Já parou para pensar sobre o que as equipes de alta performance têm em comum? Se ninguém te contou, aqui vai: a alta performance tem tudo a ver com confiança.
Mas relações de confiança não nascem de um dia pro outro e são, de longe, desafiadoras.
Mas pessoas que fazem parte de equipes com alto nível de confiança quando comparadas com aquelas que trabalham em equipes com baixo nível de confiança, demonstram:
- 74% menos estresse
- 50% maior de produtividade
- 76% mais engajamento
Por isso, se nós quisermos uma liderança que tenha sentido e que faça com que o seu time alcance a alta performance, é preciso estabelecer relações de confiança com as pessoas.
Neste artigo, você verá como esses dois termos andam lado a lado e 3 caminhos para alavancar a produtividade na sua liderança.
Os maiores desafios de equipes de alta performance
Segundo Patrick Lencioni, o grande desafio das empresas é criar uma cultura onde todas as pessoas estejam remando na mesma direção.
Para isso, equipes que querem atingir a alta performance precisam superar 5 grandes desafios:
- Falta de confiança entre os membros do time
- Medo de conflitos que geram um ambiente de harmonia artificial
- Falta de comprometimento em relação às decisões tomadas
- Falta de responsabilização
- Falta de atenção aos resultados
O nosso foco aqui será o primeiro: a falta de confiança entre os membros da equipe. Mas como fazer pra que esse pilar se fortaleça nos times?
3 pilares para construir relações de confiança
O grande lance aqui é que um clima de confiança começa pela autoconfiança da própria liderança.
Isso porque é responsabilidade da liderança criar ambientes seguros, onde as pessoas possam ser quem são, e então, performar da melhor maneira possível.
Uma liderança sem autoconfiança raramente consegue estabelecer relações, porque ela acaba entrando num personagem e levantando barreiras.
E vamos combinar: as pessoas não querem se relacionar com super-heróis ou personagens, elas querem se relacionar com outra pessoa, que mostre suas vulnerabilidades, falhas e aprendizados.
Como diz Marco Fabossi “gente precisa de gente para ser gente”.
E como tudo começa pela autoconfiança, aqui vai uma dica para você: invista no autoconhecimento, tendo consciência dos seus pontos fortes e de desenvolvimento.
Agora, vamos nos aprofundar em 3 pilares fundamentais pra alavancar a alta performance a partir da confiança:
1- Confiança pessoal
Expressamos essa parte da confiança no dia a dia por meio de nossos comportamentos e, principalmente, pelos exemplos que damos aos demais.
Lembre-se: as pessoas enxergam nossos comportamentos e não as nossas intenções.
Cargos de liderança colocam uma espécie de lupa ou holofote nos líderes. Ou seja, líderes são observados e são vistos como exemplos.
A confiança pessoal é composta por elementos como: honestidade, integridade e transparência.
E não basta se achar honesto, é preciso mostrar-se honesto, explicitando sua honestidade por meio de atitudes e reiterando a verdade.
Por isso, a integridade na liderança tem grande relação com líderes que cumprem o que prometem e vivem de acordo com o que falam.
Uma liderança que age com transparência, além de fortalecer as relações de confiança, potencializa a energia e o foco do time em direção a metas e objetivos do dia a dia.
Quer uma dica simples e prática de como fazer isso? Dando feedbacks honestos e respeitosos.
2- Confiança interpessoal
A confiança interpessoal tem a ver com a demonstração de interesse genuíno e não apenas pelos resultados que ela é capaz de entregar.
Pode ser por meio de conversas genuínas e sem interrupções ou quando paramos o que estamos fazendo para de fato ouvir atentamente a outra pessoa.
Vale lembrar que o interesse genuíno também pode ser, muitas vezes, relacionado com a empatia.
Quando algum liderado ou liderada te procura (tanto no ambiente presencial ou virtual), você consegue se desligar do que está fazendo para dar atenção?
3- Confiança realizacional
Sim, “realizacional” não existe, mas a palavra expressa exatamente o que essa dimensão da confiança representa: capacidade de fazer acontecer, de ter iniciativa com “acabativa” e de entregar ou superar os resultados esperados.
Conhecimento, competência, habilidade e experiência são características imprescindíveis para reforçar cada vez mais essa dimensão.
A confiança realizacional representa o poder de fazer as coisas acontecerem e mobilizar o entorno para alcançar os resultados.
E diferente das outras dimensões, ela é a única situacional, ou seja, depende de um contexto.
A confiança realizacional pode ser traduzida na liderança por meio do comprometimento, empoderamento do time, descentralização das atividades e da capacidade de celebrar as conquistas e reconhecer os esforços.
Viu como confiança e alta performance são lados da mesma moeda? Quando a liderança constrói um ambiente seguro e relações de confiança, as equipes tendem a se destacar.
Espero que esse conteúdo te ajude de verdade a ser uma liderança cada dia melhor!
E se quiser saber mais sobre o tema, lá no nosso YouTube tem um vídeo completo que pode te ajudar. É só clicar aqui para assistir!
Até a próxima!
Por Ana Agua Nova, trainer da Crescimentum