Provavelmente, você já parou para pensar na importância de engajar colaboradores dentro da organização. É inegável que um ambiente de engajamento é um meio de alcançar vários benefícios.
Mas, no dia a dia de trabalho, compreender que engajar colaboradores é necessário não é o suficiente. É preciso que a sua liderança realmente tenha atitudes e crie esse ambiente por meio do exemplo.
Então, como preparar os líderes para que engajem os colaboradores? Como fazer com quem entendam que isso deve ser uma prioridade?
Qual a importância de engajar colaboradores?
Para pensarmos sobre o valor que o engajamento tem para os times e equipes produtivas, quero que você imagine uma situação. É segunda-feira e você chega ao trabalho com aquela nostalgia do fim de semana.
Assim que pisa na empresa, se depara com:
- Pessoas motivadas e dispostas a fazerem acontecer;
- Equipes desconectadas e dispersas, reclamando pelos cantos.
Qual das opções abaixo você definiria enquanto “time ideal”? Obviamente a primeira, espero! Mas, brincadeiras à parte, é fato que uma equipe motivada e que supera tudo (inclusive uma segunda-feira difícil) é assim porque se sente engajada.
O engajamento é o vínculo que se estabelece entre a empresa, o profissional e suas atividades. Mas essa relação vai além, impactando até mesmo o psicológico e o emocional dos colaboradores.
Na prática, o engajamento traz mais cooperação, disposição, empenho, motivação, resiliência e vontade de desenvolver a si mesmo e a empresa.
Por que engajar pessoas é um desafio?
Sabemos que, para transformar a empresa, devemos contar em primeiro lugar com os líderes. Eles são os responsáveis por disseminar a cultura da organização, assim como as boas práticas para entregar resultados extraordinários.
O líder é como a alma do negócio. Então, o estilo de liderança de cada um impacta diretamente na forma como as pessoas trabalham e, acima de tudo, como se sentem em relação ao que fazem.
Portanto, um líder controlador, gerará um ambiente de insegurança e medo. Da mesma forma, líderes inspiradores e corajosos ajudam a construir uma organização com um clima de motivação e inovação.
No entanto, existem muitos desafios quando o assunto é liderança. Falta de feedbacks, líderes centralizadores e burocráticos, falta de alinhamento de expectativas, são apenas alguns deles.
Então, para gerar engajamento entre os colaboradores, devemos começar pelo desenvolvimento dos líderes, expandindo sua consciência sobre seu indispensável papel na forma como os colaboradores atuam.
Como engajar colaboradores?
O engajamento é fundamental na produtividade, segurança psicológica, clima organizacional, imagem da empresa, entrega de resultados e, consequentemente, crescimento da empresa.
Exatamente por isso, essa é uma das qualidades mais buscadas por líderes e recrutadores. Mas como superar todos os desafios da liderança e construir times mais engajados?
1- Selecione bem as contratações
Contratando pessoas que tenham fit com a cultura e o propósito da empresa, é muito mais provável que se sintam engajadas com o trabalho que é realizado. Portanto, veja quais são as atitudes esperadas de um colaborador antes de contratá-lo.
2- Construa uma cultura de comprometimento forte
De um jeito básico, a cultura de uma empresa é o que as pessoas fazem quando ninguém está olhando. Portanto, se a organização possui uma cultura de comprometimento forte, todos da organização tem dimensão do impacto de seu trabalho e sentem-se parte de um todo.
3- Torne o ambiente estimulante
O que sua empresa tem a oferecer para os colaboradores? Quando as pessoas se sentem estimuladas e desafiadas em seus trabalhos, ficam mais propensas a desempenharem seu trabalho com engajamento.
4- Dê espaço para que as pessoas possam crescer
O desenvolvimento pessoal e profissional é uma meta em comum para muitas pessoas. Quando os colaboradores visualizam oportunidades de crescimento, tornam-se mais motivados a se superarem.
5- Tenha líderes engajados
Como já vimos, a liderança é como um espelho da organização. Por isso, mantenha líderes que estejam de acordo com o que você quer para o negócio. Se quer uma empresa engajada, invista em líderes engajados e que querem crescer junto de suas equipes.
6- Fomente a troca de feedbacks
O feedback é uma excelente forma de engajar através de metas, pontos positivos e pontos a serem melhorados. Uma cultura de feedbacks constantes ajudam a alinhar as expectativas entre líderes, liderados e a organização como um todo.
São muitos os impactos positivos do engajamento na organização. Destaquei apenas algumas estratégias que podem ajudar a sua empresa no desafio constante de manter o engajamento.
Afinal, engajar nunca é o suficiente: é algo que deve ser fomentado constantemente. Para isso, você deve contar com líderes capacitados e conscientes de seu papel nessa incessante jornada.
Se você visualiza que a liderança de sua empresa não consegue engajar os colaboradores, provavelmente está procurando formas de desenvolver líderes e garantir que seu negócio cresça de forma sustentável e contínua.
Há algum tempo, realizei uma palestra gratuita com meus sócios, Paulo Alvarenga (P.A.) e Renato Curi, e ela fala exatamente sobre como desenvolver líderes e garantir mais resultado para as organizações.
Se você se identifica com os desafios que elenquei neste artigo, acho que vai se identificar com o tema da palestra: Como construir uma cultura de liderança de alta performance. Espero que seja útil pra você!
Por Arthur Diniz, CEO e fundador da Crescimentum