Muito se tem falado sobre o impacto da inteligência artificial (IA) na forma como trabalhamos e vivemos.

Apesar das cautelas naturais, a verdade é que quem souber usufruir desta poderosa ferramenta terá infinitas oportunidades de evoluir profissionalmente e garantir grandes resultados em diversos setores, inclusive na aprendizagem.

Quer entender qual é o impacto da IA no digital learning hoje e num futuro próximo? Então continue a leitura.

Como reinventar a aprendizagem digital com a inteligência artificial?

Existe um aspecto que muitas pessoas temem, mas que é preciso desmistificar: a IA não vai roubar ou destruir o emprego de ninguém.

A grande verdade é que quem souber utilizá-la da melhor forma e adaptar-se à transformação social que está acontecendo, naturalmente, será capaz de evoluir mais rápido. A inteligência artificial veio para somar e cooperar com a inteligência humana.

É por isso que o upskilling e o reskilling são tão importantes atualmente.

A seguir, vou compartilhar algumas dicas de como utilizar a IA e potencializar o aprendizado digital:

Dica 1

Comece a testar por meio de tarefas simples. Por exemplo, pedindo apoio para a construção de um resumo, escrever uma descrição para um programa ou criar um argumento de venda que envolva os participantes. Dessa forma, você será capaz de se tornar mais consciente das funcionalidades e limitações da IA Generativa.

Dica 2

Aprenda a comandar a IA. Formule perguntas e dê instruções para obter da inteligência artificial os resultados que você deseja. Não pergunte aquilo que não sabe.

Dica 3

Tenha cuidado com conteúdos mais sensíveis. Lembre-se de que os dados que a IA fornece podem vir de terceiros. Não utilize a propriedade intelectual de outras pessoas sem autorização.

Dica 4

Não leve ao pé da letra todas as informações que a IA transmite. O ChatGPT não foi programado para dizer a verdade! Reveja e valide qualquer conteúdo antes de utilizar.

Dica 5

Não substitua… Melhore! Por um lado, é necessário abraçar esta mudança e preparar a sua equipe. Por outro lado, não assuma que tudo será criado automaticamente.

Agora, mais do que nunca, é fundamental ter designers especializados, formadores e especialistas. Melhore e requalifique os seus times para que saibam como extrair o melhor desta ferramenta.

Dica 6

Seja transparente com os seus stakeholders. Se utilizar a inteligência artificial para desenvolver algum conteúdo, comunique isso claramente!

Dica 7

E talvez o mais importante: seja humano! Independente da tecnologia que escolher usar, assuma a sua humanidade.

Tenha cautela!

É fato que com a inteligência artificial somos capazes de reduzir custos e aumentar a produtividade, mas não se esqueça de fazer isso com cautela.

Estamos desbloqueando um mundo de possibilidades. No entanto, assim como em qualquer avanço tecnológico, existem limitações e armadilhas a serem consideradas. Não se esqueça delas.


Espero que este artigo tenha te ajudado a refletir como esta poderosa ferramenta tem revolucionado o mundo do trabalho e, por consequência, o digital learning.

Nos vemos na próxima!

Por Patrícia Santos, Group Chief Corporate Offer & Solutions da Cegos