Quem é o profissional do futuro? Do que se alimentam, o que querem, onde vivem e como se engajam? Rende pauta do Fantástico, né? Mas hoje vamos falar mais disso aqui!
Neste artigo vou mostrar o que se espera do profissional (e da profissional, claro) do futuro e quais são as características que passam pelo perfil de quem sabe muito bem como navegar em um cenário volátil e ter sucesso.
O mundo do trabalho mudou. E agora?
Partindo do fato de que tudo mudou nos anos da pandemia, não é mais novidade que a busca pelo equilíbrio entre vida pessoal e profissional trouxeram para as organizações a necessidade de adaptabilidade, independente do modelo de trabalho adotado, concorda?
E para levantar outro ponto também importante, uma pesquisa da consultoria Mercer, publicada pela CNN, mostrou que 74% dos profissionais acreditam que as empresas onde trabalham seriam mais bem-sucedidas se tivessem flexibilidade no modelo de trabalho.
E o que isso quer dizer? Que as pessoas acreditam que organizações flexíveis também são fundamentais, não só para o futuro, mas para o presente também.
Agora, uma pergunta interessante: já ouviu o termo “era da informação”? Pois é, é nela que estamos!
Não é à toa que durante a nossa rotina somos bombardeados de dados o tempo todo, fazendo com que o nosso cérebro receba mais informações do que conseguimos processar.
Além disso, a sobrecarga emocional e um estilo de vida em frente às telas estão esgotando os nossos sentidos. Preocupante, não acha?
É muita coisa junta e misturada, né? Mas o mais importante de saber é que diante de todas essas transformações, estamos frente a um novo perfil profissional do futuro. E é sobre as características desse perfil que vou falar com você agora.
O que se espera do profissional do futuro?
Com tantas mudanças, é um desafio saber o que o futuro nos reserva, né?
Mas uma coisa é certa: as tendências atuais do mercado e da tecnologia nos mostram que nos próximos anos as organizações precisarão de pessoas capazes de assumir novas responsabilidades para enfrentar novas realidades.
E existem algumas características que fazem parte do perfil profissional do futuro – e não estamos falando de skills aqui, mas de mindsets! Olha só:
1- Sede de aprendizado
Não é de hoje que profissionais que buscam aprender continuamente fazem a diferença.
Mas a grande pergunta é: por que essa competência continuará sendo importante para o futuro?
Bom, não é surpresa nenhuma que em um mundo cada vez mais digital, tecnológico, rápido e descentralizado, o aprendizado seja um diferencial competitivo nas organizações.
É por isso que o perfil profissional do futuro engloba profissionais que estão sempre em alerta para as novidades que envolvem a sua área de atuação e estão sempre cercados de conhecimento. Aprendendo todos os dias um pouco mais, tendo conversas significativas com outras pessoas sobre assuntos variados e colocando em prática tudo que aprendeu.
Mas temos que ter em mente que o perfil profissional do futuro não envolve ser um sabe tudo, mas sim ser capaz de se adaptar às mudanças e aproveitar as oportunidades que o universo apresenta constantemente.
2- Pensamento sustentável
Sofremos transformações o tempo todo e pensar em como nossas ações impactam as futuras gerações é o que fará com que nosso legado seja passado adiante.
Por isso, outra característica super presente nesse perfil é a capacidade de compreender que existem maneiras de gerar resultados com processos mais sustentáveis, buscando oferecer produtos e serviços de qualidade e contribuindo para a construção de um mundo melhor.
Não se engane se acha que isso colabora apenas para a valorização da marca. São atitudes que inspiram as pessoas que estão ao redor e despertam pensamentos mais otimistas e solidários.
Ter esse mindset é um grande diferencial, afinal, qual organização não gostaria de ter pessoas que colocam ações sustentáveis em primeiro lugar?
3- Conectar trabalho ao propósito
“A vida começa quando o trabalho termina”. Já escutou essa frase?
Por muito tempo, esse tipo de pensamento simbolizou a relação das pessoas com a carreira, mas agora o cenário é bem diferente.
Cada vez mais as pessoas estão percebendo a importância em alinhar os valores pessoais com os objetivos profissionais e isso reflete na motivação, produtividade e no engajamento.
E o perfil profissional do futuro não foge disso, afinal de contas, são pessoas que buscam trabalhar com algo que faça sentido e que esteja alinhado com aquilo em que se acredita. Gosto de dizer que essa é uma das formas de desenvolver ainda mais o senso de propósito e fazer com que mudanças extraordinárias aconteçam.
4- Pensamento analítico
Já sabemos que a tecnologia traz grandes transformações e que as máquinas substituirão muitas das funções atuais, mas uma coisa é certa: as pessoas são essenciais para analisar informações e tomar decisões!
E é justamente por isso que o pensamento analítico, ou seja, a capacidade de analisar informações e dados de forma lógica, é uma das competências presentes no perfil profissional do futuro.
Segundo uma pesquisa do McKinsey, ter o pensamento analítico está no topo das habilidades que crescerão nos próximos anos.
Com essa característica, é possível analisar informações de forma estratégica e propor novas soluções – um baita diferencial para as empresas que desejam inovar cada dia mais e se manter à frente da concorrência, concorda?
Característica bônus: liderança!
Liderança é a capacidade de inspirar e motivar pessoas.
É uma habilidade que vai muito de um cargo ou função, são atitudes e decisões tomadas no dia a dia que ajudam a construir relacionamentos duradouros e fazem com que as pessoas ao redor enxerguem novos caminhos para alcançarem seus objetivos.
Quem entende isso é capaz de despertar o melhor em si e de entender que o trabalho que executa vai muito além de tarefas!
Essa é uma competência que precisa estar no radar se quisermos construir um espaço onde há empatia, diálogo, conexão e transparência.
“Liderança é ação, não posição.” – Donald McGannon
Aqui na Crescimentum nós reconhecemos o impacto que as lideranças têm para as organizações e para as equipes, por isso nossa imersão Líder do Futuro busca acelerar o desenvolvimento de forma prática, vivencial e intensa! Clique aqui para conhecer!
E aí, faça o teste! Quantos desses mindsets estão presentes em você ou na sua equipe? Você tem o perfil profissional do futuro ou ainda precisa desenvolvê-lo?
Até mais!
Por Dan Porto, sócio-diretor e Head de Coaching e Mentoring da Crescimentum