Os últimos tempos têm sido desafiadores em diversos âmbitos, mas uma coisa é certa: o papel do RH em momentos de crise é um dos mais críticos dentro de uma organização. Profissionais de RH podem determinar se uma empresa afunda ou nada.

Diariamente, novos desafios batem à porta do RH. Manter as organizações funcionando de forma saudável, produtiva e com pessoas engajadas demandam diferentes esforços. 

O que era habitual já não é mais suficiente, e o sucesso da área em tempos mais digitais, rápidos e incertos requer novas estratégias. 

Então, como o RH pode ajudar líderes, colaboradores e organizações a atuarem no curto prazo e permanecerem no longo prazo? 

O papel do RH em momentos de crise

Uma crise global como o coronavírus possui impactos sem precedentes em nossas vidas pessoais e profissionais. Embora alguns setores, como viagens, consumo, consultorias e entretenimento, sejam mais afetados, o processo de adaptação é geral. 

Em meio a este cenário, as demandas, perfis e aspirações de carreira dos profissionais estão mudando. Adaptar-se aos novos tempos exigem novas medidas para todas as organizações. 

Bons resultados de RH em relação a colaboradores, lideranças e organizações se tornam ainda mais cruciais. Neste momento, três principais frentes devem ter a atenção do RH. Em cada uma delas, novos e diferentes desafios surgem. 

Para os talentos, o RH deve fornecer segurança psicológica diante da incerteza, experiências de trabalho positivas e empáticas, além de senso de pertencimento, crescimento e propósito. 

Para os líderes, o RH deve ajudar na tomada de decisões ousadas, a incutir confiança em todas as partes interessadas e modelar comportamentos para colaboradores. 

Por fim, o RH também deve ajudar as organizações a aprovarem e viverem valores adotados, construindo a cultura “ideal” e reinventando modelos de negócios para criar o futuro.

Quais os maiores desafios do RH neste momento?

Recentemente, realizamos uma pesquisa com profissionais de RH para entender quais têm sido os maiores desafios enfrentados pela área neste momento. Dos respondentes, 50% dos profissionais ocupam cargos de liderança.

Entre os principais desafios, destacamos os mais votados respectivamente:

  1. Impacto no caixa/faturamento da empresa
  2. Equilíbrio emocional dos colaboradores
  3. Impacto no mercado/área de atuação da empresa
  4. Saúde e segurança dos colaboradores que não estão em home office
  5. Manutenção da produtividade e engajamento dos colaboradores
  6. Viabilização e adaptação da equipe ao home office

O que podemos compreender a partir dessa pesquisa é que o RH se encontra diante de uma dualidade, tendo a desafiadora missão de se equilibrar entre dois extremos. Dentre eles estão algumas necessidades latentes para que organizações sobrevivam à crise:

  • Reduzir custos x criar aumento de receita
  • Gerar lucro x agir com propósito
  • Avaliar percepções qualitativas x avaliar estatísticas quantitativas
  • Ser resiliente em frente aos desafios x motivar a esperança, comemorando o sucesso
  • Aprender com o passado x criar o futuro
  • Agir em meio à complexidade x agir com ações simples
  • Oferecer soluções centradas em pessoas x fomentar o uso da tecnologia
  • Atender clientes externos x cuidar dos colaboradores internos
  • Incentivar a diversidade x criar um senso de unidade

Complexo, não? Equilibrar-se entre dois extremos não é uma tarefa fácil e a maioria dos profissionais de RH ainda está tentando descobrir como atuar frente a tantos desafios. 

Então, quais são os próximos passos que você pode dar a partir de agora?

5 passos para agir de forma eficaz durante e após a crise

Diante dos desafios citados acima, sugerimos algumas formas de agir. Esses são alguns caminhos para que profissionais de RH possam navegar diante de mares turbulentos, ajudando líderes e colaboradores a atuarem no presente e futuro. 

1- Cuide de pessoas e do bem-estar da organização

Colaboradores são a alma de todo e qualquer negócio. Cuidar de pessoas é mais do que uma oportunidade neste momento: trata-se de uma necessidade. Garantir que os colaboradores se sintam cuidados, amparados e apoiados é essencial. 

Como o bem-estar pessoal é frequentemente moldado pelas organizações em que vivemos e trabalhamos, este é um momento especialmente delicado em relação à saúde emocional de muitas pessoas.  

