O mundo não é mais o mesmo e você sabe disso. O surgimento do COVID-19 trouxe uma crise mundial com reflexos não apenas na saúde, mas em nossas vidas como um todo. Podemos dizer que, no período pós-pandemia, é pouco provável que as coisas voltem ao que eram antes.
O que você tem aprendido nestes dias de pandemia? Quais têm sido suas grandes revelações?
Nas últimas semanas, reinventamos nossa forma de trabalhar, consumir, liderar, conviver em sociedade e planejar. Quando falamos em negócios, vemos desafios enormes na forma de lidar com a demanda de clientes, desemprego, incerteza e processos internos.
Este artigo é um convite a ver como este momento tem reflexos não apenas em nosso cotidiano, mas em áreas muito mais profundas de nossa sociedade. Nele, apresento 6 tendências para o que chamo de “novo mundo”.
A pandemia e o “novo normal”
Se você faz parte do grupo de pessoas que está ansiosa para o fim da quarentena, como se isso fosse fazer tudo voltar ao “normal”, sinto em dizer que essa é uma mera ilusão! O fim do período de isolamento nos colocará diante de novos e desconhecidos desafios.
Um primeiro passo para este momento é estarmos cientes de que, passada a crise, nada voltará a ser como antes. Compreendendo isso, podemos nos preparar melhor para o que vem a seguir.
Tenho acompanhado muitos intelectuais internacionais que acreditam no coronavírus como um “acelerador de futuros”. A atual crise foi uma forma de acelerar mudanças que já eram necessárias.
Diante de um cenário completamente diferente de tudo o que já vimos, aderimos rapidamente a novas formas de fazer as coisas.
Isso acontece em diversos âmbitos, desde o trabalho remoto, educação a distância e responsabilidade social das empresas, a questões mais profundas como sustentabilidade, minimalismo, solidariedade e empatia.
Podemos falar que a crise nos permitiu repensar nossos próprios valores, levando-nos a revisar nossas crenças mais profundas.
Acredito que podemos visualizar essa crise como um processo doloroso, mas necessário. Como arrancar um Band-aid. Foi um momento necessário para reformular tudo o que poderia e deveria ser diferente. Estamos nos reinventando de dentro para fora.
Tendências para o período pós-pandemia
Pequenas, médias e grandes corporações estão se contorcendo para tomar decisões estratégicas inteligentes. Diante de tantos desafios e de uma significativa mudança de mercado, entender a posição da sua empresa no novo contexto é primordial.
Analisando este momento e suas repercussões em nossas vidas pessoais e profissionais, visualizo 6 principais tendências pós-pandemia. Espero que elas possam ajudá-lo a tirar algo de bom deste momento e planejar seus movimentos atuais e futuros.
1ª: Trabalho remoto
Não é segredo para ninguém que uma das maiores mudanças quando falamos no mundo corporativo foi o home office. Quando falamos em trabalhar de casa, não existe bem um meio termo: há quem ame e quem odeie.
Mas uma coisa é certa: a realização do home office foi o que permitiu que as organizações mantivessem suas rotinas de trabalho, mesmo que de uma forma totalmente diferente. Algumas empresas já tinham implementado essa prática em suas rotinas, enquanto outras não suportavam sequer pensar na ideia.
Uma coisa interessante é que, na Crescimentum, o home office era totalmente fora de nossa cultura, que preza fortemente pelas interações humanas presenciais. Com isso, tivemos um grande impacto ao aderir para a prática e, hoje, visualizo como isso foi positivo para reforçar a parceria e o comprometimento nessa fase difícil.
2ª: Educação a distância
De acordo com a Unesco, cerca de metade dos estudantes do mundo estão sendo afetados pelo isolamento. Imagine 800 milhões de crianças e adolescentes diante de escolas fechadas por todo o mundo.
Parece desesperador e, de certa forma, realmente é. No entanto, isso trouxe à tona a possibilidade de readequar práticas de ensino que permaneceram iguais por anos.
Se pensarmos que as novas gerações são cada vez mais digitais, vemos os benefícios disso na própria captação do conhecimento, motivação de estudo e identificação dos estudantes com o método de ensino utilizado.
