Sabia que você, como liderança, tem o importante papel no fortalecimento do senso de pertencimento na sua equipe?

Mas para que isso aconteça, é preciso valorizar as pessoas como pessoas, por meio de iniciativas que fortaleçam a confiança, além do senso de propósito e contribuição.

Aqui vou falar mais sobre isso e trazer 4 dicas fundamentais que vão te ajudar a impulsionar esse sentimento tão importante nas pessoas que estão ao seu redor.

Por que o senso de pertencimento é importante?

Não se engane se acredita que o seu papel como líder é levar as pessoas a se sentirem apreciadas pelo trabalho que realizam ou pelo papel que desempenham na organização – pertencimento é algo muito mais profundo.

Pertencer é um componente chave da inclusão, por isso, quando as pessoas sentem-se incluídas, percebem que a organização se preocupa verdadeiramente com elas e as valoriza como indivíduos, como seres humanos.

É por isso que o senso de pertencimento é fundamental, pois além de fazer com que as pessoas se sintam ouvidas, acolhidas, vistas e reconhecidas, quando não existe, afeta o desempenho e o bem-estar das pessoas, e os resultados.

O baixo senso de pertencimento aumenta a insegurança, impedindo que as pessoas tragam seu eu completo e único para o trabalho. Essa insegurança – ou até mesmo medo – mina o desempenho, a criatividade, a capacidade e vontade de colaborar.

Uma pesquisa da Robert Half destacou ainda mais a importância deste tema. Segundo o estudo, trabalhar em um ambiente de apoio e acolhimento é prioridade para 70% das lideranças e 66% dos liderados.

Além disso, segundo a neurociência, somente quando uma pessoa não precisa mais lutar por sua sobrevivência e senso de pertencimento, é que terá energia e disposição para tornar-se alguém melhor, pessoal e profissionalmente.

Se tem sido um desafio por aí elevar o nível de motivação e engajamento das pessoas por meio do sentimento de pertencer, agora é a hora. A seguir vou te dar 4 dicas que vão te ajudar a despertar o senso de pertencimento durante a sua liderança:

4 dicas para fortalecer o senso de pertencimento na sua equipe

1 – Sem confiança não existe liderança

A criação de um círculo de confiança no qual as pessoas se sentem livres para serem quem verdadeiramente são é o primeiro passo para construir uma liderança que promove o senso de pertencimento e que prioriza a transparência nas conversas e nas decisões.

Por isso, antes de qualquer outra coisa, se você realmente tem interesse em estabelecer uma liderança que faça a diferença na vida das pessoas, comece pela confiança, oferecendo a elas alguém que seja confiante, confiável e que confie.

Afinal, sem confiança não existe liderança. Você pode até mandar e as pessoas obedecerem, mas isso está muito aquém do que se espera de alguém capaz de liderar.

Portanto, semeie confiança, para então colher o que as pessoas têm de melhor.

2 – Reconheça e celebre as conquistas

Um dos princípios de gestão e liderança é o reconhecimento da contribuição de cada membro da equipe.

Se você é uma liderança que está sempre em um processo constante de buscar novos desafios e metas, sem jamais olhar para o passado, lembre-se de parar um pouco a cada conquista e celebrar as vitórias, e até mesmo os aprendizados com aquilo que não deu certo.

Cada celebração e reconhecimento partilhada fortalecerá os laços entre você e a sua equipe.

Só assim as pessoas entenderão que o trabalho que realizam vai muito além das tarefas que executam, aumentando o senso de pertencimento e se dando conta de que fazem parte de uma equipe que se ajuda e coopera.

3 – Valorize a comunicação transparente

O mundo tem mudado rapidamente e os velhos modelos e processos precisam ser repensados.

Contudo, independentemente daqueles que você decidir adotar em sua liderança, não se esqueça que nada funciona melhor do que uma conversa sincera, respeitosa, bem intencionada e transformadora, não apenas com foco no desempenho das pessoas, mas principalmente com o objetivo de desenvolvê-las.

Quando essas conversas acontecem, além de aumentar o sentimento de pertencimento e reforçar a relação de confiança entre líder e liderado, as pessoas se sentem muito mais motivadas a crescer, contribuir e, consequentemente, melhoram o seu desempenho e entregam resultados extraordinários.

4 – Inspire as pessoas com a sua vulnerabilidade

As pessoas não esperam ser lideradas por super-heróis ou super-heroínas, mas por outro ser humano, tão especial e imperfeito quanto elas.

É por isso que a vulnerabilidade precisa estar presente na sua liderança. E pra que isso aconteça, se permita pedir ajuda, dizer “não sei”, reconhecer seus pontos fracos, errar, pedir desculpas, ouvir as pessoas, aprender com os outros e ter suas ideias questionadas.

Enfim, se permita ser vulnerável, porque não existem líderes perfeitos, mas tampouco existem líderes que não estejam em aperfeiçoamento.

Como liderança, seu exemplo permitirá que sua equipe faça o mesmo. Assim, o nível de confiança e o senso de pertencimento aumentará e o time perceberá, por meio de atitudes, que estão em um espaço que podem ser quem realmente são.

Chegou a hora de transformar a sua liderança

Somente uma liderança que valoriza as pessoas e que tem plena consciência de que “tem gente atrás do crachá” consegue estabelecer uma cultura de respeito e valorização do ser humano nas organizações e, consequentemente, fortalecer o senso de pertencimento.

Por isso, se você deseja fazer a diferença no mundo e na sua organização, precisa apreciar as pessoas como pessoas, não apenas como recursos para atingir resultados.

Sei que, à primeira vista, isso pode parecer difícil, mas sabia que aqui na Crescimentum temos uma variedade de soluções customizadas que vão te ajudar a despertar esse olhar e a transformar grupos de pessoas em equipes com sinergia, motivação e vontade de pertencer?

Se quiser saber como podemos te apoiar, é só clicar aqui para conhecer o nosso portfólio completo em Liderança e Human Skills.

Nos vemos na próxima, abração.

Por Marco Fabossi, sócio-diretor da Crescimentum