Nem soft, nem hard skills. Agora é a vez das human skills.

E não é à toa! Na contramão de um mundo que a cada dia se torna mais digital, a liderança precisa ser mais e mais humanizada.

Mas o que são, qual a diferença entre hard, soft e human skills e por que elas são tão importantes você pode não saber ainda. Por isso, neste artigo você vai encontrar de uma maneira simples o que são essas famosas human skills e 5 delas que toda liderança precisa desenvolver hoje.

Human skills x soft skills x hard skills 

Talvez a diferença entre hard e soft skills já seja mais conhecida. Mas pra não deixar pontas soltas, aqui vamos definir hard skills como as habilidades técnicas que um profissional possui e que podem ser comprovadas facilmente com certificações.

soft skills, as também famosas human skills, são as habilidades pessoais de um profissional e, importante, são intangíveis. O que quer dizer que, diferente das hard skills, as soft skills não são comprovadas por meio de certificados, mas no convívio diário. 

Habilidades como autogerenciamento, resiliência, tolerância ao estresse, pensamento crítico e capacidade de resolução de problemas são algumas das human skills mais críticas para o futuro, e também estão no relatório “Futuro dos Empregos” do Fórum Econômico Mundial. 

Elas se tornaram tão importantes, justamente, porque esses são os conhecimentos que precisamos para acompanhar o ritmo das mudanças que aconteceram e continuam acontecendo. 

A pandemia mudou os negócios e as relações e trouxe alguns aprendizados. Hoje sabemos que pessoas que desenvolvem human skills criam conexões com times e clientes, aumentam a inovação, colaboração e pensamento adaptativo dentro das empresas.  

Li em algum lugar uma analogia sobre hard e soft skills e achei muito interessante. Em poucas palavras, num mundo digital como o que vivemos, as hard skills ficam cada vez mais do lado da tecnologia e as soft skills ficam com nós, seres humanos.

E é exatamente nesse contexto que conseguimos desenvolver aquilo que nenhuma tecnologia consegue: as habilidades humanas.

O gap de soft e human skills nas empresas  

Embora seja um tema em alta, a verdade é que ainda falta um longo caminho a ser trilhado para o desenvolvimento das human skills dentro das empresas.

Uma pesquisa publicada pela MIT Technology Review mostrou que para 82% dos profissionais existe um gap maior quando o assunto são as soft skills do que as hard skills.

Por outro lado, apenas 42% afirmam que há um programa de desenvolvimento de soft skills na organização.

A pesquisa também levantou como as soft skills são importantes hoje: 93% dos entrevistados preferem um candidato que tenha boas soft skills mas sem conhecimento técnico o suficiente, a uma pessoa que tenha conhecimento técnico e poucas soft skills.

Percebe como, independente de soft ou human, ainda temos um longo trabalho a fazer para o desenvolvimento de nossas pessoas?

5 human skills que toda liderança precisa desenvolver hoje

Se as habilidades humanas já eram importantes para criar equipes de alto desempenho, um ambiente em constante transformação como o de hoje torna essas habilidades ainda mais cruciais! 

E lendo um conteúdo super interessante da Harvard Business Publishing, separei 5 human skills que você pode (e deve) colocar em prática o quanto antes:

1- Comunicação

A capacidade de se comunicar de forma eficaz é uma das habilidades humanas mais importantes. Isso inclui praticar a escuta ativa, observar a linguagem corporal e ter a capacidade de ver perspectivas diferentes do mesmo assunto. 

Ter uma comunicação assertiva, seja online ou offline, é essencial, por isso é importante se expressar com clareza, tanto em um e-mail, como em uma apresentação ou feedback. 

2- Empatia

Ter empatia envolve cuidar genuinamente dos outros e ser capaz de entender a situação e a perspectiva de outra pessoa. E vamos combinar, isso é mais importante do que nunca para superar desafios e manter a equipe conectada.

Além disso, pessoas empáticas são tipicamente habilidosas em resolver conflitos e construir relacionamentos. E olha que estamos falando só do âmbito profissional. Pessoalmente, a empatia também é importantíssima para qualquer ser humano. 

3- Adaptabilidade

Um dos aprendizados da pandemia foi que devemos sempre esperar o inesperado. Então, não é à toa que flexibilidade e adaptabilidade tenham se tornado habilidades essenciais nos últimos tempos. 

Além de ajudarem a manter o otimismo, elas também servem para impulsionar a inovação  na maneira como resolvemos problemas.

E já que estamos falando sobre human skills, líderes precisam saber que a adaptabilidade emocional e social também entra em jogo e é extremamente importante! 

4- Coaching

Treinar equipes é uma habilidade fundamental para desenvolver o melhor das pessoas. Por isso mesmo que cada vez mais as organizações reconhecem os benefícios do Coaching que tem o foco de aprimorar as habilidades de cada indivíduo.

Lideranças que atuam como coaches de suas equipes são aquelas que, em vez de dar respostas, sabem fazer as perguntas certas, ouvem com atenção o que as pessoas falam e ajudam na construção de planos de ação individuais. 

Fica a dica: uma cultura de coaching ajuda a promover um ambiente de crescimento. 

5- Confiança

Por último, mas mais importante, essa é uma habilidade essencial para o sucesso de qualquer equipe.

Sempre falamos que quando as pessoas estão em um ambiente onde se sentem seguras, elas têm um desempenho melhor porque podem ser quem são. 

Não que essa seja uma tarefa fácil para a liderança, mas líderes precisam ser honestos e transparentes, assumindo erros e sendo vulneráveis. Isso mostra para a equipe que aquele ambiente é um lugar de aprendizado mútuo.

Como estão as human skills por aí?

Conseguiu ver como as human skills são importantes para o futuro do trabalho? Quanto mais as pessoas desenvolverem essas habilidades, maior a probabilidade de serem capazes de construir um futuro melhor para si e para organizações.

É por isso que aqui na Crescimentum nós somos H2H: Human to Human!

Para atender um mercado que está sempre em transformação, nós também precisamos nos transformar constantemente e é isso que acontece com nossa unidade de negócios que cuida da liderança e das human skills: está sempre #emCrescimentum. 

Estamos sempre olhando quais as principais competências que a liderança precisa desenvolver hoje para construir um futuro ainda melhor, atuando tanto com o indivíduo quanto com grupos de pessoas e team building. Afinal, a liderança precisa aprender a entregar resultados a partir do time!

E por aí, como você tem trabalhado para desenvolver essas habilidades? 

Já aproveita e compartilha esse conteúdo com mais pessoas que precisam saber mais do assunto!

Até a próxima!

Por Veronica Ahrens, sócia-direta da Crescimentum