Do dia para a noite, organizações e pessoas foram obrigados a parar, olhar para dentro, e se reinventar. A adaptação a um novo contexto trouxe uma pauta urgente para as organizações: falar de cultura organizacional em tempos de crise se tornou essencial

Neste artigo, falo um pouco sobre os impactos da crise do Coronavírus na cultura organizacional, e trago insights sobre como essa mudança de valores guiará nossas empresas para uma nova experiência.

O impacto cultural da COVID-19

Já sabemos que, diante da crise, as empresas foram obrigadas a se adaptar. Ser capaz de mudar, inovar e lidar com diferentes formas de fazer as coisas foram imprescindíveis para responder aos novos desafios. 

Essas mudanças não apenas impactaram a forma como nossos negócios funcionam. Mas, também, desafiaram os valores que orientam as nossas escolha. Ou seja, desafiam a nossa cultura. 

Recentemente, a Deloitte divulgou uma pesquisa intitulada “Respostas à crise da Covid-19”. Esta pesquisa envolve 1.007 executivos, representando 662 empresas com sede no Brasil. Dentre os profissionais, mais da metade são C-levels. 

De acordo com essa pesquisa, 60% das empresas sentem a necessidade de mudança do modelo de trabalho e da cultura organizacional.

Ainda segundo a pesquisa, a preocupação com as mudanças que impactarão novas formas de trabalhar no novo normal são pauta marcante para os entrevistados. Inclusive, o que chama a atenção é que essa preocupação vem antes, inclusive, do nível de endividamento.

Mas como aproveitar esse momento de mudança para, efetivamente, transformar e liderar a evolução? Essa é a grande oportunidade que está na mesa!

A mudança nos valores pessoais

Valores pessoais refletem o que mais importa para nós, enquanto indivíduos. Eles moldam a maneira como nos comportamos. Mas por que algo tão pessoal é importante para nós, quando pensamos em organizações?

Porque, segundo a Barrett Values Center, quando os valores pessoais estão alinhados com os da organização, os funcionários sentem uma sensação de conexão e são capazes de se esforçar ao máximo para trabalhar em compromisso com seu objetivo.

Os valores pessoais não costumam sofrer grandes variações ao longo do tempo. No entanto, em situações de mudanças extremas de vida, pessoas costumam avaliar suas prioridades e alterar, consideravelmente, quais valores devem orientar as suas escolhas. 

Com a pandemia do Coronavírus, isso não foi diferente. Adaptadas a um novo contexto de vida e de trabalho, as pessoas agora estão, também, diante de novas necessidades. 

A BVC identificou essa mudança de priorização nos valores pessoais e realizou uma pesquisa para compreender o que é importante para as pessoas agora. Dentre as respostas, estão:

  • Fazer a diferença
  • Adaptabilidade
  • Bem-estar
  • Cuidar
  • Aprendizagem contínua
  • Família

Empresas que compreendem essa mudança, já estão tomando atitudes necessárias para remodelar sua cultura organizacional. Essa nova experiência deve representar uma mudança de dinâmica. Falaremos mais disso adiante. 

A nova experiência organizacional

Em sua avaliação global de valores, a BVC procurou entender melhor o impacto que a pandemia teve na cultura das organizações, para ajudar empresas a se recuperarem e prosperarem neste novo futuro que está sendo criado. 

Analisando as respostas de mais de 2.500 pessoas em todo o mundo, fica claro que pessoas e organizações estão repriorizando os valores que orientam sua tomada de decisão.

As preocupações mudaram e, de acordo com o levantamento, podemos dizer que as culturas organizacionais caminham para um momento mais saudável. A entropia cultural de 38 empresas da pesquisa caiu de 20% para 17%.

Aliás, segundo a BVC, as organizações estão 3 vezes mais alinhadas com a cultura desejada pelos seus funcionários agora do que antes da COVID-19.

Alguns fatores que, com certeza, contribuíram para esse cenário são uma queda em valores potencialmente limitantes, como burocracia, controle e hierarquia. Em contrapartida, agora, vemos um aumento na insegurança, cautela e confusão. 

valores antes da pandemia

Além destes números extremamente significativos, a pesquisa ainda revela que o foco tradicional em processos de finanças e eficácia foi substituído pelo foco nas pessoas, agilidade e comunicação.

Os valores para o novo normal

A cultura organizacional é uma poderosa aliada para sua empresa atravessar a crise e capturar as oportunidades que o momento oferece. Como os colaboradores se sentem, a conduta instaurada e os comportamentos a seguir influenciam diretamente os resultados do negócio.

Percebemos que muitos valores e comportamentos praticados hoje, em meio a um cenário de crise, estão alinhados com o que as pessoas querem ver no futuro. Alguns dos novos valores que permanecerão para o novo normal são:

  • Adaptabilidade
  • Agilidade
  • Trabalho em equipe
  • Conexão digital
  • Balanço trabalho/lazer
  • Colaboração entre grupos

Embora a crise tenha sido uma ótima oportunidade de potencializar mudanças positivas nos valores organizacionais, as pessoas ainda buscam por empresas com mais comunicação, inovação e colaboração. 

Como guiar a sua cultura organizacional daqui para a frente?

Diante dos resultados apresentados neste artigo, podemos concluir que, apesar do medo, perda e incerteza provocados pela pandemia, este tem sido um momento extremamente importante para repensar como as organizações têm sido conduzidas.

Além disso, é o momento de reavaliar quanto os comportamentos e escolhas dos líderes estão congruentes com aquilo que se prega. 

O momento é fértil para redefinir as prioridades organizacionais, levando em consideração a necessidade das pessoas e fortalecer a sua cultura de forma integral como alavanca para ampliação dos resultados.

Mais do que nunca, vemos que pessoas estão sendo priorizadas sobre processos, e que a adaptabilidade tem superado o controle. 

Neste momento, é importante que você tenha consciência que suas decisões estratégicas devem levar em consideração o bem-estar e as necessidades dos colaboradores como caminho a ser trilhado para ampliar o nível de engajamento das pessoas. 

Desta forma, estará guiando a sua organização, sob uma cultura fortalecida por valores alinhados em todos os níveis, para encarar o novo normal.

Não sabemos ainda para qual futuro estamos caminhando, mas sabemos que as organizações de culturas fortes obtêm melhores resultados e são mais resilientes para atravessar este período de incerteza. 

Então, como você faz a gestão da sua cultura organizacional neste momento define muito sobre para onde você está conduzindo o seu negócio e as suas pessoas. 

Instituições orientadas por valores são mais bem-sucedidas e nós, da Crescimentum, já ajudamos diversas organizações a potencializarem seus resultados por meio de uma gestão da cultura organizacional mais consciente e que realmente gere impacto no dia a dia das empresas. 

Saiba mais sobre como podemos te ajudar a impactar seus resultados e esteja preparado para conduzir sua organização com mais eficácia no novo normal. 

 

Por Gui Marback, sócio-diretor e head de Cultura Organizacional da Crescimentum