Agora, quando trazemos os impactos do isolamento no panorama da educação corporativa, também encontramos benefícios.
Embora a maior parte dos investimentos em T&D de grandes e pequenas corporações fossem em treinamentos presenciais, o novo mundo abrirá espaço para jornadas de desenvolvimento cada vez mais digitais.
Isso possibilita um aprendizado muito mais contínuo, personalizado de acordo com a rotina das pessoas, e acessível.
3ª: Mentoria
É cada vez mais comum que as pessoas passem horas online durante esse período prolongado em casa. Enquanto alguns utilizam esse tempo de forma ociosa, outras anseiam por usar parte desse período de forma realmente produtiva.
Assim, plataformas que permitam uma conexão com professores, especialistas e mentores são uma tendência crescente para quem busca aprender novas habilidades sem perder a interação humana.
4ª: Apropriação digital
Segundo uma pesquisa da Consultoria Kantar, cada vez mais as pessoas estão buscando soluções digitais. Essa apropriação do online é muito positiva, especialmente em um mundo que caminha para uma agilidade e competitividade crescentes.
Entre as práticas com maior demanda estão:
- 34% consultas online
- 33% cursos online
- 29% softwares de home office
- 26% serviços de entretenimento online
- 21% lives via celular
Profissionais preparados para essa expansão do mercado terão um grande diferencial no médio e longo prazo.
5ª: Minimalismo
O minimalismo é um movimento que já vinha ganhando espaço, especialmente quando falamos em hábitos de consumo. Com os desencadeamentos da crise, cada vez mais pessoas se viram em um momento de contenção de gastos.
Naturalmente, isso pode ter uma complexidade muito maior, envolvendo o próprio desemprego em massa. Mas, como disse anteriormente, o objetivo é visualizar as situações a partir de uma ótica positiva em tempos de desafios.
Dito isso, o minimalismo e a preocupação com práticas mais conscientes é um ótimo fruto da crise. Cada vez mais, as pessoas percebem que podem mais com menos.
Isso repercute em diversos âmbitos da vida, desde hábitos de consumo, ao entendimento do que realmente é importante para você e da própria busca por novas soluções corporativas.
6ª: Lifelong learning
Com a crise, novas habilidades e competências foram exigidas de todos. Inteligência emocional, gestão do tempo, foco, feedbacks remotos, e tantos outros. Esse é um processo que não tem fim.
A partir da agilidade das transformações no mundo, o aprendizado não pode ser mais visto como uma jornada com início, meio e fim. Devemos aprender constantemente ou seremos engolidos por novas crises e desafios.
O lifelong learning já vinha sendo visto enquanto competência essencial para a sobrevivência em um mundo exponencial. Sabemos que a agilidade é uma tendência, antes mesmo da crise.
Este momento complexo e desafiador apenas reforçou como devemos estar dispostos a nos reinventarmos e que garantir a perenidade do desenvolvimento é essencial para a sobrevivência de pessoas e organizações.
Prepare o seu negócio para o novo mundo
O que achou das tendências? Geralmente, as grandes mudanças parecem óbvias, mas representam uma grande transição em nossos hábitos tradicionais.
O coronavírus teve impactos sem precedentes no mundo, mas novos desafios ainda estão por vir. Para as organizações, este pode ser um momento ameaçador e libertador, na mesma medida.
Este artigo teve como objetivo te ajudar a reagir a este momento. As atitudes tomadas hoje são a sua chance de se recuperar no futuro então, é hora de agir e preparar o seu negócio para o novo mundo.
Compreendendo essas tendências e a crescente demanda do mercado por soluções remotas, combinamos o poder do digital com a nossa ampla experiência em soluções corporativas e metodologias exclusivas.
Pensando nisso, ampliamos nosso portfólio de Soluções Digitais, sem perder nossos maiores diferenciais: a interação humana e nossa experiência de mais de 16 anos em desenvolvimento humano e treinamentos comportamentais.
Essa é uma forma de contribuir para que você e sua empresa tenham acesso a diferentes formatos de aprendizado, desenvolvendo-se e gerando o máximo resultado em curto prazo. Conheça nossas soluções e conte conosco neste momento.
Por Arthur Diniz, CEO e fundador da Crescimentum