O que deve mudar na liderança hoje para que um líder tenha sucesso em ambientes complexos e em rápida transformação, com desafios aparentemente insuperáveis e uma demanda insaciável por inovação?

Nós, brasileiros, estamos sendo impactados por algo que começou na China e isso reforça a nossa interdependência. Não temos como prever o que vai acontecer no mundo daqui a 20 dias, e quem dirá no futuro.

Então, o que deve mudar em nossa forma de liderar neste momento totalmente diferente e sem precedentes? Em um contexto cada vez mais digital e globalizado, o que podemos fazer que as máquinas e a inteligência artificial não façam mais rápido e melhor? 

Algumas respostas para essas perguntas são: ter consciência, desenvolver ou modificar os nossos comportamentos. Aprimorar e adquirir novas competências. 

Competências “humanas” e não possíveis de serem realizadas por máquinas, tais como: empatia, conexão, coragem e vulnerabilidade. 

Neste artigo, falo sobre a mudança de paradigma na forma de liderar e como a atual crise nos conduz para um futuro totalmente desconhecido. 

Autonomia, engajamento e performance 

Seja você um líder formal ou não, tem um papel fundamental no contexto atual. 

Sabemos que liderança não tem a ver com crachá ou o cargo ocupado, nem com status ou poder. Um líder é qualquer pessoa que ajuda a desenvolver o potencial de outras pessoas e de suas ideias.

Neste momento, é importante ter equipes de alta performance, com engajamento e autonomia, e todos são essenciais e parte disso.

Você precisa ter ou dar autonomia, delegar para promover um ambiente seguro para troca de ideias, onde as pessoas se sintam engajadas e motivadas para cooperar, atuando com alta performance. 

Como observamos na figura acima, isso só é possível se você conseguir combater o controle, a burocracia e a hierarquia. 

Um dos fatores mais limitantes para os líderes neste momento é a necessidade de controle. A necessidade de que tudo passe por suas mãos. Isso gera burocracia e é oposto ao estímulo à alta performance. 

Por necessidade, hoje, grande parte das empresas estão atuando no modelo home office. Então, se as equipes não tiverem autonomia, como vai ser? As empresas precisam de respostas e soluções rápidas e que venham de todos.

Os comportamentos de um líder

O Fórum Econômico Mundial fez, em 2019, uma pesquisa com vários líderes ao redor do mundo para identificar como a liderança deve se comportar. 

Mesmo sem imaginarem que estaríamos em um cenário como o que estamos vivendo, os principais elementos que foram identificados na pesquisa se encaixam perfeitamente em nossa atual realidade.

 1- Inclusão do stakeholder

Tem a ver com confiança, empatia, valorizar a diversidade e accountability (senso de dono).

Como você pode cultivar uma cultura de pertencimento, inclusão e diversidade de pontos de vista?

É possível fazer isso com empatia, realmente se colocando no lugar do outro, se comunicando com transparência e demonstrando que entende o outro.

Se tiver relação de confiança, fica muito mais fácil. E se não tiver, precisa trabalhar para construir e fortalecer. Confiança só existe com proximidade. É preciso ouvir, perguntar, conhecer e valorizar a diversidade e a opinião dos outros. 

Quão próximo você é da sua equipe, pares, clientes, fornecedores e colegas hoje? 

Busque criar um ambiente favorável à troca de ideias, onde todos possam contribuir e entrar com facilidade em conflitos produtivos. As pessoas se engajam muito mais com as ideias que, de alguma maneira, ajudaram a criar.

Para isso, um mindset essencial é acreditar que as ideias dos outros podem ser melhores do que as suas. Ou que a solução pode estar no que vem do outro. 

2- Emoção e intuição

Este elemento está relacionado com compaixão, abertura, feedback, humildade e vulnerabilidade.

Como liderar usando o coração? Como você pode demonstrar e encorajar o empenho saudável, a empatia e a autocompaixão?

Tudo começa com autoliderança. Como você lida com suas emoções hoje? Mais do que nunca, a inteligência emocional é importante para lidar melhor com os diferentes desafios que se apresentam diariamente.

Um pensamento gera uma emoção, que gera um comportamento e leva a um resultado. A parte boa é que a escolha é sua. 

Independente do estímulo que vem dos outros ou do ambiente, antes de gerar uma resposta, você tem a liberdade de escolher qual vai ser o seu comportamento.

Compaixão é outra habilidade humana que pode ser desenvolvida. O quanto você se conecta com as outras pessoas, com interesse genuíno?

Como você demonstrou interesse genuíno pelas outras pessoas neste momento desafiador? Para quantas pessoas você ligou? O que você ofereceu? Compaixão você pode e deve levar para a empresa e para a equipe. 

Abertura também é essencial para permitir que o outro conheça você. Não adianta falar que está disponível e ficar de cara fechada ou com a porta da sala fechada. 

O quanto você é aberto para receber feedbacks, permitindo que o outro fale algo sobre você? 

O líder precisa entender e assumir que não é perfeito. Que, como todos, tem pontos a melhorar. Mas isso, requer humildade e vulnerabilidade. 

Você está passando por uma série de desafios e talvez não saiba o que fazer. Como é para você pedir ajuda ou dizer que não tem respostas?

Para colher ideias e chegar a respostas rápidas em conjunto é preciso demonstrar abertura e vulnerabilidade. Precisamos cada vez mais de culturas e líderes corajosos. 

“Você não pode alcançar a coragem sem encarar a vulnerabilidade”. – Brené Brown 

Qual mindset você precisa adotar para que isso seja possível? 

3- Missão e propósito

Aqui, podemos considerar missão, propósito pessoal, integridade e transparência. Em outras palavras, isso significa criar um sentido maior e ter uma visão de futuro clara e compartilhada.

