Como “reter” talentos? Essa é uma das questões que mais afligem as organizações do mundo todo e aqui na ATD o assunto vira e mexe vêm à tona. Mas você sabe qual é o papel da cultura no engajamento de talentos e, consequentemente, em sua permanência?

  • 61% das pessoas afirmam que não são totalmente elas no ambiente do trabalho;
  • A necessidade de sobrevivência num mundo que vive uma pandemia criou ambientes tóxicos;
  • Os índices de burnout nos trabalhadores chegam a 89%
  • O desemprego aumentou, faltam talentos, sobram vagas

Não está fácil e, por isso, a cultura é um tema mega relevante na pauta das organizações. 

Que nunca foi só salário a gente já sabia, mas o quanto o ambiente influencia na permanência, na produtividade e na saúde mental dos trabalhadores é algo com o qual estamos aprendendo a lidar.

7 necessidades universais do ambiente de trabalho

Foi por isso que achei muito legal a palestra do Michael Stallard sobre a importância de cultivar emoções positivas no ambiente de trabalho.

Ele começou apresentando as 7 necessidades universais das pessoas no ambiente de trabalho segundo a consultoria Gallup, que são respeito, reconhecimento, pertencimento, autonomia, crescimento pessoal, significado e progresso.

Para suprir as necessidades das pessoas, um ambiente repleto de emoções positivas é fundamental. Isso traz mais resiliência, confiança, criatividade e soluções ganha-ganha.

O ponto da reflexão proposta por Michael foi o da CONEXÃO. É sempre sobre pessoas e pessoas se conectam a pessoas. 

Independentemente do cargo, função, posição na hierarquia, todas as pessoas são pessoas e, no ambiente de trabalho, muitas vezes cria-se um escudo que impede que as relações se tornem verdadeiras.

Se você tem um melhor amigo do trabalho, se você se encontra com seus colegas de trabalho fora das situações de trabalho, se você se sente feliz ao lado de seus colegas, provavelmente você emana emoções positivas e isso retroalimenta um ciclo virtuoso.

O poder das emoções positivas

Por outro lado, o tal do “mimimi”, o ranço e a birra que as pessoas têm entre elas alimentam um ciclo negativo que torna o ambiente tóxico.

Você certamente conhece alguém que pediu demissão ou foi demitido porque não se dava bem com algum colega, certo? Ou seja, isso não vale só pra relação liderança, liderado. Isso vale para tudo.

O distanciamento social afetou todo tipo de relação, mas ambientes repletos de emoções positivas tiveram um reforço nesse processo. As pessoas, mesmo a distância, procuravam se ajudar, extrapolando suas relações corporativas. 

Aquele sentimento de #tamojunto se instalou em muitas equipes. Não foi só catástrofe. Times também se fortaleceram nesse processo. Na verdade, na minha opinião, a pandemia escancarou as verdades. 

Culturas frágeis foram dilaceradas, culturas fortes foram potencializadas. Quem já não se dava bem, passou a se ignorar. Quem se dava, se conectou ainda mais.

Como potencializar a cultura no engajamento de talentos?

Mas enfim, precisamos considerar a questão do distanciamento social e pensar também em ações de reforço de um ambiente repleto de emoções positivas, pois emoções positivas contagiam, diminuem vieses e reforçam aspectos mais positivos das pessoas nas avaliações individuais.

Aqui na Crescimentum sempre estimulamos as pessoas a conhecerem as histórias uma das outras. Isso gera conexão, e conexão é o nome do jogo.

O palestrante deu dicas simples para semear emoções positivas no ambiente corporativo: divulgue boas notícias, meta batida, reconhecimento de clientes ou a recompra de um cliente importante.

Mostre movimentos, como avanços em projetos específicos, deliberações sobre assuntos relevantes, novas contratações.

Celebrar conquistas das pessoas também costuma ajudar muito: o filho de alguém que passou no vestibular ou o nascimento de um filho.

No face to face, estimular a parada do cafezinho, circular entre as pessoas, criar ambientes mais informais permite às pessoas trocarem amenidades.

E uma última dica que achei incrível de tão simples foi a seguinte: o simples fato de dar oi ou um bom dia quando chega e um tchau e um boa noite quando vai embora, aumenta muito o nível de emoção positiva no trabalho. Perguntar “posso te ajudar em alguma coisa?” faz os níveis explodirem.

 

Pois é, notar as pessoas, enxergar sua presença e principalmente a pessoa por trás do colega e criar um ambiente que estimule essa conexão podem fazer toda diferença no clima da sua empresa.

Você já sabe o que tem que fazer, então capricha aí!

Quero te lembrar que nosso canal no YouTube tem uma cobertura completa sobre vários temas que apareceram lá na ATD 2022, dá uma olhada.

Por Carol Manciola, CEO da Posiciona e sócia-diretora da Crescimentum