Muitas empresas estão lentamente voltando ao modelo presencial e você, líder, provavelmente está se perguntando como estar pronto para a retomada, dando continuidade ao trabalho e recuperando o seu negócio, fragilizado pós-pandemia.

Neste artigo, compartilho diversos insights obtidos ao longo da minha leitura de um material da Gallup, que elenca 2 reflexões importantes para líderes neste momento de retomada. Boa leitura!

O que aprendemos com a pandemia?

Depois de longos meses de pandemia, muitos líderes estão dando início à fase de recuperação de seus negócios, ou, em alguns casos, à preparação para o momento de retomada presencial.  

Recentemente, fiz a leitura de um artigo publicado pela Gallup, que fala sobre como este é o momento ideal de fazer uma pausa para refletir sobre as lições aprendidas durante a crise da COVID-19. 

Em outra palavras, é hora de considerar como usar esses insights para a retomada!

Por exemplo, algumas de suas equipes de trabalho podem estar aproveitando uma agilidade e colaboração nunca vistas antes. 

Na experiência da Crescimentum, ouvimos muitos relatos de empresas que estão experimentando uma maior agilidade, simplicidade, aproximação, foco em pessoas, quebra de paradigmas e digitalização de processos.

Isso é fruto de um cenário que obrigou as empresas a responderem rapidamente com novos produtos, serviços e formas de trabalho, ajudando-as a prosperar, mesmo com recursos limitados.

Por isso, a Gallup destaca a necessidade de uma compreensão mais profunda da atração e retenção de talentos e, ainda, de como gerenciar o desempenho daqui para a frente. 

Duas perguntas cruciais para a retomada ao trabalho

Essa nova fase representa um aprendizado poderoso para líderes que avaliam honestamente as deficiências e gaps do passado.

Para isso, a Gallup elenca duas perguntas essenciais que líderes devem se fazer para posicionar seus negócios. Essas questões são cruciais para prosperar nesta nova fase:

1- Quem são as “pessoas certas”, aquelas absolutamente essenciais para o seu sucesso passado, presente e futuro?

Para construir uma força de trabalho de alta performance, você deve revisar o desempenho em sua organização! 

Comparando colaboradores de desempenho médio com os de alto desempenho, é possível descobrir como seus funcionários mais talentosos tomam decisões, constroem relacionamentos, influenciam outras pessoas e executam seu trabalho.

Você deve se concentrar em talentos excepcionais, ou seja, aqueles funcionários que representam de maneira ideal a marca da sua organização, que vivem naturalmente os valores da empresa e sustentam de forma consistente o alto desempenho.

Assim, você garante que as pessoas certas estejam nas funções certas. Muitos ótimos colaboradores podem não estão atingindo todo o seu potencial por não desempenharem uma função que lhes permita aplicar seus pontos fortes.

2- Suas descrições de trabalho capturam desempenho excelente ou médio?

Além disso, você pode otimizar seus métodos de atração e seleção para escolher e desenvolver colaboradores que possuam as qualificações certas para a função. Para isso, questione-se: suas descrições de trabalho capturam um desempenho excelente ou médio?

Então, avalie de forma bem objetiva a eficácia de seus processos de gestão de desempenho. Por exemplo, esses processos fornecem feedback significativo aos funcionários e incentivam os comportamentos desejados?

Você, líder, deve fomentar o desenvolvimento da capacidade e do desempenho dos membros da equipe, ajudando os indivíduos a alavancarem seus pontos fortes únicos e a atingirem seu máximo potencial.

Neste caminho, é importante definir expectativas claras e motivadoras, posicionar os funcionários para que façam o melhor, e promover uma cultura de responsabilidade, respeito e realização.

Prepare-se para a retomada

Para muitos líderes, a COVID-19 representou um dos desafios de negócios mais significativos da história. 

No entanto, essa crise também permitiu que as organizações compreendessem o que é essencial, tornando-se mais orientadas para o desempenho e com uma visão de futuro muito mais forte.

Ao tornar as pessoas a estratégia central da sua organização, você pode apoiar com mais eficácia uma cultura de alto desempenho pós-pandemia, e isso é crucial para preparar melhor o seu negócio para os futuros desafios. 

Este é o momento de tornar o desenvolvimento uma peça fundamental da sua empresa, pois é apenas por meio do aprendizado contínuo, que a sua empresa será capaz de superar eventuais surpresas que venham à frente. 

Nós, da Crescimentum, oferecemos diversas soluções para que líderes, equipes e, enfim, organizações, estejam cada vez mais preparadas para um mercado com novas exigências. 

Se você quer alavancar a performance da sua organização neste momento, estando pronto para a retomada, conheça nossas Soluções Digitais e saiba o que podemos fazer para te apoiar na obtenção de novos e inimagináveis resultados!

Por Renato Curi, Head de Design de Aprendizagem da Crescimentum