Muitos líderes com quem tenho contato citam a cultura como se fosse uma entidade, algo que está fora deles… bom, tenho duas notícias: a má notícia é que cada colaborador e principalmente os líderes, contribuem diretamente na formação dessa cultura. A boa notícia é que a liderança tem um grande poder de impactar um grande número de pessoas, através do seu próprio exemplo!

Como construir uma boa cultura organizacional

Mais importante do que a Missão, Visão e Valores na parede de sua empresa, é a reflexão do quanto cada um (seja líder ou não) verdadeiramente vive de acordo com o que está descrito ali.

 

Muito temos ouvido falar de Cultura Organizacional, mas é importante ressaltar que esta vai muito além das mensagens formais da empresa. A cultura de uma organização é demonstrada pelos comportamentos e atitudes que os colaboradores vivenciam, principalmente os líderes.

 

Richard Barrett, especialista no assunto escreveu que “a cultura de uma empresa é formada pelos líderes de hoje e do passado”.

O papel da liderança na transformação da cultura

Diante disso, o papel da liderança se torna fundamental para formação desta cultura. Os líderes precisam reconhecer que o ambiente corporativo mudou, de um ambiente centralizado e hierarquizado, onde as pessoas trabalhavam somente para ter seu salário no final do mês, para um ambiente mais democrático, participativo, no qual as pessoas querem ser ouvidas, contribuir com seus talentos, propor soluções e, principalmente, realizar seu propósito. Passou do ter para ser.

 

Segundo Barret, os líderes precisam ser os melhores para o mundo, e não serem os melhores do mundo. Para isso, é necessário abandonar a crença do líder super herói para um líder que forma relações de confiança, entendendo as reais necessidades de seus colaboradores, o que cada um valoriza e que dá espaço para as pessoas suprirem suas necessidades na organização, pois pessoas felizes constroem ambientes mais produtivos e saudáveis.

 

Por isso, não basta ter os valores declarados em uma parede ou durante um evento. É necessário que todos vivenciem os mesmos dia após dia.

 

Por exemplo, uma empresa tem como valor transparência, mas seus líderes não conseguem efetivamente dar feedbacks constantes.

 

Outro exemplo: a empresa tem o valor criatividade, mas o líder não é capaz de reunir a equipe para pedir novas ideias e soluções. Tão importante quando os valores em si é a congruência entre o que é dito e o que é, de fato, feito.

 

Que tipo de líder você está sendo? O que vive os valores ou aquele que apenas fala sobre eles?

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