Virei líder, e agora…O que faço? Como faço? Peço, mando ou exijo? A primeira liderança é um desafio!
E o buraco é mais embaixo! Se a organização não investiu no desenvolvimento profissional antes da promoção, é aquilo: você sabe que as coisas mudaram, mas não sabe ao certo como mudar junto e da melhor forma possível.
A verdade é que quem acaba de assumir uma liderança precisa tomar alguns cuidados. Por isso, separei 6 dicas simples que vão te ajudar a trilhar esse momento inicial da sua carreira como líder. Vem ver!
6 dicas para a primeira liderança
Antes de continuar, precisamos sinalizar uma realidade. Uma pesquisa mostrou que só 15% das lideranças brasileiras recebem algum tipo de treinamento formal antes de assumirem cargos de gestão.
E o que isso significa? Que a maioria dos líderes de primeira viagem aprendem na “marra” como cumprir seu papel no dia a dia.
Liderar pessoas não é uma tarefa fácil e exige bastante. Não é à toa que um dos principais motivos para desengajamento e demissões hoje em dia são as lideranças tóxicas.
E é exatamente por isso que o ou a líder de primeira viagem precisa saber algumas coisas importantes:
1- Construa relações de confiança
Antes de tudo, você precisa entender que uma relação de confiança é a base de uma liderança de sucesso. É a partir daí que você realmente conhece as pessoas além do cargo e função.
Por isso, aproveite momentos informais para se aproximar das pessoas e entender o que elas fazem no dia a dia, ouça atentamente o que elas têm a dizer e também compartilhe suas histórias.
2- Delegue mais e certo
Liderança é sinônimo de mais responsabilidades, então chegou a hora de abrir mão do controle e delegar o máximo de tarefas possíveis.
Por isso, conhecer o time e suas habilidades é tão importante, assim você vai saber qual é o talento certo para cada atividade, e de quebra, engajar e desenvolver essas pessoas.
3- Desenvolva o time
Pode até parecer, mas o papel da liderança não é sair resolvendo todos os problemas que aparecem.
O ideal é que a liderança prepare a equipe para que ela tenha autonomia para fazer o que precisa ser feito. Sendo assim, é responsabilidade do e da líder capacitar, desafiar e desenvolver as pessoas num nível profissional e pessoal também.
4- Assuma a postura de líder
Agora você é líder e precisa se comportar como tal. Mas cuidado que aqui a linha pode ser tênue entre o “amigão do time” e o “chefão”.
Você precisa cobrar resultados e, ao mesmo tempo, estar disponível para cuidar da equipe, não esquecendo dos seus novos limites e prestando atenção ao que diz.
Lembre-se que cuidar da equipe envolve o físico, mental e emocional.
5- Equilibre vida pessoal e profissional
Pode ser que surjam muitas demandas e você precise ficar até mais tarde para concluir uma coisa ou outra e isso é normal, mas não deve fazer parte da sua rotina!
Aqui na Crescimentum sempre falamos sobre a importância do envolvimento total, que nada mais é do que equilibrar as 4 energias – física, mental, espiritual e emocional – para não perder a linha e passar a fazer parte das estimativas assustadoras de pessoas com burnout.
A liderança deve ser exemplo de que sucesso profissional e uma vida equilibrada coexistem!
6- Invista no mentoring
Se você ainda não tinha, é hora de procurar um mentor! Não é a primeira e não será a última vez que falamos sobre o impacto positivo do mentoring para pessoas e organizações.
O papel do mentor – que você, líder, também deverá assumir com o tempo – é o de ajudar alguém a se desenvolver compartilhando conhecimento e experiências.
Por isso, procure alguém (na sua empresa ou fora dela) com experiência na área e que, de preferência, conheça as ferramentas do mentoring.
Quer uma ajuda para colocar isso em prática?
Há 20 anos nossa missão tem sido transformar pessoas e ao longo desse tempo já ajudamos muitas organizações, lideranças, e times a alcançarem melhores resultados com nossa imersão Líder do Futuro Fundamentos, que foi criado para apoiar líderes iniciantes para assumirem esse novo desafio com excelência. Se quiser saber mais, é só clicar aqui!
E agora que você sabe o que fazer, que tal saber o que não fazer? Clique aqui para conferir alguns erros clássicos de liderança que você pode evitar a partir de hoje.
Espero que este conteúdo te ajude a ter sucesso em sua primeira liderança!
Até breve!
Por Bruna Pratali, Content Manager da Crescimentum