as pessoas experimentem o digital e ressignifiquem a ideia de que o digital não desenvolve.

4- Facilitador

Para finalizar, é de suma importância escolher um treinamento levando em consideração o facilitador. 

Atualmente, vemos um novo papel para o facilitador em meio ao digital. Ele não é mais quem passa conteúdo, mas sim, quem está do lado para apoiar, facilitar que o conteúdo seja colocado na prática e ajudar a diminuir barreiras do participante.

O facilitador deve variar os estímulos durante o treinamento, por meio de breakout room, assessment, cases e jogos. Assim, ele garante que o participante seja o protagonista ativo na sua jornada de aprendizagem.

Garanta o aprendizado contínuo da sua organização

É importante dizer que este é um momento de experimentação, por isso, é preciso coconstruir junto com qualquer fornecedor contratado. Ninguém está pronto para esse novo normal. Por isso, envolver as pessoas na criação, garante assertividade para o projeto

Quando falamos em um mundo ágil, que muda o tempo todo, aprender de maneira contínua deixa de ser um diferencial e passa a ser um pré-requisito. 

Segundo pesquisa da Deloitte com 126 empresas, o aumento de soluções e plataformas de educação e desenvolvimento remoto já é uma realidade. Atualmente, empresas investem mais de 30% de seus recursos de T&D somente em soluções online.

Assim, para que pessoas e empresas consigam otimizar o desenvolvimento profissional, estendemos nosso portfólio de Soluções Digitais.

Nossas soluções envolvem programas de Educação Corporativa, Desenvolvimento de Líderes, Coaching Executivo e projetos de Gestão de Cultura Organizacional, tudo isso de forma 100% digital e sem abrir do nosso DNA, a interação humana.

Conheça agora as nossas soluções digitais e não tenha mais dúvidas sobre como desenvolver seus colaboradores de forma digital!

 

Por Renata Furlan, head de Digital Learning