Crise, crise, crise… esta talvez tenha sido a palavra mais citada no mundo dos negócios ao longo dos últimos anos.

 

Fato ou não, ficar pensando e falando em crise gerou e vem gerando um impacto muito negativo no comportamento de algumas pessoas e empresas, comportamentos que geraram e continuam gerando insegurança para novos investimentos, tomada de decisões mais lentas, mercados mais conservadores, menos criativos e mais desconfiados… Dura realidade!

Cenários positivos no meio do caos

No entanto, há boas notícias neste sentido. Algumas “poucas” empresas que diante de um cenário de incertezas, e nada animador, resolveram adotar a seguinte forma de pensar – “Reconhecemos que há uma crise, no entanto tomamos a decisão individual e coletiva de não querer participar dela”.

 

Pensar, sentir e agir a partir desta crença, possibilitou a elas uma ampliação da visão, fortalecimento da missão e alinhamento do propósito, além de novas formas de pensar sobre gestão de pessoas e negócios, desenvolvimento e aprimoramento de competências e novos comportamentos que foram determinantes para a criação e ampliação de novos mercados, melhoria nas relações com stakeholders, e tornar os produtos, processos e serviços mais criativos e inovadores etc.

 

Em tempos de incertezas, cooperar com o inevitável fará parte de nova estrutura mental individual e corporativa.

Não é a primeira e nem será a última

As crises fazem parte da vida de todas as pessoas. O que precisamos é desenvolver cada vez mais a sabedoria para lidar com elas de forma proveitosa, melhorando capacidades como inteligência emocional, visão sistêmica e resiliência.

 

Cada crise se constitui em uma grande oportunidade de avanço. Entendamos e trabalhemos os momentos de “crises” como oportunidades de ajustes necessários para melhorarmos individualmente e coletivamente.

Estrutura de uma crise

Toda crise possui 3 elementos: uma solução, um prazo de validade e uma lição para a sua vida.

 

  • SOLUÇÃO – Para toda “crise” há sempre possíveis soluções. A questão é, onde está o seu foco? Na vitimização e nos problemas, ou na construção de soluções?
  • PRAZO DE VALIDADE – E até lá, o que se faz? Como diz um comercial de uma grande seguradora – Senta e chora, senta e chora!!! O prazo de validade para superar uma crise, depende principalmente do que se acredita sobre ela, uma visão otimista / realista, disposição, força de vontade e criatividade para encurtar esse prazo.
  • UMA LIÇÃO PARA SUA VIDA – Toda crise gera sempre “uma lição a ser aprendida” O que a crise atual está nos trazendo como lições a serem aprendidas? Tão importante quanto solucionar a crise é aprender com ela. Caso este aprendizado não aconteça, novas e conhecidas “crises” surgirão, até que a lição seja aprendida.

Como aproveitar um momento de crise

Para que isso aconteça é fundamental aprender, desaprender, e reaprender como uma prática contínua do nosso desenvolvimento. O que inclui:  

 

  • Autoconhecimento;
  • Autodesenvolvimento;
  • Automotivação;
  • Autogerenciamento.

 

O processo de gerenciar “crises” pode se tornar árduo ou altamente recompensador, dependendo de como se faz este gerenciamento.

 

Não vivemos em um tempo difícil, mas em um tempo diferente. As pessoas podem e devem ampliar a sua consciência da nova realidade e se adequar a ela, entendendo claramente que novos problemas e oportunidades exigem novas maneiras de pensar e agir.

 

Einstein já dizia, “Os problemas nunca podem ser resolvidos no mesmo nível de pensamento que os criou”.

 

E é pensando justamente nisso, que te convido a ler outro conteúdo, complementar a esse artigo que pode te ajudar muito, onde falamos sobre como alcançar alto desempenho em momentos de crise, confira!