Embora programas de mentoring tenham crescido no mercado nos últimos anos, ainda existem muitas dúvidas e vieses que rondam o tema.
Mas a verdade é que a mentoria nada mais é que uma forma de atender a diversas necessidades das organizações e das próprias pessoas, inclusive é um excelente caminho para lidar com outro tema em alta que tem preocupado muitos profissionais, a Grande Renúncia.
Para desmistificar o tema e te explicar de forma rápida e descomplicada, aqui neste artigo você encontra o que é o mentoring e 4 passos para criar um bom projeto de mentoring dentro da sua empresa ou equipe. Vamos lá?
Mentoring é…
Como eu mais gosto de dizer, mentoring é uma relação de confiança e cooperação, na qual alguém, com sabedoria e experiência, proporciona suporte para alguém menos experiente, de forma a elevar o seu desenvolvimento pessoal e profissional.
Ou seja, o mentor é aquele que já se aventurou em um caminho e teve sucesso, e que tem a intenção de impulsionar e contribuir para o desenvolvimento, carreira e alinhamento cultural de alguém com potencial.
Aqui é legal entender alguns pontos: cultura tem a ver com valores, diversidade e networking; desenvolvimento liga competências, liderança e visão de negócio, e carreira se relaciona com sucessão, propósito e visão de futuro.
E falar de carreira agora é especialmente importante, concorda?
Com a Grande Renúncia crescendo no Brasil e as pessoas olhando para o emprego com mais senso de urgência, propósito e flexibilidade, o mentoring ganha um significado a mais.
Num cenário como esse, o papel do líder mentor também é acolher, ouvir e permitir que as pessoas pensem e até façam movimentações laterais na própria carreira.
É justamente essa combinação de experiência e posição que faz com que o mentor e mentora tenha um impacto significativo com o mentorado.
4 passos para estruturar um programa de mentoring
Agora que você sabe o que é e porque ter um programa de mentoring na sua organização, o desafio pode ser por onde iniciar, né?
Então, aqui está a dica de ouro: nós da Crescimentum criamos uma bússola que pode te ajudar a construir um programa de mentoring estruturado, formal ou informal.
Você precisa ter em mente 4 pontos fundamentais:
1- Alinhar
Essa é a fase 1, a fase do “o que precisa ser feito?”
Assim como qualquer projeto, o alicerce precisa estar bem firme. Então, descubra quais as necessidades do negócio e quais pontos precisam ser desenvolvidos para alinhar propósito, negócio e cultura dentro do programa de mentoring.
2- Desenhar
Pense nas seguintes questões: qual o processo pelo qual os mentores vão conduzir os mentorados? Onde você quer chegar e como fazer isso? Como será feito o match entre mentor e mentorado?
Aqui é realmente dar uma direção ao projeto, é estruturar a experiência, os critérios, a gestão e o engajamento.
3- Desenvolver
Não espere que qualquer pessoa seja mentora da noite para o dia.
Para ter resultados efetivos, é preciso desenvolver mentores e mentoras, competências e um mindset de que o mentor está ao lado e não a frente do mentorado.
4- Mensurar
Como um bom projeto estruturado, temos métricas para analisar resultados.
Atenção: o resultado não necessariamente é só financeiro! Seu resultado deve ser medido baseado no seu alinhamento inicial (fase 1) e pode variar de acordo com vários indicadores.
Perceba que, talvez, impacto no negócio, número de promoções ou satisfação possam ser a métrica do seu projeto.
Com o mercado cada vez mais ágil e instável, desenvolver habilidades e competências essenciais se tornou uma necessidade constante, urgente, além de um desafio. E aí que o mentoring organizacional pode ajudar!
Espero que tenha te ajudado a entender melhor sobre mentoring. Se quiser saber mais, me conta lá no LinkedIn, vai ser um prazer conversar com você!
Por Dan Porto, sócio-diretor e Head de Coaching e Mentoring da Crescimentum