Na teoria, sabemos o quanto é importante construirmos relações de confiança para gerarmos relações mais sustentáveis e que essa construção exige dedicação e, principalmente, um interesse genuíno pela necessidade do outro. Partindo desse pressuposto, há uma oportunidade grande hoje por parte dos líderes de trabalharem nesse aspecto.

 

Segundo o escritor John Kotter, “a maioria das organizações são super gerenciadas e sub lideradas”. Isso quer dizer: muito controle e baixa construção de relações de confiança por parte da liderança.

 

Vejo diariamente líderes que não conhecem seus liderados como serem humanos, não sabem suas histórias, ambições, o que valorizam, quem são as pessoas atrás do crachá.

Consequências da falta de confiança

Quando o liderado sente que seu líder não se importa, ou seja, percebe um descompromisso com seu próprio desenvolvimento, o que segundo a autora Brene Brown, gera alguns dos maiores medos das pessoas: medo de ser abandonado, desvalorizado e desprezado.

 

Então, se estamos falando de construir uma relação de confiança, é necessário mostrar o quanto você, líder, se importa com seus liderados e isso vai exigir tempo, trabalho, atenção e comprometimento. Isso significa saber ouvir, dar e receber feedbacks, dedicar atenção para as pessoas, se interessar por elas para gerar conexão.

Em termos práticos

Não tem receita pronta para construir essa relação de confiança. É como uma planta que temos que nutrir e regar para crescer, mas ao longo da minha carreira, posso compartilhar algumas dicas importantes para essa construção:

 

  1. Faça uma linha do tempo com seus liderados para conhecer suas histórias de vida e permita que eles também conheçam a sua;
  2. Mostre suas imperfeições, não gaste energia tentando esconder suas fraquezas, a perfeição não existe;
  3. Mostre empatia, palavras como “sei como se sente”, “você não está sozinho”;
  4. Alinhe seus valores com suas atitudes, ou seja, seja congruente para ser exemplo e inspirar confiança;
  5. Mostre que se importa com quem seu liderado é.

 

Assim, humanizamos um pouco mais as relações no trabalho, tornando as pessoas mais felizes e produtivas.

 

Entender a importância da confiança dentro do ambiente corporativo é o primeiro e mais importante passo para que as relações se tornem mais próximas, como consequência, melhores resultados, clima organizacional mais leve e produtivo.



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