Uma coisa é certa: não existe uma empresa hoje que não tenha enfrentado mudanças na gestão da cultura organizacional nos últimos dois anos. 

Até aquelas que tiveram sucesso em se adaptar e reestruturar a cultura no local de trabalho durante a pandemia estão enfrentando novos desafios.

Neste artigo, você verá por que esse tema deve ser uma prioridade (se ainda não era), e como é possível reestruturar a cultura da empresa diante da nova realidade. Vamos lá?

Por que focar na gestão cultura?

Vamos começar pelo início: o que é cultura organizacional?

Em poucas palavras, a cultura organizacional é um conjunto compartilhado de valores que ajudam a orientar o funcionamento da organização como um todo. 

É como um ecossistema vivo que, se tiver uma base sólida, apoia na construção de como os/as colaboradores/as interagem entre si e com clientes, e, consequentemente, construindo a reputação da marca. 

Por outro lado, é importante ressaltar que a cultura vai se desenvolver independentemente da nossa vontade. 

A questão fundamental é: teremos uma cultura acidental que vai se criar organicamente? Ou teremos uma cultura intencional, aquela que se desenvolve a partir de nossas escolhas?

Outro aspecto relevante é o quão claro fica para todo/as qual é a cultura desejada. A partir de um “combinado” muito bem feito, se cria um terreno fértil para o engajamento das pessoas. 

A falha nesse desenvolvimento pode resultar em um ambiente de trabalho tóxico com baixa produtividade, alta rotatividade e resultados decrescentes. 

A cultura organizacional em novos modelos de trabalho 

Se foi desafiador adaptar a cultura da empresa ao cenário remoto, agora temos um novo desafio: adaptá-la aos diferentes formatos de trabalho.

Afinal, segundo a Entrepreneur, 68% dos/as executivos/as afirmam que planejam introduzir o modelo de trabalho híbrido. 

E, uma pesquisa da McKinsey, que 9 em cada 10 organizações pretendem combinar trabalho remoto e presencial daqui em diante. 

gestão da cultura organizacional
Pesquisa realizada pela Deloitte

 

Portanto, o que esses dados nos mostram? Que construir uma cultura que seja transferida para todos os espaços de trabalho se tornou ainda mais importante e urgente.

Atualizando a cultura organizacional da sua empresa 

Inspirado em um conteúdo da Entrepreneur, elenquei 4 ações que podem te ajudar a olhar de uma forma diferente para a cultura da sua organização e atender às atuais necessidades do mercado. Vamos lá: 

1. Invista em mais oportunidades de desenvolvimento profissional

As pessoas querem se sentir valorizadas e reconhecidas quando realizam um bom trabalho, por isso as lideranças devem demonstrar admiração pelos esforços dos times. E uma ótima maneira de fazer isso é investindo no desenvolvimento profissional e pessoal das pessoas. 

Lembre-se: o desenvolvimento pessoal é vantajoso para todos/as! 

2- Estruture as reuniões 

Com o trabalho remoto, marcar uma reunião atrás de outra se tornou a rotina diária de muitas pessoas. Aposto que você já pensou “essa reunião poderia ter sido um e-mail”, estou certo?

Para evitar o desperdício de tempo e produtividade, estruture um protocolo ou um manual de reuniões eficientes. Mas faça isso combinando com as pessoas, permita que todos/as manifestem as suas necessidades. 

Incluir apenas os/as responsáveis pelo projeto, criar uma agenda com objetivo e ações, colocar intervalos entre as reuniões, e obviamente, garantir que as reuniões não ultrapassem o tempo planejado são pequenas medidas que promovem mais inovação, criatividade e inclusão em sua cultura.

3. Forneça opções de trabalho remoto e híbrido

Segunda a Entrepreneur, 40% dos/as colaboradores/as desistiram de seus empregos por falta de trabalho flexível. Então, se você deseja manter os talentos que já tem e atrair outros, forneça mais equilíbrio e flexibilidade em sua cultura.

Mais uma vez, cabe destacar a importância de dialogar com as necessidades individuais. Padrões pré-estabelecidos como regra geral não têm funcionado bem.

4. Foque no processo de integração  

Atrair os melhores talentos é uma tarefa difícil, ainda mais combinando cultura e qualificações. Por isso, desde as conversas iniciais no recrutamento, foque em apresentar a cultura da organização e seus valores. 

E quando contratar alguém, garanta que essa pessoa seja incluída no contexto da organização. Um onboarding bem feito, completo e longo será um fator de sucesso, além disso, atribuir um mentor/a para guiar novos/as colaboradores é uma ótima forma de fazer isso.

Pronto para focar na cultura da sua organização? 

Sabia que uma cultura forte geralmente decorre da conexão humana?

Por isso, mais do que nunca, é preciso reavaliar a cultura do local de trabalho e manter as equipes empolgadas com novas formas de colaboração, garantindo que cada um/a se sinta engajado/a e apreciado/a em sua empresa.

Nós da Crescimentum já ajudamos diversas organizações a potencializarem seus resultados por meio de uma gestão da cultura  mais consciente e realmente capaz de aumentar a produtividade e gerar resultados excelentes. 

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Por Gui Marback, sócio-diretor e head de Cultura Organizacional da Crescimentum