Embora programas de mentoring tenham crescido no mercado nos últimos anos, ainda existem muitas dúvidas e vieses que rondam o tema. 

Mas a verdade é que a mentoria nada mais é que uma forma de atender a diversas necessidades das organizações e das próprias pessoas, inclusive é um excelente caminho para lidar com outro tema em alta que tem preocupado muitos profissionais, a Grande Renúncia.

Para desmistificar o tema e te explicar de forma rápida e descomplicada, aqui neste artigo você encontra o que é o mentoring e 4 passos para criar um bom projeto de mentoring dentro da sua empresa ou equipe. Vamos lá?

Mentoring é…

Como eu mais gosto de dizer, mentoring é uma relação de confiança e cooperação, na qual alguém, com sabedoria e experiência, proporciona suporte para alguém menos experiente, de forma a elevar o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Ou seja, o mentor é aquele que já se aventurou em um caminho e teve sucesso, e que tem a intenção de impulsionar e contribuir para o desenvolvimento, carreira e alinhamento cultural de alguém com potencial. 

Aqui é legal entender alguns pontos: cultura tem a ver com valores, diversidade e networking; desenvolvimento liga competências, liderança e visão de negócio, e carreira se relaciona com sucessão, propósito e visão de futuro.

E falar de carreira agora é especialmente importante, concorda?

Com a Grande Renúncia crescendo no Brasil e as pessoas olhando para o emprego com mais senso de urgência, propósito e flexibilidade, o mentoring ganha um significado a mais. 

Num cenário como esse, o papel do líder mentor também é acolher, ouvir e permitir que as pessoas pensem e até façam movimentações laterais na própria carreira.

É justamente essa combinação de experiência e posição que faz com que o mentor e mentora tenha um impacto significativo com o mentorado. 

4 passos para estruturar um programa de mentoring

Agora que você sabe o que é e porque ter um programa de mentoring na sua organização, o desafio pode ser por onde iniciar, né?

Então, aqui está a dica de ouro: nós da Crescimentum criamos uma bússola que pode te ajudar a construir um programa de mentoring estruturado, formal ou informal. 

Você precisa ter em mente 4 pontos fundamentais: 

1- Alinhar

Essa é a fase 1, a fase do “o que precisa ser feito?”

Assim como qualquer projeto, o alicerce precisa estar bem firme. Então, descubra quais as necessidades do negócio e quais pontos precisam ser desenvolvidos para alinhar propósito, negócio e cultura dentro do programa de mentoring.

2- Desenhar

Pense nas seguintes questões: qual o processo pelo qual os mentores vão conduzir os mentorados? Onde você quer chegar e como fazer isso? Como será feito o match entre mentor e mentorado?

Aqui é realmente dar uma direção ao projeto, é estruturar a experiência, os critérios, a gestão e o engajamento.

3- Desenvolver

Não espere que qualquer pessoa seja mentora da noite para o dia. 

Para ter resultados efetivos, é preciso desenvolver mentores e mentoras, competências e um mindset de que o mentor está ao lado e não a frente do mentorado. 

4- Mensurar

Como um bom projeto estruturado, temos métricas para analisar resultados.

Atenção: o resultado não necessariamente é só financeiro! Seu resultado deve ser medido baseado no seu alinhamento inicial (fase 1) e pode variar de acordo com vários indicadores.

Perceba que, talvez, impacto no negócio, número de promoções ou satisfação possam ser a métrica do seu projeto.

Com o mercado cada vez mais ágil e instável, desenvolver habilidades e competências essenciais se tornou uma necessidade constante, urgente, além de um desafio. E aí que o mentoring organizacional pode ajudar!

Espero que tenha te ajudado a entender melhor sobre mentoring. Se quiser saber mais, me conta lá no LinkedIn, vai ser um prazer conversar com você! 

Por Dan Porto, sócio-diretor e Head de Coaching e Mentoring da Crescimentum