Como você cultiva o comprometimento e um objetivo comum?

Sempre começa por autoconhecimento e autoliderança. Ter clareza da sua missão, do seu “porquê” e do seu caminho pode ajudar a inspirar e engajar seu time. Integridade e transparência também são essenciais. 

Integridade é escolher o que é certo em vez do que é divertido, rápido ou fácil, e colocar seus valores e palavras em prática, demonstrando com ações uma coerência no pensar, falar e agir. 

Os liderados e as pessoas ao redor vão observar o que você faz e não o que você fala.

Mesmo que você não possa compartilhar todas as informações, ou que você não tenha todas as respostas, seja transparente. Transparência é gentileza, falta de transparência é indelicadeza. 

Isso ajuda a reconhecer, nomear e normalizar a incerteza e os medos coletivos, compartilhando uma visão de futuro clara que ajude na autonomia e tomada de decisão. 

4- Tecnologia e Inovação 

Ao falar deste elemento, contemplamos os principais pontos:

  • Ter uma visão tecnológica e promover este comportamento nas equipes;
  • Processos responsáveis (com a sociedade e meio ambiente) para minimizar os possíveis impactos negativos, criando valor organizacional e social;
  • Encontrar soluções para os problemas com a ajuda de novas tecnologias. 

A liderança deve estar antenada a tudo que acontece e, para isso, precisa conhecer as novidades tecnológicas para inovar, criar processos mais inteligentes e valor organizacional.

Hoje, mais do que nunca, as empresas estão precisando se adaptar e fazer uso de diferentes ferramentas digitais para trabalhar e se manterem conectadas, seja para estudar, trabalhar, fazer atividade física, ou para criar e lançar novos produtos e soluções. 

5- Intelecto e conhecimento

Como transformar a informação em conhecimento, desafiar ideias ortodoxas e manter a aprendizagem contínua em todos os níveis? 

O líder deve incentivar a excelência a partir da curiosidade e do aprendizado. É preciso mudar o mindset de “sempre foi assim” para “o que vamos fazer de diferente agora?”.

Além de buscar a aprendizagem contínua, é preciso encontrar maneiras de fazer com que as informações tragam resultados, sejam colocadas em prática e compartilhadas. É necessário ser um aprendiz o tempo todo e fazer bem feito.

Grande parte das profissões como conhecemos hoje não existirão mais em alguns anos. Quais serão as novas oportunidades? Quantas habilidades serão desenvolvidas?

O líder do futuro segundo o Fórum Econômico Mundial

Ao pensarmos em competências “humanas”, veja alguns destaques que permeiam os 5 elementos citados pelo Fórum Econômico Mundial:

Confiança

Quão confiável é a pessoa que você está oferecendo ao mundo?

A confiança produz esperança, conecta, possibilita relações e ambientes seguros.

Dê o primeiro passo para construir relações de confiança. 

Empoderamento 

De 0 a 10, quanto você está disposto a renunciar ao controle?

Delegue com consciência, avaliando riscos para o negócio e competência de cada liderado para cada tarefa.

Ter real interesse em desenvolver as pessoas é papel essencial do líder. Oferecer desafios e oportunidades para que as pessoas cresçam e evoluam. Estimular e valorizar a experimentação e aprendizagem por meio da autonomia. 

Visão de futuro clara e compartilhada 

Na sua opinião, quantas pessoas na sua empresa conhecem a visão de futuro?

“Para quem não sabe aonde vai, qualquer caminho serve.”

É importante demonstrar transparência, gentileza e esperança no compartilhamento de ideias e da visão de futuro para o negócio, motivando todos em direção a um objetivo comum.

Resiliência 

Quanto você está disposto a contribuir e correr riscos mesmo que dê errado?

As culturas ágeis e a velocidade das mudanças estimulam: erre rápido e corrija rápido. Ou seja, seja resiliente e aprenda rápido com o erro, transformando isso em desenvolvimento e melhoria do processo, produto ou serviço.

Talvez não dê certo na primeira, nem na segunda e tudo bem. É preciso ser resiliente e continuar aprimorando e persistindo. 

Feedback 

Quão difícil é para você dar e receber feedback?

É fundamental para acelerar os ciclos curtos de aprendizagem. Valorizar o que foi bom e dar continuidade e corrigir em tempo real o que não está funcionando. 

Feedback é um presente e é a maneira mais rápida e sem custo de se desenvolver e ajudar os outros a se desenvolverem. Feedback é obrigação do líder.

O futuro começa agora

O futuro não é o lugar para onde estamos indo, mas o lugar que estamos construindo. O Líder do Futuro, também é o ser humano e o profissional que você está construindo neste exato momento. 

O que você escolhe colocar em prática a partir de agora para construir o seu futuro?

Diante dos recentes acontecimentos, líderes têm sido cada vez mais desafiados. Para ajudar você a manter o seu desenvolvimento e o da sua equipe constantemente, mesmo em tempos remotos, ampliamos nossas Soluções Digitais!

A Crescimentum sempre acreditou no poder do digital como forma de aprendizado. Eastamos certos de que este é um meio essencial para continuarmos nos desenvolvendo e nos preparando para um futuro desafiador e incerto.

Recentemente, passamos a ser parte do Cegos Group, líder mundial em treinamento e desenvolvimento com ampla expertise em digital learning. 

Por isso, além da nossa experiência de mais de 16 anos em desenvolvimento humano e treinamentos comportamentais, também somos uma referência em educação corporativa digital. Saiba mais sobre nossas soluções e saia mais forte deste momento!

Por Renata Andraus, trainer da Crescimentum