Se o mundo mudou, os modelos de trabalho mudaram e a forma de trabalhar também, quais são as competências que todo RH precisa ter hoje?

Dentre as diversas pautas que profissionais de Recursos Humanos têm à mesa, existem 4 competências que fazem toda a diferença.

Neste artigo compartilharei quais são elas e o que você precisa fazer para se tornar mais estratégico e ágil. Vamos lá?

Por que ser um RH ágil?

O RH ágil tem a ver com se basear por meio da análise de dados e apoiar decisões alinhadas com o objetivo da organização. 

Além disso, um departamento de recursos humanos que participa da elaboração das estratégicas da empresa e tem autonomia para utilizar tecnologia e novas metodologias, proporciona benefícios não apenas para as pessoas, como também para a empresa.

Quando isso acontece, a organização se torna mais adaptável, criativa e flexível.

Mas afinal, você sabe quais são as diferenças entre o RH tradicional e o ágil?

RH tradicional x RH ágil

Precisamos ter em mente que quando um departamento se torna ágil, ele não apenas se torna mais flexível, como também gera retornos positivos para a empresa.

Agora, mais importante do que entender o que é uma área ágil, é compreender procedimentos que não alavancam a organização e que fazem parte do RH tradicional.

Sabe o que não faz parte de um departamento estratégico?

  • Foco apenas no operacional
  • Baixo nível de planejamento
  • Não buscar a consolidação da cultura organizacional
  • Tomar decisões no achismo
  • Não desenvolver talentos

Essas ações não fazem com que o RH atue com mais eficiência e conquiste impactos positivos no negócio. Logo, é preciso olhar para eles com atenção e evitar que façam parte do seu cotidiano.

E cá entre nós: quando o setor deixa de restringir sua atuação a processos operacionais e assume um papel essencial na estratégia da empresa, as chances de conquistar resultados ainda melhores aumenta. Concorda?

4 competências que todo RH precisa ter para ser ágil

Quando penso num RH que realmente alavanca uma organização, existem 4 competências que vejo como essenciais para acompanhar e se adaptar ao mundo transformador em que vivemos. Vamos a elas?

1- Adaptabilidade

Ser ágil significa ser capaz de se adaptar rapidamente às situações conforme elas aparecem.

Cada dia surgem novos desafios para os profissionais de RH e nem sempre se pode confiar no que funcionou ontem para resolver os problemas de amanhã

É fundamental usar sua experiência como uma ferramenta, mas não depender apenas dela para resolver problemas.

Metodologias ágeis podem ser grandes aliadas na adaptabilidade de uma organização, mas é preciso que você se lembre que elas envolvem toda a empresa.

Por mais que sejam super importantes, o valor dos modelos ágeis será maior em algumas partes da organização do que em outras. Em razão disso, tenha um planejamento prévio e pense com cuidado sobre quais partes serão mais beneficiadas, canalizando seu esforço para aplicar um modelo ágil que realmente gere resultados.

2- Inteligência emocional

É fundamental saber lidar com as emoções diante dos obstáculos que aparecem no dia a dia.

Ter inteligência emocional é saber equilibrar os sentimentos e emoções e isso não é benéfico apenas para a vida profissional. Com essa competência, é possível encarar situações de conflito até mesmo na vida pessoal.

Para você, profissional de RH, essa competência também é uma forma de aprender a lidar com as emoções das pessoas que estão ao seu redor, sabendo identificar quais precisam de ajuda e cuidados.

Aqui no blog tem um artigo que pode te auxiliar a desenvolver a inteligência emocional, é só clicar aqui.

3- Inovação

Ágil é uma forma de trabalhar e de ser. Para fomentar uma cultura ágil em uma organização, não é suficiente estabelecer métodos de automação, planejamento e revisão de projetos. 

Um RH que possui agilidade como pilar, deve inspirar e motivar a criatividade e inovação nos times para que contribuam ativamente, à medida que a organização avança.

Temos visto transformações profundas nas formas de se fazer negócios e gerenciar pessoas, e o mundo acelerado e volátil em que vivemos exige que as empresas implementem novas maneiras de trabalhar e inovem de forma cada vez mais rápida.

Por isso, é importante contar com equipes diversas, que testam e aprendem com o erro inédito. Só assim será possível fazer diferente e responder a uma nova dinâmica de mercado.

Se inovação ainda não faz parte da rotina da sua organização, a hora de começar é agora!

4- Lifelong learning

Nos últimos tempos, estamos vivendo uma verdadeira revolução em nosso jeito de ser e fazer as coisas. O mundo está mudando em uma velocidade nunca vista antes e isso gera uma necessidade latente nas organizações de promover o aprendizado contínuo

Por isso, aprender continuamente, estar aberto/a a novas experiências e ser flexível se tornaram características ainda mais essenciais para organizações de sucesso. 

Mais do que nunca, proporcionar o aprendizado ágil é crucial para a sobrevivência das empresas, especialmente quando novas habilidades são a fonte do sucesso e prosperidade de nossas organizações. 

Pessoas com essa competência estão sempre atualizando seus conhecimentos para manter o crescimento e o desenvolvimento de suas carreiras. Esse mindset é um forte diferencial competitivo, já que faz com que novas tendências e habilidades sejam aplicadas nas organizações.

E não se esqueça: o lifelong learning significa, além de muitas coisas, encontrar novas maneiras de se desenvolver, pensar, agir e enxergar novos caminhos de formas diferentes.

Espero que esse conteúdo te ajude a entender o que falta para que você seja cada vez mais estratégico e ágil.

Se você já quer exercitar o seu lifelong learning, vou deixar aqui um conteúdo rico que escrevi, onde compartilho 8 caminhos para o futuro do trabalho a partir de insights de profissionais de RH de empresas como iFood, Whirlpool e XP. 

Tenho certeza de que será um ótimo complemento para você, que quer sair do tradicional e ir cada vez mais em direção ao estratégico. Para acessar é só clicar aqui.

Até a próxima!

Por Renato Curi, Sócio-diretor e Head de Design de Aprendizagem da Crescimentum