Já parou para pensar em como as imersões podem ser um excelente caminho para impulsionar transformações sustentáveis em um cenário onde 73% dos líderes de RH reconhecem que as lideranças de suas organizações não estão preparadas para liderar mudanças?

Aliás, se você já se questionou se faz sentido tirar a sua liderança do papel primordial nas equipes para ser treinada durante alguns dias, este artigo é pra você. 

Aqui, vou explorar sobre como essas experiências de aprendizado podem motivar grandes transformações, simular a realidade e despertar em cada líder a compreensão sobre si mesmo e sobre o mundo, além de compreender como liderar com propósito e significado.

Mas antes de tudo, você sabe o que é aprendizagem imersiva?

A aprendizagem imersiva é uma metodologia que busca transformar o espaço da sala de aula em um cenário dinâmico que simula contextos reais e cria condições para que os alunos vivenciem o processo de aprendizado de maneira mais ativa e por meio da experimentação.

Isso pode ser alcançado através de uma variedade de estratégias, como simulações, gamificação, role plays, debates, projetos de grupo e estudos de caso que são projetados para incentivar a participação e promover um ambiente de colaboração.

Além disso, as imersões oferecem uma abordagem rica que não só desenvolve habilidades, mas também transforma o conhecimento em ação, promovendo situações que convidam as lideranças a trabalharem em conjunto para resolver problemas complexos e desenvolver projetos com impacto real.

Esse processo não apenas facilita a absorção de conhecimento, mas também prepara as lideranças para que apliquem o que se aprendeu de maneiras inovadoras.

Afinal, quais são os principais benefícios para as lideranças nas imersões?

As imersões trazem uma série de benefícios para as lideranças e suas equipes, refletindo diretamente no desempenho organizacional.

A seguir, vou trazer alguns que observamos no nosso programa Líder do Futuro, imersão de 5 dias que já transformou mais de 15 mil lideranças no mundo todo:

1 – Proporciona momentos de reflexão e autoconhecimento

Lideranças que se dedicam a experiências intensas de aprendizado por 5 dias, adquirem percepções valiosas sobre quem são, evoluindo seus comportamentos e reconhecendo tanto seus pontos fortes quanto as áreas que precisam melhorar.

Isso porque, longe de seus contextos habituais e das pessoas com quem geralmente convivem, as lideranças conseguem refletir e ter uma visão clara das suas atitudes, hábitos, comportamentos e do impacto que causam nas pessoas ao seu redor.

Esse processo não apenas contribui para o crescimento pessoal, mas também é essencial para o desenvolvimento de uma liderança autêntica e com um profundo autoconhecimento, pois promove a evolução da autoconsciência e faz com que seja possível liderar de maneira mais significativa.

2 – Estimula a abertura ao feedback

Nem sempre reagimos da melhor forma ao receber um feedback, mas nas imersões, as lideranças são convidadas a acolher, curar e se abrir para evoluir.

Nessa experiência intensiva, os participantes aprendem a reconhecer e aceitar suas vulnerabilidades, vendo o feedback não como uma crítica, mas como uma valiosa fonte de crescimento.

3- Explora a construção de equipes de forma vivencial

A imersão é uma abordagem poderosa para explorar a construção de equipes de maneira vivencial.

Nesse processo, as lideranças passam alguns dias totalmente envolvidas em atividades que simulam os desafios e benefícios do trabalho coletivo, permitindo que experimentem e aprendam na prática todos os estágios de formação de uma equipe.

4- Acelera o aprendizado

A partir de alguns dias imersas em novos contextos, ideias e pessoas, as lideranças conseguem quebrar conceitos e colher visões totalmente diferentes do que consideravam mais adequadas.

Isso faz com que a cada dia, elas tenham uma nova oportunidade para se comportar de um jeito diferente e fortalecer os hábitos aprendidos.

Este processo de renovação e descoberta abre caminho para a implementação de mudanças positivas em suas organizações, promovendo uma liderança mais consciente e preparada para enfrentar os desafios do futuro, impulsionando suas equipes a novos patamares de sucesso.


Hoje, nós sabemos de tudo isso, mas lá em 2003, quando decidimos tirar lideranças durante uma semana para um treinamento imersivo, a resposta geral do mercado era: vocês perderam a noção?

Talvez estivéssemos, mas de fato, depois de 20 anos e milhares de lideranças transformadas no mundo todo por meio do Líder do Futuro, percebemos como esse mergulho, de fato, equipa líderes com ferramentas que vão além da teoria e incentiva a auto descoberta e evolução.

Aliás, se quiser conquistar todos os benefícios que explorei aqui e ajudar as lideranças da sua empresa a entenderem suas motivações e ressignificar modelos mentais, te convido a clicar aqui e conhecer o nosso programa.

E claro, tendo alguma dúvida, é só me chamar no LinkedIn.

Por Renato Curi, Chief Product Officer da Crescimentum