Enquanto profissionais da área de Gestão de Pessoas, devemos garantir que todas as ações reflitam os valores organizacionais. Cuidar dos colaboradores deve estar dentro dos valores essenciais para as empresas neste momento. 

2- Faça escolhas agora e planeje o que vem a seguir

Fazer escolhas nada mais é do que reagir de forma inovadora a eventos repentinos. Isso faz parte do trabalho de líderes e RHs que querem garantir que o que precisa ser feito seja, de fato, feito.

Mas tomar decisões com base na situação atual não é o bastante. O RH deve planejar continuamente o que vem a seguir, prevendo ações para um futuro incerto. Tomar decisões hoje baseadas no que virá a seguir é complexo, mas necessário. 

Vale lembrar que, em momentos de crise, estar atualizado diante de toda e qualquer novidade é imprescindível para que as decisões sejam adaptadas com base no que acontece cotidianamente. 

3- Capacite outros na tomada de decisão

Neste momento, a postura de muitos líderes está refletida na frase “Estamos em crise e estou no comando. Devo tomar decisões e transmiti-las para outras pessoas”.

Sim, é papel dos líderes tomar decisões importantes mas, enquanto profissionais de RH, devemos cuidar para que haja um equilíbrio entre comando, controle e colaboração. 

Neste momento, todas as pessoas da organização se encontram em uma situação diferente de tudo o que já vivenciaram. Líderes preparados podem tomar decisões mais assertivas, adotando uma postura mais colaborativa e perguntando aos outros “O que você acha?”.

Para lidar efetivamente com uma crise, uma empresa deve reagir de forma rápida e assertiva. Estar preparado envolve capacitar pessoas para enfrentar a tempestade, equipando-os com o conhecimento para tomar as melhores decisões. 

4- Foque em uma boa comunicação e treinamento

É essencial que as equipes de RH comuniquem as informações e planos aos colaboradores. Cada pessoa deve ter em mente o seu papel e dever durante períodos de crise. 

Apenas com uma boa comunicação, pessoas se tornaram capazes de dimensionar a atual situação, tomando ações apropriadas para o momento. 

Treinar pessoas e capacitá-las para a crise é essencial, e quando atrelada à transparência garante que desafios sejam transformados em oportunidades. 

5- Planeje a retomada

É muito provável que sua organização saia com algumas cicatrizes após essa crise. Assim, para amenizar os possíveis danos, o RH deve planejar a retomada, garantindo que a empresa se recupere da melhor forma. 

Além disso, após a pandemia, muitas pessoas estarão abaladas e desengajadas. Essa lacuna no bem-estar das pessoas deve estar no radar dos profissionais de RH. Manter os profissionais motivados deve ser uma preocupação constante, durante e após a crise. 

O papel do aprendizado contínuo neste momento

Em momentos de crise, não são poucos os desafios do RH. No entanto, elencamos algumas ações que, com certeza, permitem transitar por esta fase com mais eficácia e perenidade. 

O RH é parte indispensável ao longo do gerenciamento de crises, garantindo que a resposta das empresas levem em consideração saúde, segurança psicológica e bem-estar das pessoas. 

Com o devido planejamento e medidas eficazes, o RH garante que toda a organização se sinta capaz e motivada para superar tempos de instabilidade. Para isso, é importante capacitar pessoas diante de um novo normal, onde novas competências são exigidas. 

Esse é um momento de adaptação para todos e continuar desenvolvendo pessoas é essencial para que organizações continuem nos trilhos. 

A educação corporativa pode ajudar o RH a proporcionar um aprendizado contínuo para os colaboradores, contribuindo para que pessoas tenham as habilidades necessárias para trabalhar de forma mais eficaz neste momento. 

Sabemos que desenvolver pessoas de forma remota é um desafio e, por isso, queremos te ajudar a encontrar soluções que realmente tragam resultados de acordo com a sua realidade. 

Sempre acreditamos no poder do digital como forma de aprendizado e, mais do que nunca, estamos certos de que este é um meio essencial para preparar pessoas e organizações.

Por isso, ampliamos nosso portfólio de soluções digitais. Já ajudamos algumas das maiores organizações do Brasil e, como parte do Cegos Group, líder mundial em treinamento e desenvolvimento com ampla expertise em digital learning, expandimos nosso impacto para o mundo!

Saiba mais sobre nossas soluções e veja como podemos ajudá-lo com os desafios específicos do seu negócio. 

 

Por Renato Curi, sócio-diretor da Crescimentum