Se o mundo mudou, os modelos de trabalho mudaram e a forma de trabalhar também, quais são as competências que todo RH precisa ter hoje?
Dentre as diversas pautas que profissionais de Recursos Humanos têm à mesa, existem 4 competências que fazem toda a diferença.
Neste artigo compartilharei quais são elas e o que você precisa fazer para se tornar mais estratégico e ágil. Vamos lá?
Por que ser um RH ágil?
O RH ágil tem a ver com se basear por meio da análise de dados e apoiar decisões alinhadas com o objetivo da organização.
Além disso, um departamento de recursos humanos que participa da elaboração das estratégicas da empresa e tem autonomia para utilizar tecnologia e novas metodologias, proporciona benefícios não apenas para as pessoas, como também para a empresa.
Quando isso acontece, a organização se torna mais adaptável, criativa e flexível.
Mas afinal, você sabe quais são as diferenças entre o RH tradicional e o ágil?
RH tradicional x RH ágil
Precisamos ter em mente que quando um departamento se torna ágil, ele não apenas se torna mais flexível, como também gera retornos positivos para a empresa.
Agora, mais importante do que entender o que é uma área ágil, é compreender procedimentos que não alavancam a organização e que fazem parte do RH tradicional.
Sabe o que não faz parte de um departamento estratégico?
- Foco apenas no operacional
- Baixo nível de planejamento
- Não buscar a consolidação da cultura organizacional
- Tomar decisões no achismo
- Não desenvolver talentos
Essas ações não fazem com que o RH atue com mais eficiência e conquiste impactos positivos no negócio. Logo, é preciso olhar para eles com atenção e evitar que façam parte do seu cotidiano.
E cá entre nós: quando o setor deixa de restringir sua atuação a processos operacionais e assume um papel essencial na estratégia da empresa, as chances de conquistar resultados ainda melhores aumenta. Concorda?
4 competências que todo RH precisa ter para ser ágil
Quando penso num RH que realmente alavanca uma organização, existem 4 competências que vejo como essenciais para acompanhar e se adaptar ao mundo transformador em que vivemos. Vamos a elas?
1- Adaptabilidade
Ser ágil significa ser capaz de se adaptar rapidamente às situações conforme elas aparecem.
Cada dia surgem novos desafios para os profissionais de RH e nem sempre se pode confiar no que funcionou ontem para resolver os problemas de amanhã.
É fundamental usar sua experiência como uma ferramenta, mas não depender apenas dela para resolver problemas.
Metodologias ágeis podem ser grandes aliadas na adaptabilidade de uma organização, mas é preciso que você se lembre que elas envolvem toda a empresa.
Por mais que sejam super importantes, o valor dos modelos ágeis será maior em algumas partes da organização do que em outras. Em razão disso, tenha um planejamento prévio e pense com cuidado sobre quais partes serão mais beneficiadas, canalizando seu esforço para aplicar um modelo ágil que realmente gere resultados.
2- Inteligência emocional
É fundamental saber lidar com as emoções diante dos obstáculos que aparecem no dia a dia.
Ter inteligência emocional é saber equilibrar os sentimentos e emoções e isso não é benéfico apenas para a vida profissional. Com essa competência, é possível encarar situações de conflito até mesmo na vida pessoal.
Para você, profissional de RH, essa competência também é uma forma de aprender a lidar com as emoções das pessoas que estão ao seu redor, sabendo identificar quais precisam de ajuda e cuidados.
Aqui no blog tem um artigo que pode te auxiliar a desenvolver a inteligência emocional, é só clicar aqui.
3- Inovação
Ágil é uma forma de trabalhar e de ser. Para fomentar uma cultura ágil em uma organização, não é suficiente estabelecer métodos de automação, planejamento e revisão de projetos.
Um RH que possui agilidade como pilar, deve inspirar e motivar a criatividade e inovação nos times para que contribuam ativamente, à medida que a organização avança.
Temos visto transformações profundas nas formas de se fazer negócios e gerenciar pessoas, e o mundo acelerado e volátil em que vivemos exige que as empresas implementem novas maneiras de trabalhar e inovem de forma cada vez mais rápida.
Por isso, é importante contar com equipes diversas, que testam e aprendem com o erro inédito. Só assim será possível fazer diferente e responder a uma nova dinâmica de mercado.
Se inovação ainda não faz parte da rotina da sua organização, a hora de começar é agora!
4- Lifelong learning
Nos últimos tempos, estamos vivendo uma verdadeira revolução em nosso jeito de ser e fazer as coisas. O mundo está mudando em uma velocidade nunca vista antes e isso gera uma necessidade latente nas organizações de promover o aprendizado contínuo.
Por isso, aprender continuamente, estar aberto/a a novas experiências e ser flexível se tornaram características ainda mais essenciais para organizações de sucesso.
Mais do que nunca, proporcionar o aprendizado ágil é crucial para a sobrevivência das empresas, especialmente quando novas habilidades são a fonte do sucesso e prosperidade de nossas organizações.
Pessoas com essa competência estão sempre atualizando seus conhecimentos para manter o crescimento e o desenvolvimento de suas carreiras. Esse mindset é um forte diferencial competitivo, já que faz com que novas tendências e habilidades sejam aplicadas nas organizações.
E não se esqueça: o lifelong learning significa, além de muitas coisas, encontrar novas maneiras de se desenvolver, pensar, agir e enxergar novos caminhos de formas diferentes.
Espero que esse conteúdo te ajude a entender o que falta para que você seja cada vez mais estratégico e ágil.
Até a próxima!
Por Renato Curi, Sócio-diretor e Head de Design de Aprendizagem da Crescimentum