Sabia que existem muitas competências em comum entre o RH e a área de vendas? 

Pode ser que num primeiro momento você não perceba, mas no último Manhã com RH Online, tive a oportunidade de falar sobre os desafios e competências compartilhadas entre as áreas. 

Neste artigo, você encontra os principais insights do evento e 5 aprendizados comerciais que, se aplicados ao RH, trarão mais sucesso para o negócio. Bora lá?

Quais as semelhanças entre RH e a área de vendas?

Pode ser que você se questione: mas o que o RH e a área de vendas têm em comum? A resposta mais curta é: muitas coisas!

Para te mostrar melhor o que quero dizer, aqui estão alguns pontos que comprovam essas similaridades: 

  • O RH tem clientes? Tem uma organização inteira para atender. 
  • Tem que influenciar? O tempo inteiro tem que conseguir capturar as demandas, desenhar projetos e fazer as vendas internas desses projetos. 
  • Tem metas? Cada vez mais indicadores e dashboards fazem parte da rotina do RH. 
  • Tem que negociar? Muito, afinal, se precisa influenciar, precisa negociar!   

Muito parecido com as demandas da área comercial, concorda?

E as semelhanças não param por aí, porque ambas também compartilham um mesmo propósito: vender a empresa e o que ela faz, gerando resultados por meio do relacionamento entre pessoas.

A pandemia e os desafios para o RH e a área de vendas 

É um fato que o mundo vive em constante transformação, e mais fato ainda que a pandemia foi um grande pontapé de mudanças para as organizações.  

Nesse meio tempo, grandes desafios caíram de paraquedas na mesa do RH: legislação trabalhista, novos formatos de trabalho, modelos de onboarding, saúde mental e muito mais.

Mas essas mudanças não foram só para o RH, todas as áreas sentiram em certo grau uma mudança nas suas atividades. E não foi diferente para a área de vendas.

Enquanto o RH se reestruturava para o trabalho remoto, o time de vendas tinha que se adaptar aos novos horários dos clientes que, do outro lado, também estavam se adaptando ao novo modelo.

Além disso, as duas áreas tiveram que trabalhar de e por lugares diferentes, WhatsApp e chamadas de vídeo são dois grandes exemplos disso.

5 aprendizados da área comercial para o RH

É inegável que a tecnologia se mostrou muito eficiente, mas em um mundo cada vez mais digital, o que diferencia uma organização da outra são os humanos! 

Pensando nisso, separei 5 aprendizados que podem te ajudar a fazer a diferença na sua área, seja você um vendedor, vendedora, ou profissional de RH. Olha só:

1- Reputação

Uma pessoa vende algo com base na reputação da empresa, do produto e, especialmente, na sua própria reputação. Lembre-se: a atitude passada sempre vai interferir na promessa futura. 

E o que isso significa? Que o famoso “aqui sempre fizemos assim” já não vale mais. Vivemos em constante transformação, processos que funcionavam ontem podem não ser mais suficientes hoje. 

Analise o que foi feito, o que deu certo e errado e entenda como gerar impacto a partir daí.

2- Diálogo

Uma necessidade que cresceu com a pandemia foi a comunicação. Por isso, ampliar o diálogo com as áreas é tão crítico hoje. Mas cuidado, fazer pesquisas e levantar informações não se resume a formulários eletrônicos. 

Manter uma comunicação com as equipes é sobre sentar e conversar, ligar para as pessoas e criar workshops. O grande objetivo aqui é construir ambientes informais para criar laços de confiança. 

3- Conexão

Você provavelmente já ouviu falar de “foco no cliente”, não é? Mas e no foco do cliente? Pode parecer só uma mudança de preposição, mas é uma mudança na proposição!

Aqui o importante é olhar para onde o cliente está olhando, entendendo suas necessidades, gerando uma conexão verdadeira com sua dor e sugerindo o melhor caminho.

4- Relevância

“Meu diferencial é o relaciomento”. Quantas vezes você já ouviu essa frase?

Ter uma boa relação com um/a cliente ou líder, não é garantia de um horário na agenda. Vender a relevância do seu projeto, programa ou pauta, mostrando resultados e gerando valor, é o que te garante uma hora. 

5- Timing

Tenha em mente que o timing certo potencializa a mensagem. Ou seja, para conseguir resultados efetivos, você precisa saber a hora certa de agir, de falar e apresentar. 

Pode ser que bons projetos tenham sido engavetados, simplesmente porque não era o melhor momento de serem implementados. Ampliar a visão para a organização como um todo pode ser uma ótima forma de acertar o timing.

 

Uma das maiores conexões entre o RH e a área de vendas se resume a um detalhe: clientes são pessoas! 

Da mesma forma que o RH lida com pessoas diariamente, o comercial também, e cada vez mais os processos pedem por humanização.

A união da Crescimentum e da Posiciona veio para inovar e ajudar mais organizações e profissionais a potencializarem seus talentos e ampliar seu impacto por meio das pessoas. 

Por isso, fico muito feliz de compartilhar sobre uma novidade muito especial, que anunciamos no evento: criamos o Líder do Futuro Comercial, uma imersão dedicada especialmente a profissionais que exercem a liderança direta de um time comercial, que precisam escalar sua experiência e alcançar resultados mais sólidos e impactantes. 

O Líder Comercial do Futuro é uma versão do tão famoso Líder do Futuro, mas direcionado aos desafios específicos de quem precisa entregar resultados de vendas influenciando e conduzindo times comerciais, potencializado pelas empresas que mais entendem de liderança e vendas! Incrível, não é? 

Não deixe de conhecer o programa e saber de todos os detalhes de como podemos ajudar sua empresa a escalar vendas de um jeito totalmente inovador.

Além disso, se quiser assistir à transmissão do Manhã com RH, basta clicar aqui.  

Por Carol Manciola, sócia-diretora da Crescimentum