Delegação pode até parecer uma tarefa fácil, mas não necessariamente é. 

Vamos fazer um teste rápido: quantas dessas situações você já viveu?

  • A equipe não realizou as coisas que deveriam da forma que deveriam e gerou mais retrabalho?
  • Alguém da equipe nem sabia o que fazer e você teve que ir lá fazer mais uma vez?
  • Já sentiu que você precisa ficar apagando incêndio e resolvendo questões sempre muito parecidas?
  • Já se sentiu sobrecarregado ou sobrecarregada no meio disso tudo?

Se você disse sim para alguma delas, saiba que o obstáculo pode estar na falta de delegação. Pois é, esse é um desafio que praticamente toda liderança já passou.

Mas o fato é que se isso está acontecendo com sua equipe, você está contribuindo de alguma maneira para isso.

Todos esses “sintomas” podem ser melhorados quando a liderança delega mais e estrategicamente. 

Por isso, neste artigo separei algumas dicas que podem te ajudar a superar esse desafio e começar a delegar agora. Vamos lá?

Quais os efeitos da falta de delegação?

A falta de delegação traz alguns resultados negativos para o time, para a liderança e para o próprio negócio. Isso porque um líder que centraliza não empodera e causa frustração na equipe.

Não permitir que os talentos sejam conhecidos, desmotiva as pessoas e, consequentemente, diminui o nível de engajamento.

Mas enquanto isso acontece de um lado, do outro, sobra para o líder a sobrecarga, falta tempo para planejar estratégias, pensar em inovação e acompanhar o próprio time.  

Se a delegação é algo que está nas mãos da liderança, então vale a pena assumir a parte de responsabilidade pelo que acontece dentro das equipes.

E é aqui eu gosto de trazer a tal da Lei do ⅓. Você conhece? Nesse conceito, em tudo o que acontece com a gente, temos ⅓ de responsabilidade sobre.

Lembra daquelas perguntas iniciais, você se perguntou o que estava fazendo ou como estava agindo que ajudou a contribuir para o “sim”?

O grande lance aqui é, antes de mais nada, olhar para si e refletir sobre a autorresponsabilização.

Por que muitas lideranças não delegam? 

Existem diversas razões pra alguém não delegar, mas vou separar algumas: 

  • Medo de ser substituído
  • Receio de não ser importante
  • Medo de que as coisas não saiam com a qualidade ou da forma que gostaria

O importante aqui é identificar qual a principal barreira para a delegação. Mas uma coisa adianto: delegar envolve risco, não tem jeito.  

Se não sente frio na barriga ao delegar, é porque não está delegando o suficiente. 

Laszlo Bock

No mundo mais complexo, ágil e com a gestão híbrida, a liderança não está mais presente em todos os projetos e reuniões.

Essas mudanças de cenário exigem que a liderança coloque em prática a habilidade da delegação, ainda mais com a autonomia sendo um motivador para as novas gerações. 

4 dicas de delegação

Antes das dicas, existem dois fatores que a liderança precisa considerar na hora de delegar: risco para o negócio e competências necessárias para fazer a tarefa.

Se a atividade tem um alto risco para o negócio, é bom que o líder esteja mais presente na execução da tarefa. Agora, se a tarefa tiver um baixo risco é o momento em que se pode delegar mais. 

Com relação a competência, quanto menor competência ou experiência a pessoa tiver, mais próximo o líder precisa ficar e vice versa.

Sabendo disso, aqui estão 4 caminhos para delegar mais:

1- Conheça o time

A pessoa que você vai receber a demanda tem as competências necessárias para executá-la bem? É preciso ter isso em mente. 

Treine e delegue somente o que tiver segurança de que o liderado ou a liderada é capaz de realizar.

2- Não microgerencie, mas estabeleça pontos de controle

Lembre-se que delegar não é “delargar”, repassando uma atividade e colocando o colaborador “na fogueira”, fugir à responsabilidade, não orientar e não assumir riscos pelo resultado final.

Delegar envolve responsabilizar, mas, principalmente, também estar perto para ajudar.

3- Aceite que erros podem acontecer

Não adianta ficar se remoendo pensando que algo poderia ser diferente. Aprenda a conviver com os erros e resultados diferentes daqueles que obteria.

4- Delegue de forma equilibrada

Cada pessoa tem um perfil diferente e o líder também precisa colocar isso na balança. Determinada pessoa pode receber mais delegações que outras e isso é normal.

E lembre-se de reconhecer e elogiar o trabalho realizado. Isso irá elevar a motivação e engajamento do seu time. 

Que tal começar a delegar?

Aqui na Crescimentum, sabemos os inúmeros desafios que a liderança traz e o poder de impacto de uma liderança extraordinária para a organização e sociedade.

É por isso que há 18 anos temos a missão de transformar líderes em pessoas extraordinárias de uma forma totalmente inovadora e foi daí que nasceu nossa imersão Líder do Futuro

Quem já viveu, sabe e nunca esquece. E se você conhece alguém que já viveu, é bem provável que tenha alguma ideia do que estou dizendo rs. 

Lá, desenvolvemos o tema delegação a partir de ferramentas extraídas das principais escolas de negócio do mundo e desmistificamos mitos que te impedem de delegar de uma forma bastante personalizada. Assim, cada pessoa consegue refletir sobre si e seu cotidiano e sair com um plano de ação concreto.

Espero que depois dessas dicas, você delegue mais!

Até a próxima!

Por Victor Freire, Trainer da Crescimentum