A sua organização é consciente sobre os impactos das mudanças climáticas?

Se a resposta for não, saiba que é melhor fazer isso o quanto antes! Afinal, não estamos apenas falando sobre as mudanças que estão acontecendo, mas em como vencer a luta contra a crise climática.

As organizações são as estruturas sociais com maior poder de mobilização e impactos e para isso precisam pensar e promover ações práticas dentro e fora das empresas.

Aproveitando que esse ano aconteceu a COP 27, Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, com 12 dias de debates com pautas importantes sobre como evitar o aumento do aquecimento global, o momento é mais que ideal para parar e repensar o papel da sua organização no mundo, né? 

Por isso, neste artigo trouxe 5 dicas de como iniciar essa importante conscientização na sua organização. Vamos lá?

Por que devemos nos preocupar com as mudanças climáticas?

Não há dúvidas de que a mudança climática é uma realidade. É só observar os incêndios florestais na Califórnia, no Pantanal, na Austrália ou as grandes chuvas no nordeste brasileiro.

Mas a verdade é que existem dois grandes fatos quando o assunto é sustentabilidade e empresas. 

Primeiro, organizações que querem deixar um legado para o futuro devem assumir grandes compromissos com a sociedade e com o mundo. Segundo, e talvez até mais relevante, para que isso realmente aconteça, as pessoas precisam mudar a maneira como pensam e realizam suas tarefas dentro e fora do trabalho.

É por isso que as empresas devem unir forças para promover práticas que ampliem a reflexão sobre os grandes impactos que simples ações do dia a dia causam.

Segundo levantamento da consultoria Grant Thornton, 95% dos empresários brasileiros consideram importante reduzir a emissão de gás carbônico, gerar energia limpa e adotar esforços contra o desmatamento.

Esse dado nos lembra de como é preciso colocar a preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade no centro dos negócios, não pensando apenas no lucro, mas nas futuras gerações e a marca que se deseja deixar no mundo.

Além disso, é fundamental criar novas alternativas para conectar pessoas, tecnologia e soluções, construindo um mundo mais sustentável.

5 maneiras de conscientizar sua empresa sobre as mudanças climáticas

A grande verdade é que a conscientização coletiva traz impactos que todas as áreas de uma organização podem sentir. Mas a grande pergunta é: como fazer isso?

Para te ajudar a dar o primeiro passo, separei 5 maneiras de conscientizar as pessoas da sua empresa:

1- Mobilidade sustentável

Sabia que o transporte é responsável pela emissão de 16% dos gases de efeito estufa no mundo? A mobilidade diária das pessoas, contribui em grande escala com essas emissões, principalmente em países que possuem uma grande área urbana.

Portanto, se as empresas desejam mesmo ajudar as pessoas a reduzirem essa emissão, o primeiro passo deve ser olhar para o deslocamento diário dos seus times .

Existem algumas formas para fazer com que a mobilidade seja sustentável, que são: incentivar caronas, o uso do transporte público, ciclismo, caminhada (dependendo da distância) e por aí vai.

Se nenhuma dessas opções cabem na realidade da sua organização, por que não incentivar o trabalho híbrido? Essa é uma forma, que além de aumentar a flexibilidade, ajuda a diminuir o deslocamento e, consequentemente, a emissão de dióxido de carbono (CO2).

2- Evitar o desperdício no ambiente de trabalho

Sabia que é possível reduzir a emissão de CO2 por meio de atitudes simples?

Pois é, são pequenas ações que fazem uma grande diferença.

Além disso, organizações podem (e devem) estimular os times a praticarem hábitos sustentáveis do trabalho em casa, contribuindo para a diminuição da pegada de carbono pessoal.

Isso ajuda a aumentar a consciência sobre o consumo, abandonando costumes automáticos e agindo conforme os 3Rs (reduzir, reutilizar e reciclar). Princípios básicos que precisam fazer parte das práticas de toda empresa!

3- Transparência nos processos

Já parou pra pensar em como as empresas que buscam ser mais sustentáveis devem ser mais transparentes?

Afinal, além de se preocuparem com o impacto social que causam na sociedade, é essencial mostrar ao público como funciona a cadeia produtiva e quais são os caminhos que os produtos e serviços precisam percorrer até chegarem ao consumidor final.

Ao saber quais são os processos que acontecem dentro de uma organização, as pessoas desenvolvem mais empatia, confiança e realmente compreendem quais são os valores e a missão da companhia.

É por isso que sempre digo que a transparência nos processos aumenta significativamente a fidelização dos clientes, além de provocar a disciplina de cuidar permanentemente da evolução dos processos. 

4- Treinar e desenvolver a liderança

No mundo corporativo existe um fato que é incontestável: seja qual for a meta ou o objetivo, se a ideia não for aceita pelas lideranças da empresa, nenhuma mudança irá acontecer.

A transformação sustentável prevê uma mudança de cultura. Como as organizações se transformam a partir da evolução das pessoas, o pontapé inicial está no treinamento e desenvolvimento da liderança para que sua mudança de mindset aconteça e influencie a transformação por toda a organização.

É justamente por isso que as lideranças precisam compreender a importância e o propósito das ações sustentáveis, bem como o retorno que a empresa receberá. Além disso, também é fundamental investir em treinamentos e discussões produtivas sobre o tema, para que as lideranças consigam ampliar o conhecimento e passar adiante.

5- Envolver a equipe

Por mais que seja essencial transmitir os impactos das mudanças climáticas e a importância das práticas sustentáveis, não é apenas a liderança que é a peça-chave para construir uma empresa eco-friendly.

É fundamental que as demais pessoas da organização entendam quais serão os frutos colhidos com essas práticas a médio e longo prazo.

Ampliando o conceito de equipe para o todo, essa maneira será mais eficaz se assegurada pelo processo decisório e todo o desenho da governança corporativa, permeando todos os níveis da organização, ampliando a consciência, proporcionando educação, criando conexão e engajamento entre as pessoas, sustentados por um conceito capaz de unir a todos em um propósito em comum.

E aqui deixo um importante lembrete: todas essas iniciativas para conscientização só funcionam se forem coletivas.

O futuro é agora!

Não importa em qual segmento ou setor sua organização faça parte, já deve ter observado como a mudança climática impacta os resultados e a alta performance dos negócios. 

Mas o oposto também é verdadeiro: as ações da sua empresa também influenciarão o planeta nas próximas décadas – para melhor ou para pior. Qual você escolhe?

Para te ajudar a repensar ainda mais esses impactos e a importância da conscientização, deixo aqui um vídeo do Cegos Group sobre suficiência e consumo energético. Clique aqui para assistir!

Saber a teoria é importante, mas com esse conteúdo você verá que a prática é essencial!

Espero que tenha te ajudado a refletir sobre esse assunto tão importante.

Até a próxima!

Por Gui Marback, sócio-diretor e head de Cultura Organizacional