Você já se perguntou como é possível alavancar os resultados da sua organização, especialmente neste momento tão crucial? Hoje, é imprescindível a qualquer empresa que deseja obter mais resultados, pensar na tríade: cultura, estratégia e liderança.
Por isso, no mês de setembro, realizamos o Crescimentum Live Show, um evento totalmente exclusivo onde eu e diversos especialistas falamos sobre como conseguir mais resultados por meio desses 3 pilares.
Neste artigo, compartilho alguns dos principais insights obtidos no evento e, ao final, trago 5 passos para acelerar a transformação cultural da sua organização, elencados pela PwC.
O coronavírus e a mudança do mercado de trabalho
Com certeza, este cenário de crise trouxe uma série de novos aprendizados para você, líder. Diante de uma mudança externa tão forte, todos nós fomos obrigados a aderir a mudanças internas necessárias a este cenário.
Por isso, cada vez mais resiliência, reinvenção, cultura, adaptação, agilidade, liderança e outros tantos temas se tornaram essenciais ao cotidiano das empresas e profissionais.
Ao mesmo tempo, a liderança tradicional não serve mais. Hoje, o sucesso empresarial depende de outro tipo de líder.
Questões como abertura, engajamento, aprendizado contínuo, solução criativa de problemas, mentalidade de crescimento, autonomia, agilidade e gestão remota não são mais diferenciais para bons líderes, mas pré-requisitos.
Isso tudo porque a crise, além de nos aproximar totalmente do incerto, veio para quebrar um ciclo dentro de nossas organizações. E neste momento, é preciso assumir e dar muita atenção a outro ponto: o desenvolvimento de nosso capital humano.
Cultura, estratégia e liderança: por onde começar?
Muitas empresas negligenciam a importância da cultura organizacional e colocam a estratégia em primeiro lugar.
São diversos os profissionais que pensam na cultura como algo totalmente orgânico e independente, que não tem nada a ver com estratégia. No entanto, é muito pelo contrário!
Por isso, cada vez mais vemos que este se tornou um tema primordial para o sucesso. Inclusive, de acordo com dados da Deloitte, 60% das empresas no Brasil já sentem a necessidade de mudança do modelo de trabalho e da cultura organizacional.
A cultura organizacional deve, portanto, ser gerida, atrelada à estratégia e fundamentada pela liderança. Afinal, sem ela, é impossível ter disciplina, correção de rumos, alinhamento de processos e, principalmente, engajamento emocional.
Hoje, a inovação nos negócios é vital para o sucesso e o crescimento, e é aí que os líderes entram para promover o alinhamento da cultura e da estratégia.
A cultura alinhada à estratégia permite que os líderes inspirem pessoas em torno de um objetivo em comum, promovendo mais engajamento, agilidade, inovação e, por fim, resultados.
5 passos para acelerar a evolução da cultura organizacional
Agora que você já compreendeu a importância de atrelar cultura, estratégia e liderança, deve estar se perguntando: mas como é possível fazer isso?
Diante desse desafio nada simples, a PwC apresentou 5 ações que podem impulsionar a evolução da cultura organizacional para apoiar o crescimento dos negócios e a atração e retenção dos melhores talentos:
1- Aborde os pontos de conflito entre sua cultura e estratégia
O quanto a cultura da sua empresa está alinhada com a estratégia e as operações?
A incoerência entre os atributos culturais e os objetivos do negócio prejudica diretamente a execução das ações dos funcionários no dia a dia.
Alcançar esse alinhamento exige uma profunda compreensão da situação atual da cultura da organização e a concepção do seu estado ideal.
2- Identifique os poucos comportamentos essenciais que mudarão a sua cultura
Identifique e adote os poucos comportamentos essenciais que, se praticados com mais frequência em todos os níveis, transformarão a cultura da organização de uma maneira que ela possa contribuir para o alcance dos objetivos estratégicos e operacionais da organização.
3- Traduza as aspirações culturais em resultados para o negócio
Com base nos pontos fortes da cultura da sua organização, defina as prioridades de transformação.
Com uma compreensão mais profunda da cultura corporativa, dos comportamentos do dia a dia que levam a ela e com as prioridades de transformação definidas, os líderes podem encontrar novas oportunidades para atingir suas metas de negócios.
4- Inicie a era do “ver para crer”
Até mesmo os esforços culturais mais bem intencionados e financiados falham quando há uma desconexão entre o comportamento da alta liderança e o que ela comunica ao pessoal todos os dias.
Quanto maior for o compromisso dos líderes em desenvolver suas culturas, mais os profissionais apreciarão seus esforços e contribuirão para alcançar o mesmo objetivo.
5- Comprometa-se com a cultura como um esforço contínuo e colaborativo
Transformar a cultura exige um ambiente que propicie e estimule uma mudança nos comportamentos das equipes no dia a dia.
Algumas dessas mudanças e intervenções são simples e podem trazer ganhos rápidos, mas elas precisam ser sustentadas por uma transformação no funcionamento da empresa, o que envolve ajuste de processos e procedimentos e pode demorar anos.
Alcance mais resultados com a tríade: cultura, estratégia e liderança
Como vimos, integrar cultura, liderança e estratégia é essencial. Por isso, espero que este artigo tenha te ajudado a visualizar como começar esse processo na prática, acelerando a retomada da empresa e a obtenção de novos resultados.
Quando pensamos na retomada, a primeira coisa a se fazer é deixar de colocar a pandemia como uma desculpa.
É claro que muitas coisas mudaram, mas agora é possível agir, mesmo que de uma outra forma! Estar próximo das pessoas é um dos primeiros passos, afinal, é por meio delas (e de seu desenvolvimento) que será possível alavancar os resultados.
Se você quer guiar a sua empresa em uma direção nova, potencializando seus resultados e tornando cultura, estratégia e liderança realmente conectados, te convido a conhecer nossos projetos de Gestão da Cultura Organizacional e saber mais sobre como podemos te ajudar!
Por Arthur Diniz, CEO e fundador da Crescimentum