Cada vez mais pessoas no Brasil e no mundo buscam o Coaching enquanto profissão e muito se fala sobre o assunto. Tornar-se um Coach passou a ser uma prioridade para muitos profissionais.

Por isso, o objetivo aqui é ajudar você, que quer se tornar um Coach, a ter as informações necessárias para dar o próximo passo, dando dicas para que você obtenha sucesso em sua nova escolha de carreira.

O que significa ser um Coach?

Dados da International Coach Federation (ICF) apontam que, nos últimos quatro anos, o Coaching cresceu mais de 300% no Brasil.

A estimativa é de que o segmento tenha movimentado mais de R$ 50 milhões nos últimos anos. Outra pesquisa, realizada pela consultoria PwC, entre 2009 e 2012, mostra que o número de Coaches certificados no Brasil subiu de 350 para 1.100.

Mesmo tendo mais do que triplicado, o país ainda está bem atrás da América do Norte e da Europa, onde há uma média de 40 Coaches por cada milhão de habitantes.

Isso quer dizer que você vai encontrar um mercado em expansão com espaço para novos profissionais e poderá identificar preferências e, se quiser, escolher um nicho para sua atuação como um Coach de:

Mas como começar?

Um bom Coach começa por si mesmo, pelo seu autoconhecimento e desenvolvimento pessoal e profissional. Para se tornar Coach, primeiro é preciso querer.

Coaching é uma carreira que pode ser exercida por qualquer pessoa, independente da área de atuação ou formação acadêmica.

Mas uma primeira pergunta importante a fazer é: por quê? Por que você quer ser Coach?

Pode ser pela remuneração, por insatisfação com sua atual função, pela autonomia, por gostar de estar com pessoas ou, quem sabe, para ajudar os outros.

“Quem tem um ‘porquê’ enfrenta qualquer ‘como’”. (Viktor Frankl)

Ter claro o seu ‘porquê’ é a chave para te ajudar a traçar seu plano de ação e direcionar que tipo de profissional você quer ser, que legado você quer deixar para os seus clientes e como você gostaria de estar daqui há alguns anos.

Olhe para você hoje, entenda qual seu estado atual como se fosse o começo de um percurso e imagine você chegando ao estado desejado.
O que você precisa fazer para chegar lá?

O que você escolhe acreditar?

No que você acredita, seus valores e crenças, também é muito importante para se tornar um Coach.

Por exemplo, você pode acreditar que pessoas são complicadas, que ser um bom Coach é difícil e que as pessoas têm que se adaptar ao seu jeito.

Ou você pode acreditar que todas as pessoas têm intenção positiva, que, como Coach, vai ajudar muitas pessoas e que, com estudo e dedicação, será um bom profissional.

As crenças positivas podem ajudar você a ter um desenvolvimento mais rápido nessa nova carreira, além de transmitir mais credibilidade e entusiasmo para os seus clientes.

“Você se torna o que mais acredita” (Oprah Winfrey)

Habilidades essenciais para se tornar um bom Coach

Você já refletiu sobre a importância do seu ‘porque’, o tipo de Coach que você quer ser e o que você precisa acreditar?

Com base no que você quer atingir, pense em quais habilidades são mais importantes e já identifique quais você tem e quais precisará desenvolver ou aprimorar no caminho:

  • Escuta ativa
  • Habilidade em fazer perguntas
  • Interesse genuíno
  • Gostar de pessoas
  • Habilidade de captar além do que está sendo dito
  • Boa comunicação
  • Ética
  • Flexibilidade
  • Compromisso com o cliente

Como encontrar o local ideal para fazer uma formação em Coaching?

Cuidado com as propagandas e promessas milagrosas que você pode encontrar por aí… Esse é um passo muito importante para se tornar um bom Coach.

Por isso, começamos por você, ajudando a olhar para dentro, trabalhando seu autoconhecimento e clareza dos seus objetivos.

Agora, pesquise, converse, pergunte. Tem muitos cursos de Coaching disponíveis no mercado. Alguns mais ferramentais, outros mais práticos.

Alguns formam muitas pessoas ao mesmo tempo, outros são bastante personalizados. Como funciona cada um? Como te acompanham depois?

Além de ferramentas, é importante pensar numa formação que traga a você bastante prática e que permita terminar o curso com mais segurança e bagagem.

É importante que seja uma empresa que oferece mentoria e acompanhamento posterior, para que você continue praticando, mas com apoio profissional e feedbacks constantes.

O que você está fazendo bem, o que poderia ter feito diferente e o que pode fazer mais.

Depois da formação vem a prática!

Imagine um piloto de avião. Como ele chega a estar preparado para assumir essa função? Treinamentos, leituras, troca de melhores práticas e muitas simulações.

Por exemplo, hoje para pilotar um Boeing 737, são exigidas em médias, 1.500 horas de voo. Com o Coach a situação é parecida.

É preciso um número mínimo de horas de processos de Coaching e de atendimento a diferentes clientes, além de mentoria, para obter uma certificação.

Hoje, os clientes (Coachees), pesquisam bastante sobre os Coaches e, além do currículo, querem saber a experiência profissional e cases de sucesso.

Inclusive, o valor por sessão, muda conforme a experiência e possibilidade de comprovar suas horas de trabalho e resultados obtidos.

O método 70:20:10, desenvolvido pelo Centre for Creative Leadership sugere que, para atingir o auge de desenvolvimento e aprendizagem, o tempo de estudo e aprendizado deve ser dividido e investido da seguinte forma:

  • 10% de aprendizado formal (aulas, cursos, etc)
  • 20% de aprendizado com os outros (trocas, feedbacks)
  • 70% de aprendizado com a prática

É o que acontece com o Coaching. Como você aprende? Fazendo.

Como você se torna um bom Coach? Atendendo muitas pessoas.

Você é a sua marca!

Depois, é importante você ter em mente que você é sua marca, seu melhor ou pior marketing. A cada contato com as pessoas, sendo clientes ou não, existe uma oportunidade de deixar sua marca.

Uma boa formação também ensinará como começar a divulgar seu trabalho, além dos valores sugeridos por processo de Coaching.

E você não continua sozinho, a empresa também apresenta opções de continuidade e parceria para ajudar a alavancar sua carreira.

Mas o que você ganha se tornando um Coach?

Os principais benefícios:

  • Desenvolvimento pessoal
  • Liberdade
  • Mercado em crescimento
  • Remuneração
  • Oportunidades variadas
  • Desenvolvimento profissional
  • Trabalho com propósito
  • Reconhecimento
  • Realização pessoal

Não existe fórmula mágica, mas sim, uma combinação de interesse genuíno pelas pessoas, autoconhecimento, uma boa formação e muita prática.

“Uma jornada de mil milhas começa com um simples passo.” (Lao Tzu)

Se estiver interessado em conhecer a metodologia Crescimentum de Certificação Profissional em Coaching, converse com um de nossos consultores, ficaremos felizes em te atender!

Aproveite a jornada!

 

Por Renata Klingelfus Andraus, trainer na Crescimentum