Quando perguntamos em nossos treinamentos o que as pessoas entendem pela palavra “protagonismo”, recebemos diversas respostas interessantes como: o que pilota a sua vida, quem assume o papel do dia a dia, o principal, entre outras.

Ser protagonista é tudo isso mas, antes de qualquer coisa, precisamos entender que é uma atitude. Mais do que uma forma de lidar com a vida, é saber lidar com os obstáculos que ela nos apresenta.

Neste artigo, falo mais sobre a tamanha importância do protagonismo na gestão e como você pode se tornar um líder melhor por meio de uma mudança de mindset!

O protagonismo na liderança

“O desafio não são os problemas e sim como lidamos com eles”, é o discurso das pessoas protagonistas. Problemas existirão sempre, simplesmente resolvemos um, aprendemos ao máximo com ele e aguardamos o próximo obstáculo para tentarmos lidar melhor.

Os protagonistas adoram um problema, pois o enxergam como grandes amigos, mestres que os ensinam a principal forma de aprendizado que é a prática e a vivência.

Quando assumimos o papel do líder protagonista, somos um líder que assume riscos, que procura várias formas de fazer o mesmo, que está sempre inovando.

Ou seja, tentando algo novo e, principalmente, somos otimistas por natureza, com aquele “brilho nos olhos”, tendo o entusiasmo como aliado do nosso dia a dia. Esse exemplo é o que impulsiona as pessoas e as inspira.

O líder protagonista tem como característica marcante saber exatamente o papel que exerce, onde está e aonde quer chegar. Ele faz com que seus liderados o sigam e estejam sempre conectados com o propósito em que ele acredita.

Esse é seu grande trunfo, pois saber onde queremos chegar é o primeiro passo para acordarmos motivados e sairmos de casa todos os dias!

Como ser um líder protagonista?

A boa notícia é que nós podemos assumir o papel de protagonistas simplesmente com uma mudança de atitude. Afinal, não somos protagonistas e, sim, estamos protagonistas. Em outras palavras, o protagonismo é mais um estado do que uma característica nata.

O primeiro passo é identificar e ter a consciência do nosso papel na vida e, como costumamos falar na Crescimentum, ter consciência já é metade do caminho andado!

Identifique o quanto você está em uma posição de vítima, sempre se colocando como o prejudicado, mantendo-se no mesmo lugar, onde está seguro. Lembre-se que uma pessoa protagonista está sempre buscando o melhor.

Vou dar algumas dicas para que você tenha a consciência de qual papel está exercendo hoje:

Primeiramente, quando você recebe um aumento de 0,5%, como você reage? Seu comentário é “só isso?” ou “melhor que nada”? Neste momento de crise, como você tem lidado com a situação?

Entra na crise e vive comentando para todos “nossa que crise”, “a pior da história”? Ou pensa “crise vem e vai” “enquanto uns choram, outros fabricam lenços”, “é passageira”?

Você tem perguntado o por que de fazer as coisas que faz, ou faz só por fazer, porque todo mundo faz deste jeito?

E por fim, você assume riscos? Ou vive naquela zona de conforto gostosa que deixa você bem tranquilo e feliz, fazendo o que pedem e nada mais?

Seja um líder protagonista e vá além

Refletindo sobre as suas respostas para cada pergunta, tenho certeza de que você vai conseguir identificar qual papel está exercendo. É a sua atitude de agora em diante que vai fazer com que você continue como vítima ou se torne um protagonista da sua vida!

Assumir as rédeas e acreditar no que está fazendo fará de você um líder muito mais inspirador, causando impacto positivo no dia a dia de seus liderados.

Sendo protagonista todos nós temos os recursos necessários para tomarmos as rédeas de nossas vidas. Faça o teste, e veja os resultados que você irá colher!

Sabemos que liderar nunca foi uma tarefa fácil e que, especialmente hoje, esse é um desafio ainda mais significativo.

Foi pensando nisso que criamos o Introdução à Liderança, um curso de curta duração e alto impacto, que visa compilar as principais ferramentas e práticas para que você seja um líder de alta performance.

O treinamento tem o objetivo de ampliar a sua consciência sobre o seu impacto como líder, na sua equipe, na sua organização e no mundo.

Conheça o treinamento e seja um líder extraordinário, protagonista e preparado para alavancar resultados!

 

Por Arthur Diniz, CEO e fundador da Crescimentum